Avançar para o conteúdo principal

Casa Brasileira a mais antiga confeitaria de Viana do Castelo

A fachada sóbria da “Casa Brasileira”, a mais antiga confeitaria da cidade de Viana do Castelo, “guarda” no seu interior verdadeiras delícias da doçaria tradicional.
Fundada por emigrantes no Brasil, que a abriram precisamente no dia 22 de Março de 1902, no edifício onde ainda existe hoje, em pleno centro histórico da cidade, este estabelecimento citadino foi durante muitos anos um ícone dos doces típicos de Viana do Castelo. Mas, como em tudo na vida, esta confeitaria também teve os seus pontos altos e baixos.
Os actuais proprietários, Sr. Norberto Martins e D. Maria Graça Ferreira, ex-emigrantes em França, quando em 2004 assumiram a direcção do estabelecimento, encontraram-no com uma deterioração que fazia esquecer os tempos dourados. Aos poucos, foram renovando o espaço e introduzindo nova doçaria de inspiração francesa que, juntamente com a confecção tradicional fez com que o espaço voltasse a ter a fama e a clientela que entretanto tinha perdido.
Entre as especialidades servidas nesta Casa, destacam-se os célebres Sidónios (em homenagem a Sidónio Pais, morto em 1918), bolos em forma de caixão, feitos de amêndoa, açúcar e ovos, cuja patente foi registada precisamente em nome da Casa Brasileira.
Quem já provou os Sidónios da Casa Brasileira sabe que nada do que se diz sobre eles é exagero, são simplesmente os melhores. E aqueles que ainda não os provaram façam-no quanto antes. Não se vão arrepender!
Eu, como cliente habitual, recomendo uma visita a este estabelecimento que, para além de apresentar uma grande variedade de deliciosos doces e chocolates de fabrico próprio, oferece também muita higiene e a simpatia dos seus proprietários e empregadas.







MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Estátua do Caramuru já mora na Praia Norte

A estátua do Caramuru foi retirada no passado mês de maio do local onde se encontrava há dez anos, na Praça do República, e acaba de ser colocada na Praia Norte junto ao restaurante Scala. As operações decorreram durante a tarde desta quinta-feira. O conjunto escultórico composto por duas figuras, Caramuru e sua esposa Paraguaçu, fundido a bronze com cinco metros de altura, foi inaugurado na passagem do ano de 2008 para 2009. Desde o dia da sua inauguração que a polémica estátua é alvo das críticas da população, devido à dimensão e enquadramento arquitetónico no local mais nobre da cidade. Depois de tanta contestação, o Caramuru conhece novos horizontes. A escultura destinada a homenagear o Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, navegador natural de Viana do Castelo que naufragou no Brasil em 1508, foi encomendada pela Câmara de Viana ao mestre José Rodrigues. QUEM FOI CARAMURU?    “Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, natural de Viana do Castelo, foi um destemido navega...