Avançar para o conteúdo principal

Câmara de Viana vai recuperar edifícios degradados do Estado

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tenciona reabilitar dois edifícios pertencentes ao Estado, que se encontram fechados há vários anos e em avançado estado de degradação.

Casa dos Quezado, um dos dois edifícios a reabilitar para possível espaço com funções culturais

Casa dos Quezado, um dos dois edifícios a reabilitar para possível espaço com funções culturais

Um dos dois edifícios a reabilitar para possível residência de estudantes do IPVC

O presidente da Câmara de Viana do Castelo vai candidatar a fundos comunitários a reabilitação de dois edifícios do Estado, em "avançado estado de degradação", para criar, num deles, uma residência para estudantes e, no outro, um espaço cultural. 
Em declarações, hoje, à agência Lusa, José Maria Costa revelou que a recuperação dos dois edifícios vai ser incluída no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) que prevê, até 2020, um investimento de 20 milhões de euros na reabitação urbana. 
O autarca socialista explicou que a possibilidade de reabilitação daqueles dois imóveis do Estado, "fechados há vários anos", surge na sequência da aprovação, pelo executivo municipal, na segunda-feira, de seis diplomas de descentralização de competências para 2019. Um deles prevê a transferência, para os municípios, da gestão do património imobiliário público sem utilização. 
"Os diplomas aprovados pelo executivo municipal vão ser apreciados na assembleia municipal do próximo dia 29. Mal tenhamos a aprovação da assembleia, apresentaremos uma proposta ao Ministério das Finanças para que aquele património, que está ao abandono, seja recuperado e colocado ao serviço da comunidade vianense", explicou. 
O autarca classificou como "prioritária" a intervenção num edifício que chegou a ser uma antiga residência feminina de estudantes e delegação escolar de Viana do Castelo. 
A intenção da autarquia é transformar o imóvel, "em mau estado de conservação e ao abandono há muitos anos", em residência para os estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). "Já foi feito o levantamento do edifício e já estamos a trabalhar no projeto porque há uma necessidade urgente de espaços para alojar estudantes do (IPVC)", sustentou. 
O outro edifício é localmente conhecido como solar dos Quesados. Até 2009 foi ocupado pela extinta Junta Autónoma das Estradas, atual Infraestruturas de Portugal. Em novembro de 2015, o imóvel foi, parcialmente, destruído por um incêndio e, em junho de 2017, encontrava-se sinalizado pela Saúde após ter sido ocupado por sem-abrigo. 
O imóvel, está situado junto à Escola Secundária Maria Maior, frequentada por mais de 700 alunos. José Maria Costa disse que "devido ao seu elevado valor arquitetónico e patrimonial poderá ser transformado num espaço com funções culturais, até para servir de apoio à escola secundária".
"Infelizmente está muito degradado por estar encerrado há vários anos e por ter sido vandalizado. Iremos também apresentar uma proposta de reabilitação à Direção Geral do Tesouro e Finanças para fins culturais", especificou. 
José Maria Costa adiantou que a lei-quadro da transferência de competências prevê, nesta área do património do Estado, "a possibilidade da Câmara apresentar um programa de intervenção e gestão durante um período de 50 anos". 

Notícia da LUSA (2019.01.22)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Fogo de artifício: Serenata da Romaria d’Agonia passa para dia 20 de agosto

A VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo acaba de anunciar que o Fogo de artifício: Serenata no rio Lima, que estava inicialmente previsto para este domingo (17) às 24h00, vai realizar-se (se as condições se mantiverem favoráveis) às 23h00 do dia 20 de agosto, quarta-feira, último dia da Romaria d’Agonia 2025. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

A mais recente atração de Monção

É uma pintura mural em 3D tão realista que parece real. Trata-se de um trabalho feito à escala quase real de uma réplica do último comboio que circulou naquela vila do Alto Minho (linha encerrou em janeiro de 1990). Da autoria do artista Vile, esta obra, com uma extensão de 76 metros, é composta por uma locomotiva e quatro carruagens de passageiros. Situada nas proximidades da antiga estação ferroviária, esta pintura hiper-realista, inaugurada no passado mês de abril, deslumbra quem por ali passa. O seu tamanho e os detalhes são impressionantes. Até parece que o comboio voltou a Monção passados 35 anos. 📸 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo