Avançar para o conteúdo principal

Câmara Municipal vai substituir 18 árvores do Jardim Público da cidade

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Sector de Jardins, vai proceder à substituição de 18 árvores do Jardim Público da cidade que se encontram em mau estado. Estas serão substituídas por 21 árvores mais jovens, num processo que decorre já a partir da próxima semana.
Esta intervenção tem por objectivo melhorar a fitossanidade das árvores e garantir maior segurança aos utentes deste Jardim (diminuir os riscos de queda ou quebra de árvores ou ramos) e surge de um processo de avaliações sobre a estabilidade biomecânica e fitossanitária das árvores, ou seja, foi usado o método VTA (Visual Tree Assessment) e instrumental de apoio ao diagnóstico, de forma a detectar cavidades não visíveis, recorrendo-se ainda ao resistógrafo, um aparelho electrónico que mede a resistência da madeira à perfuração, indicando a qualidade da madeira ao longo da perfuração e a existência ou não de cavidades, através da interpretação do traçado originado pelo ensaio efectuado, e foram ainda avaliados os parâmetros dendrométricos e dendrológicos, assim como os factores ambientais.
As árvores em causa são, na sua maioria tílias, que definem uma alameda e um tolde sobre o passeio principal do Jardim, sendo conduzidas em porte condicionado, “em talão”, podadas de dois em dois anos, de forma a manter o seu porte ao longo dos tempos. Estas árvores irão ser substituídas por outros 9 exemplares da mesma espécie, mais jovens.
A ladear o Jardim, numa pequena linha a Norte, encontram-se ainda nove choupos brancos que também evidenciam mau estado, pelo que também irão ser abatidos, sendo ser substituídos por outras árvores, sendo instaladas doze sorveiras de passarinhos.
Das 176 árvores existentes no Jardim Público, serão assim retiradas 18 árvores, sendo substituídas por 21 outras mais jovens ainda este mês e, posteriormente, durante o mês de Janeiro, será realizada a poda de todas as árvores deste Jardim com os objectivos de manter a conformação e a estabilidade das árvores, assim como eliminar ramos mortos ou doentes que possam representar perigo de queda.
Recorde-se que já no passado mês de Outubro, após uma primeira avaliação dos técnicos municipais, foram retiradas 2 tílias que evidenciavam muito mau estado fitossanitário.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.