Avançar para o conteúdo principal

Tanque comunitário usado por gerações de mulheres para lavar a roupa vai ser museu


Um tanque comunitário usado há cerca de um século para lavar roupa por gerações de mulheres da ribeira de Viana do Castelo vai ser musealizado no âmbito de uma intervenção de beneficiação, anunciou o presidente da Câmara. “É uma operação de valorização daquele espaço, que desde tempos muito idos é usado para lavar roupa. Basta dizer que a fotografia que temos nos nossos serviços, onde se vêem as mulheres a lavar, já tem 75 anos, mas a sua utilização já terá cerca de um século”, explicou José Maria Costa.
A intervenção, já em fase de preparação de candidatura, será feita em 2012, ao abrigo do programa Polis do Litoral Norte, nomeadamente na valorização da envolvente do Forte de Santiago da Barra, na freguesia ribeirinha de Monserrate. Segundo o autarca de Viana do Castelo, a intervenção naquele espaço consistirá na reabilitação do tanque, ainda hoje utilizado pela população, com a colocação de uma estrutura metálica de cobertura, em "forma de vela". “Será recuperado todo o tanque, valorizada a envolvente e ainda vai receber painéis informativos com a história daquele espaço”, explicou José Maria Costa.
Estima-se que a construção do tanque actual tenha sido concretizada no início do século XX e o tanque recorria, então, à água de uma nascente que ali jorrava. Hoje, duas torneiras dos serviços municipalizados fornecem a água para as mulheres que ainda lavam a roupa no local, sobretudo grandes peças, como tapetes e cortinas, perpetuando uma actividade de várias gerações. “Pretendemos valorizar um aspecto importante da história da cidade, por onde passaram gerações de mulheres da terra”, sublinhou José Maria Costa.

Texto: Rádio Geice (17.09.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Fogo de artifício: Serenata da Romaria d’Agonia passa para dia 20 de agosto

A VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo acaba de anunciar que o Fogo de artifício: Serenata no rio Lima, que estava inicialmente previsto para este domingo (17) às 24h00, vai realizar-se (se as condições se mantiverem favoráveis) às 23h00 do dia 20 de agosto, quarta-feira, último dia da Romaria d’Agonia 2025. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

A mais recente atração de Monção

É uma pintura mural em 3D tão realista que parece real. Trata-se de um trabalho feito à escala quase real de uma réplica do último comboio que circulou naquela vila do Alto Minho (linha encerrou em janeiro de 1990). Da autoria do artista Vile, esta obra, com uma extensão de 76 metros, é composta por uma locomotiva e quatro carruagens de passageiros. Situada nas proximidades da antiga estação ferroviária, esta pintura hiper-realista, inaugurada no passado mês de abril, deslumbra quem por ali passa. O seu tamanho e os detalhes são impressionantes. Até parece que o comboio voltou a Monção passados 35 anos. 📸 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo