Avançar para o conteúdo principal

Energia do vento é maior empregador do distrito

Notícia publicada no Jornal Diário de Notícias, de 2009-09-22.

O consórcio das eólicas liderado pela multinacional alemã Enercon prepara-se para suplantar os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e o Centro Hospitalar do Alto Minho no título de maior empregador do distrito e para isso muito vai contribuir a sexta unidade do grupo, que até final do ano vai começar a nascer em Lanheses.

Trata-se de mais 500 postos de trabalho para a fábrica de pás de rotor, a sexta unidade a instalar pela multinacional em Viana do Castelo no âmbito do cluster apelidado de "AutoEuropa do Vento". Actualmente estão em funcionamento no concelho cinco unidades da Enercon, distribuídas pelo Parque Empresarial da Praia Norte e Parque Empresarial de Lanheses. São já cerca de mil postos de trabalho distribuídos pelas fábricas de pás de rotor, que já produz dez unidades por semana, e as de torres de betão, com 83 metros de altura, para instalação dos aerogeradores. Há ainda a somar as fábricas de Mecatrónica e de Geradores, para além de uma unidade de formação e gestão dos parques eólicos do grupo, cujo "nível salarial médio" varia entre 500 e 900 euros.

A instalação da Enercon em Viana do Castelo é vista como um dos marcos mais importantes na história do concelho, que, baseando-se na tecnologia alemã, passou a desenvolver e produzir no Minho o aerogerador mais moderno do mundo. A instalação deste cluster, ao abrigo da vitória do consórcio Eólicas de Portugal na concessão de 1000 MW de potência eólica a distribuir pelo Pais, resultou de contrapartidas instituídas pelo Ministério da Economia e representa um investimento global de 200 milhões de euros. Entre fábricas directa e indirectamente ligadas ao cluster estima-se em cerca de 2500 os postos de trabalho que serão criados em Viana no ramo das eólicas.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Fogo de artifício: Serenata da Romaria d’Agonia passa para dia 20 de agosto

A VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo acaba de anunciar que o Fogo de artifício: Serenata no rio Lima, que estava inicialmente previsto para este domingo (17) às 24h00, vai realizar-se (se as condições se mantiverem favoráveis) às 23h00 do dia 20 de agosto, quarta-feira, último dia da Romaria d’Agonia 2025. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

A mais recente atração de Monção

É uma pintura mural em 3D tão realista que parece real. Trata-se de um trabalho feito à escala quase real de uma réplica do último comboio que circulou naquela vila do Alto Minho (linha encerrou em janeiro de 1990). Da autoria do artista Vile, esta obra, com uma extensão de 76 metros, é composta por uma locomotiva e quatro carruagens de passageiros. Situada nas proximidades da antiga estação ferroviária, esta pintura hiper-realista, inaugurada no passado mês de abril, deslumbra quem por ali passa. O seu tamanho e os detalhes são impressionantes. Até parece que o comboio voltou a Monção passados 35 anos. 📸 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo