Avançar para o conteúdo principal

Câmara de Viana do Castelo aprova concurso para construção do novo mercado por 11,3ME


A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje abrir o concurso público internacional para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia o prédio Coutinho, por cerca de 11,5 milhões de euros, ainda sem financiamento comunitário garantido.

A decisão de abrir o concurso foi tomada em reunião camarária, com os votos favoráveis da maioria PS e da vereadora da CDU e os votos contra dos dois vereadores do PSD e da vereadora do CDS-PP, por considerarem que a obra só deveria avançar quando estivesse garantido o financiamento comunitário.

A vereadora da CDU, Cláudia Marinho, justificou o seu voto a favor com o facto de o presidente da câmara, Luís Nobre, ter garantido que o parque de estacionamento do mercado será de gestão municipal e que a autarquia estimulará a presença de produtores locais no novo espaço.

O vereador do PSD Eduardo Teixeira acusou o PS de não ter conseguido a “novidade” por que todos esperavam “depois de duas décadas de retórica e narrativa a dar como garantido o financiamento fundos comunitários”.

Na resposta às preocupações levantadas pela oposição, o presidente da Câmara, Luís Nobre, referiu que vai “avançar com o semáforo amarelo, mas com toda a prudência e segurança”, adiantando que o executivo municipal “terá a criatividade para apresentar a engenharia de financiamento do projeto com toda segurança e responsabilidade”.

“Gerirei cada euro dos vianenses como se fosse meu. É com essa responsabilidade que tenho tomado as decisões e tenho dado continuidade aos assuntos, independentemente das orientações partidárias (…) Posso assegurar que o mais fácil é construir o mercado. Complexo será dinamizá-lo e garantir que cumprirá a sua missão. Se isso não acontecer vai ser um falhanço”, frisou o autarca socialista.
Durante a apresentação da proposta de abertura do concurso público ao executivo municipal, Luís Nobre garantiu que “este é o momento chave da definição de possibilidades de utilização dos fundos do Portugal 2030”.

Segundo o autarca, “em setembro estarão reunidas as condições para estarem mais definidas as regras de execução dos eixos do Portugal 2023”.

“Quando formalmente estivermos em condições de adjudicar a obra, teremos todas as condições para garantir financiamento, pelo menos parte dele”, afirmou, frisando que o procedimento concursal hoje aprovado vai “durar meses” e que a obra “não arrancará este ano”.

O concurso público internacional contempla, além da construção do novo mercado, os arranjos exteriores, sendo que o prazo de execução das duas empreitadas é de 720 dias.
O projeto de execução do novo mercado, alvo de um “reajuste ao nível do sistema estrutural que, no projeto anterior, representava 30% dos custos”, aponta uma estimativa orçamental de 9.070.750,00 euros, mais IVA.

Já o projeto dos arranjos da envolvente ao novo edifício tem um valor de 1.649.385 euros, mais IVA.

Notícias da LUSA, 25 jul 2023

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Com vinte anos de atraso, a principal avenida de Viana vai ser 100% pedonal e ajardinada

O encerramento permanente a todos os veículos motorizados e pedonalizacão da avenida dos Combatentes da Grande Guerra, é a promessa com cerca de duas décadas que vai finalmente avançar, após a aprovação de Concurso Público.  O Concurso Público para a empreitada de "Pedonalização e ajardinamento da avenida dos Combatentes da Grande Guerra” já está a decorrer, terminando o prazo para apresentação das propostas em 27-04-2026 às 17:00. Com prazo de execução de 180 dias, a empreitada de reconversão desta avenida visa a valorização do espaço público e a promoção da mobilidade suave no centro histórico da cidade. Assim será após a reconversão a avenida dos Combatentes da Grande Guerra👇

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Viana do Castelo promove Páscoa Doce de 27 de março a 6 de abril

Para assinalar a Páscoa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e a Diocese de Viana do Castelo, realizam uma série de iniciativas inseridas no evento Páscoa Doce, que vão decorrer no centro histórico da cidade de 27 de março a 6 de abril. 📸 arquivo | @olharvianadocastelo Consulte o programa completo👇