Avançar para o conteúdo principal

Maior ídolo do desporto vianense ganha homenagem


A cidade de Viana do Castelo presta a sua homenagem à grande atleta Manuela Machado, campeã Mundial na Maratona de Gotemburgo, em 1995. 
Com o objetivo de homenagear a ex-atleta vianense Manuela Machado pela conquista do título mundial de maratona, em Gotemburgo, em Agosto de 1995, está a realizar-se nos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, em Viana do Castelo, a exposição “Manuela Machado 20 anos de campeã”, que ficará aberta para visitas até o dia 5 de agosto, precisamente a data em que ergueu o seu troféu maior ao sagrar-se Campeã do Mundo, em Gotemburgo. 
A mostra é composta por vários testemunhos materiais da cultura desportiva da atleta, nomeadamente: 
- Fotografias, equipamentos, principais medalhas, entre elas a de ouro do Campeonato do Mundo de Maratona, Gotemburgo 1995, taças e troféus, bem como condecorações oficiais, de âmbito nacional e internacional. 

MANUELA MACHADO é uma das figuras mais importantes da história do atletismo português.


"Maria Manuela Castro Machado, nasceu na freguesia de Cardielos, Viana do Castelo, em 9 de agosto de 1963. 

Iniciou a sua brilhante carreira, no Grupo Desportivo do Montinho-Meadela, no ano de 1982. Em representação do Sporting Clube de Braga, foi oito vezes Campeã Nacional de Corta Mato, doze vezes Campeã da Europa de clubes, três vezes Campeã Nacional de Estrada e sete vezes Campeã Europeia de Estrada. 

Na seleção Nacional foi atleta internacional na Maratona, destacando-se os títulos individuais de Campeã da Europa, Helsínquia 1994 e Campeã do Mundo, Gotemburgo 1995. 

Entre outros títulos individuais, foi Campeã Nacional de Maratona - 1993 e campeã de Estrada - 1998 e, vencedora da Meia Maratona de Macau - 1995, Meia Maratona Big Boy - 1995 Pittsburg (USA), Meia Maratona de Negoya (Japão) - 1997, Half Marathon AVON Central Park - New York - 1998. 

Atleta Olímpica em 1992 - Barcelona, 1996 - Atlanta e 2000 - Sidney. Em 1 de janeiro de 1995, a Câmara Municipal de Viana do Castelo atribui-lhe o título de “Cidadã de Mérito”. 

Manuela Machado foi diversas vezes condecorada pelo governo português: a 9 de junho de 1995 foi feita Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e a 6 de outubro de 1998 foi feita Grã-Cruz da Ordem do Mérito. 

Em 1998 foi eleita a melhor atleta ibero-americana, tendo recebido a taça no palácio de Espanha dada pelo rei Juan Carlos."

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Com vinte anos de atraso, a principal avenida de Viana vai ser 100% pedonal e ajardinada

O encerramento permanente a todos os veículos motorizados e pedonalizacão da avenida dos Combatentes da Grande Guerra, é a promessa com cerca de duas décadas que vai finalmente avançar, após a aprovação de Concurso Público.  O Concurso Público para a empreitada de "Pedonalização e ajardinamento da avenida dos Combatentes da Grande Guerra” já está a decorrer, terminando o prazo para apresentação das propostas em 27-04-2026 às 17:00. Com prazo de execução de 180 dias, a empreitada de reconversão desta avenida visa a valorização do espaço público e a promoção da mobilidade suave no centro histórico da cidade. Assim será após a reconversão a avenida dos Combatentes da Grande Guerra👇

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Praça da República recebe atividades da Páscoa Doce

Manhã de sábado, na Praça da República de Viana do Castelo. (Feirão da Patanisca, Atividades Infantis e Workshop de Palmitos. Iniciativas inseridas na programação do evento Páscoa Doce) 📸 28 março 2026 | @olharvianadocastelo