Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo - Falta de civismo e ausência de autoridade

Numa curta caminhada pela nossa cidade, no passado dia 19 de Maio e em apenas 30 minutos, detectei dezenas de estacionamentos de viaturas em cima dos passeios (a maioria deles construídos recentemente).
Este cenário, infelizmente, acontece todos os dias e cada vez com mais frequência.
Neste pequeno espaço de tempo, percorri várias ruas de Viana e encontrei muitos estacionamentos indevidos mas nem um único agente de autoridade. Onde pára a nossa polícia, será que todos os agentes desta cidade andam à civil? Pois consegue-se a proeza de percorrer as principais ruas da cidade sem que se ponha a vista em cima de um único polícia que seja.
O que é mais revoltante em todas estas situações é que os infractores, em quase todas as situações, tinham estacionamento gratuito a curtas distâncias dos locais onde se encontravam mal estacionados.
De seguida, mostro algumas fotografias de situações que comprovam o que atrás referi.

Em plena Praça da Liberdade


Junto à nova Biblioteca Municipal


Largo de S. Domingos


Zona nas traseiras do Castelo de Santiago da Barra. A cerca de 100m (Junto à antiga lota do peixe e ao edifício do Salva-Vidas) existe espaço para estacionamento gratuito para dezenas de viaturas e que se encontra todos os dias sem um único veículo. Os proprietários destas viaturas, coitados, podem-se cansar se andarem a pé 100m, para irem trabalhar nos Estaleiros Navais.


Este passeio, construído recentemente, com estacionamento diário nos dois lados do mesmo, é junto à Igreja da Senhora D'Agonia.
Os senhores condutores destas viaturas têm igualmente a cerca de 100m estacionamento gratuito, todos os dias (no espaço onde se realiza a feira semanal, no campo D'Agonia).

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Fogo de artifício: Serenata da Romaria d’Agonia passa para dia 20 de agosto

A VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo acaba de anunciar que o Fogo de artifício: Serenata no rio Lima, que estava inicialmente previsto para este domingo (17) às 24h00, vai realizar-se (se as condições se mantiverem favoráveis) às 23h00 do dia 20 de agosto, quarta-feira, último dia da Romaria d’Agonia 2025. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

A mais recente atração de Monção

É uma pintura mural em 3D tão realista que parece real. Trata-se de um trabalho feito à escala quase real de uma réplica do último comboio que circulou naquela vila do Alto Minho (linha encerrou em janeiro de 1990). Da autoria do artista Vile, esta obra, com uma extensão de 76 metros, é composta por uma locomotiva e quatro carruagens de passageiros. Situada nas proximidades da antiga estação ferroviária, esta pintura hiper-realista, inaugurada no passado mês de abril, deslumbra quem por ali passa. O seu tamanho e os detalhes são impressionantes. Até parece que o comboio voltou a Monção passados 35 anos. 📸 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo