Avançar para o conteúdo principal

Lenços dos namorados

A tradição de bordar os "lenços dos namorados" continua na região do Minho, nomeadamente em Viana do Castelo, conforme se pôde verificar na recente Feira de Artesanato realizada na cidade.
Os tradicionais lenços de namorados eram bordados, na adolescência, pelas jovens apaixonadas, que neles mostravam os seus sentimentos amorosos à pessoa amada.
Deixo aqui fotos de alguns exemplares que se encontravam na Feira de Artesanato realizada em Viana do Castelo, com a curiosidade de se manterem os erros de Português.

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)







Clique AQUI e faça uma visita a um site muito interessante, que fala sobre este tema.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A Praça da República ganhou hoje uma nova pastelaria

A 31 de agosto de 2020, Viana do Castelo e os vianenses diziam adeus à icónica Pastelaria Caravela, localizada em plena Praça da República. Quase quatro anos depois do encerramento deste famoso estabelecimento que durante décadas marcou a vivência de várias gerações de vianenses, outro reabriu no mesmo espaço. Às 08h00 desta sexta-feira, 5 de julho, abriram-se novamente as portas a uma nova pastelaria, a RIVIERA VIANA, que se espera venha dar “vida” à principal Praça da cidade.

Eleições Autárquicas 2025: Assim se votou em Viana do Castelo

Resultados finais oficiais das eleições autárquicas em 2025 e 2021 para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia, no concelho de Viana do Castelo.

Já visitou a exposição "Aconteceu em Viana 1925/1950"?

Uma oportunidade para ver a partir de folhetos, diversas atividades culturais e de lazer, que Viana do Castelo viveu no período compreendido entre 1925/1950, numa organização do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. Pode ser vista nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), até 26 de outubro. Esta exposição - "Aconteceu em Viana 1925/1950"- foi construída a partir de folhetos (veja abaixo alguns) balizados entre os anos referidos, por ser um período de reconfiguração e consolidação da vida social e cultural vianense e portuguesa, recorrendo ao Arquivo Municipal de Viana do Castelo e a arquivos particulares, para a obtenção do material exposto. A título de curiosidade, a aposição de selos fiscais em alguns dos documentos apresentados deve-se ao necessário pagamento de imposto de espetáculo. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Pormenores…

No modesto BAR BORRAS, que durante o verão funcionou na praia do Lumiar, em Carreço, Viana do Castelo, as paredes exteriores encontram-se “forradas” com dezenas de mensagens escritas pelos clientes de diversas nacionalidades, uma forma de marcarem a sua passagem/presença e contribuirem para a decoração do estabelecimento. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo