Avançar para o conteúdo principal

Terrenos do Parque da Cidade em Viana vão a hasta pública a preços mais baixos

A VianaPolis, sociedade gestora do Polis de Viana do Castelo já iniciou o processo de reavaliação dos 26 lotes de terrenos do Parque da cidade, a montante da ponte Eiffel e junto ao rio Lima, com vista à realização de uma nova hasta pública. A primeira ocorreu em Maio 2006 e fechou deserta. A decisão de adequar os preços à nova realidade do mercado imobiliário, afectado pela crise que o país atravessa, foi tomada pelo Conselho de Administração, na última Assembleia-Geral.
Segundo o presidente da Câmara, José Maria Costa, o relatório final deverá ser apresentado dentro de um mês para ser encetado todo procedimento necessário ao lançamento de nova hasta pública, desta vez com novo modelo. A VianaPolis está a ponderar incluir duas modalidades de venda, por atacado, o conjunto dos lotes, ou individualmente.
Nove anos depois de ter sido aprovado, o Plano de Pormenor para aquela zona da cidade, a par do prédio Coutinho, cuja demolição contínua à espera de decisão dos tribunais, é uma das pedra no sapato do Polis. O programa previa angariar perto de 22 milhões de euros, verba que inicialmente chegou a ser apontada uma das fontes de financiamento da obra do Coliseu de Souto Moura.
O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e o Parque Urbano são os projectos concretizados.
Falta construir a área residencial, com cerca de 500 fogos de habitação, um hotel e o centro náutico, que será candidatado ao abrigo do projecto do Centro de Mar, a instalar na antiga Praça de Touros da cidade.

Fonte: Rádio Alto Minho (10.02.2011)


Aspecto actual do loteamento com as infraestruturas dos 26 lotes de terreno concluídas.

Veja em http://plan3d.insizium.com/images/parque01.jpg, modelo em 3D do futuro Parque.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Fogo de artifício: Serenata da Romaria d’Agonia passa para dia 20 de agosto

A VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo acaba de anunciar que o Fogo de artifício: Serenata no rio Lima, que estava inicialmente previsto para este domingo (17) às 24h00, vai realizar-se (se as condições se mantiverem favoráveis) às 23h00 do dia 20 de agosto, quarta-feira, último dia da Romaria d’Agonia 2025. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

A mais recente atração de Monção

É uma pintura mural em 3D tão realista que parece real. Trata-se de um trabalho feito à escala quase real de uma réplica do último comboio que circulou naquela vila do Alto Minho (linha encerrou em janeiro de 1990). Da autoria do artista Vile, esta obra, com uma extensão de 76 metros, é composta por uma locomotiva e quatro carruagens de passageiros. Situada nas proximidades da antiga estação ferroviária, esta pintura hiper-realista, inaugurada no passado mês de abril, deslumbra quem por ali passa. O seu tamanho e os detalhes são impressionantes. Até parece que o comboio voltou a Monção passados 35 anos. 📸 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo