Há 131 anos… na “A Aurora do Lima”


Por mera curiosidade, comecei muito recentemente a folhear aleatoriamente algumas edições dos primeiros anos de existência do jornal mais antigo de Portugal continental, “A Aurora do Lima”, de Viana do Castelo.
A leitura ainda foi muito escassa, mas entretanto escolhi para partilhar o pequeno anúncio publicado numa Quarta-Feira, 18 de Agosto de 1880, que me despertou a atenção pelas seguintes razões:
O Novo Hotel ocupar o antigo Palacete do General Luís do Rego, hoje sede do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (nunca tinha ouvido falar da existência de qualquer hotel neste edifício);
No Hotel existir um restaurante onde se podia encontrar comida a toda e qualquer hora e fornecia jantares para fora (curioso o facto de se encontrar comida a qualquer hora);
Os jantares de mesa redonda começavam às 3 horas da tarde (não faço a mínima ideia do que seja os jantares de mesa redonda e mais estranho ainda começarem às 3 horas da tarde).
Este centenário jornal é uma verdadeira testemunha de acontecimentos de várias épocas da história de Viana do Castelo que, com certeza me vai servir de fonte para futuros posts.

Comentários

  1. Achei também interessante a utilização de "competência" no sentido de concorrência, que se mantem no Espanhol e desapareceu no português.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Viana Coração de Natal já tem programação

Já se encontra no local a máquina que vai “triturar” o prédio Coutinho