Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Festival promove folclore de diferentes culturas


De 15 a 21 de julho, um conjunto de atuações, galas, desfiles e outras iniciativas, prometem pôr Viana do Castelo a dançar. O Festival de Folclore Internacional Alto Minho vai trazer à Princesa do Lima grupos folclóricos de seis países, que reúnem mais de 200 participantes, entre dançarinos e músicos.
Durante seis dias, as formações vão atuar em locais como a Praça da República, o Centro Cultural de Viana do Castelo ou em Instituições de Solidariedade Social.
Para além das seis Galas de Folclore, o festival inclui atrações como atuações/desfile dos grupos folclóricos pelas Ruas da cidade de Viana do Castelo, Mostra de Produtos pelos grupos Internacionais e exposição de Trajes.
A edição de 2019 deste Festival conta com a presença de grupos internacionais do Brasil, Colômbia, México, Roménia, India e Quénia, assim como vários grupos de Viana do Castelo.

Clique na imagem e consulte o Programa completo


DESTAQUES DO PROGRAMA: 
16 de Julho - Terça-feira 
16h00 | Actuações/desfile pelas Ruas da Cidade (roteiros convergentes) 
18h00 | Recepção oficial | Porta Mexia Galvão 

17 de Julho - Quarta-feira 
22h00 | GALA DE ABERTURA | Praça da República  

18 de Julho - Quinta-feira 
22h00 | GALA DA UNIÃO
 | Praça da República 

19 de Julho - Sexta-feira 
15h00 | GALA DA FAMÍLIA
 | Centro Cultural de Viana do Castelo 
22h00 | GALA DA AMIZADE
 | Praça da República 

20 de Julho - Sábado 
22h00 | GALA DA FRATERNIDADE
 | Praça da República 

21 de Julho - Domingo 
22h00 | GALA DA ENCERRAMENTO | Praça da República

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Fogo de artifício: Serenata da Romaria d’Agonia passa para dia 20 de agosto

A VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo acaba de anunciar que o Fogo de artifício: Serenata no rio Lima, que estava inicialmente previsto para este domingo (17) às 24h00, vai realizar-se (se as condições se mantiverem favoráveis) às 23h00 do dia 20 de agosto, quarta-feira, último dia da Romaria d’Agonia 2025. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

A mais recente atração de Monção

É uma pintura mural em 3D tão realista que parece real. Trata-se de um trabalho feito à escala quase real de uma réplica do último comboio que circulou naquela vila do Alto Minho (linha encerrou em janeiro de 1990). Da autoria do artista Vile, esta obra, com uma extensão de 76 metros, é composta por uma locomotiva e quatro carruagens de passageiros. Situada nas proximidades da antiga estação ferroviária, esta pintura hiper-realista, inaugurada no passado mês de abril, deslumbra quem por ali passa. O seu tamanho e os detalhes são impressionantes. Até parece que o comboio voltou a Monção passados 35 anos. 📸 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo