Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Veja como vai ser o futuro edifício do Mercado Municipal

Com 13 andares, o Edifício Jardim, mais conhecido por Prédio Coutinho, tem a demolição prevista desde o ano 2000, para no seu lugar ser construído o novo mercado da cidade (imagens em baixo).
O projeto inicial do novo mercado municipal remontava ao ano 2003-2004 pelo que, após tantos anos decorridos, a Câmara achou haver necessidade de ser reajustado à realidade, encomendando um segundo projeto em 2018.
Recentemente, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou que os últimos 12 moradores no prédio Coutinho teriam de abandonar o edifício até 24 de junho de 2019.
Lançada a concurso público no dia 24 de agosto de 2017, por 1,7 milhões de euros, a empreitada da desconstrução (em detrimento da implosão) do prédio Coutinho foi adjudicada à empresa DST - Domingos da Silva Teixeira, SA, de Braga, que apresentou uma proposta orçada em 1,2 milhões de euros.

PRIMITIVO MERCADO MUNICIPAL (Mercado dos Torreões) | Funcionou desde 1892 até ao ano de 1965 (depois de demolido, foi construído no mesmo local o Prédio Coutinho)


PRIMITIVO MERCADO MUNICIPAL (Mercado dos Torreões) | Projeto datado de 1891


MERCADO MUNICIPAL ATUAL | Funciona desde 2001 neste edifício, como instalações provisórias


PRÉDIO COUTINHO | Local onde está previsto construir o futuro Mercado Municipal


FUTURO MERCADO MUNICIPAL


FUTURO MERCADO MUNICIPAL



FUTURO MERCADO MUNICIPAL



Estas imagens do futuro Mercado Municipal, foram recolhidas na Exposição “Viana de outrora Viana de agora”, que está a decorrer até ao próximo dia 7 de julho de 2019, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), Viana do Castelo.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O serpentear dos passadiços da ecovia em Carreço

Percorrer a pé ou de bicicleta este troço da Ecovia Litoral Norte (constituído por piso em terra batida, pavimento betonado e passadiços de madeira) em Carreço, Viana do Castelo, permite-nos ter sempre uma agradável paisagem enquanto passeamos. De um lado temos a companhia do mar, do lado de terra estende-se a veiga de Carreço e o casario, acompanhados pela Serra de Santa Luzia. A brisa no rosto ou o cheiro fresco da maresia a acompanhar-nos, são sensações únicas que podemos disfrutar enquanto passeamos ao longo do litoral vianense. Uma nota negativa, infelizmente, o vandalismo já passou por aqui. Fotografias captadas ontem, véspera de Natal.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Bom Caminho

São vários os caminhos que vão dar a Santiago de Compostela, na Espanha, sendo um deles, o Caminho Português da Costa. Viana do Castelo é um ponto de passagem obrigatório para milhares de peregrinos que, cada ano, escolhem rumar a Santiago de Compostela pelo litoral português.