Avançar para o conteúdo principal

Centro de Mar, Centro de Desportos Náuticos e Centro Empresarial em Viana do Castelo

O Programa Operacional dos Factores de Competitividade – COMPETE do QREN aprovou a candidatura apresentada pela Valimar e pelo IDCEM – Instituto para o Desenvolvimento do Conhecimento e Economia do Mar que permitirá a Viana do Castelo avançar com importantes projectos, no âmbito do Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar. Em causa estão cerca de 25 milhões de euros, que serão aplicados na criação de um Centro de Mar e de um Centro de Desportos Náuticos e um Centro Empresarial Náutico, cujo edifício farol será o Centro de Mar.

O projecto de promoção e desenvolvimento do turismo náutico e dos desportos náuticos integra entidades públicas e privadas que, em conjunto, pretendem criar um verdadeiro Cluster do Mar na região. Uma das principais acções a desenvolver e que contribuem significativamente para o reforço do turismo náutico e dos desportos náuticos é o Centro de Mar a instalar em Viana do Castelo até 2012.

Este Centro de Mar tem como missão contribuir para o desenvolvimento económico e social da região, que se irá constituir como uma verdadeira região atlântica de qualidade, e possibilitar a criação de uma marca distintiva ligada à costa atlântica. Esta estrutura vai apostar na náutica de recreio e dos desportos náuticos através da articulação em rede de um conjunto de actividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de elementos patrimoniais e ambientais.

Em Viana do Castelo, vai nascer também um Centro de Desportos Náuticos que irá facilitar a construção de uma rede de articulação com os clubes e as associações náuticas e que constituirá um veículo de promoção e dinamização das actividades náuticas. Será ainda responsável pela dinamização do pólo de apoio às tripulações que venham a utilizar a marina atlântica, entre outros. Este centro implica também a reconversão e adaptação dos clubes náuticos e clubes/centros de desporto náutico.

O Centro Empresarial Náutico é um espaço de acolhimento a empresas de serviços náuticos e turísticos, bem como entidade de formação e certificação, com a criação de um auditório/espaço polivalente para 150 lugares, sala de reuniões e formação e simuladores.

Também em Viana do Castelo vai nascer uma marina atlântica, com dimensão internacional com mil a dois mil postos de amarração e que prevê a atracação de frotas visitantes de grandes dimensões, áreas de hibernação a seco e flutuantes, serviços e equipamentos de apoio, serviços de manutenção e reparação, serviços administrativos e oficiais e áreas de venda de material náutico. A sua construção implicará também a construção e requalificação das marinas, a construção de edifícios de apoio e a expansão da margem sul do Rio Lima.

Para este projectos, estão previstos investimentos de cerca de 25 milhões de euros, que em conjunto, irão fomentar Viana do Castelo como Cidade Náutica do Atlântico já que os objectivos prioritários da Autarquia para os próximos anos passam pelo aproveitamento das potencialidades ligadas ao mar, à náutica e ao litoral, diversificando a actividade económica e a oferta turística da região.

Fonte: Câmara Municipal de Viana

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.

O serpentear dos passadiços da ecovia em Carreço

Percorrer a pé ou de bicicleta este troço da Ecovia Litoral Norte (constituído por piso em terra batida, pavimento betonado e passadiços de madeira) em Carreço, Viana do Castelo, permite-nos ter sempre uma agradável paisagem enquanto passeamos. De um lado temos a companhia do mar, do lado de terra estende-se a veiga de Carreço e o casario, acompanhados pela Serra de Santa Luzia. A brisa no rosto ou o cheiro fresco da maresia a acompanhar-nos, são sensações únicas que podemos disfrutar enquanto passeamos ao longo do litoral vianense. Uma nota negativa, infelizmente, o vandalismo já passou por aqui. Fotografias captadas ontem, véspera de Natal.