Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo transfere corso de Carnaval para domingo e não dá tolerância de ponto aos funcionários

A Câmara de Viana do Castelo decidiu antecipar para domingo (dia 19 de Fevereiro) o corso que anualmente se realiza na cidade, na terça-feira de Carnaval, face à não atribuição de tolerância de ponto aos funcionários públicos anunciada pelo Governo. 
"Tendo em conta essa decisão, não queríamos correr o risco de ter dificuldades com as pessoas das associações que participam e organizam o corso, pelo que decidimos antecipar para domingo", explicou hoje José Maria Costa.
O corso de Carnaval "trapalhão" de Viana do Castelo é tido como o maior da região, reunindo habitualmente cerca de 3000 figurantes e mais de vinte carros alegóricos.
"Por tudo isto poderíamos colocar em risco o próprio corso e o trabalho das pessoas que o organizam, além de investimentos já feitos. E seria desolador ter pouca gente a assistir", admitiu o socialista. 
O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou, ainda, que para a terça-feira de Carnaval, face à decisão do Governo, o município não vai atribuir a habitual tolerância de ponto aos 800 funcionários.
Acrescentou que, até agora, o município só atribuía a tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval quando o mesmo acontecia a nível nacional.
"Por isso vamos trabalhar normalmente", apontou.

Texto: Lusa

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A expectativa acabou

O emblemático café Moderno, situado na rua de Aveiro, em Viana do Castelo, e encerrado há alguns anos, não voltará a abrir, vai funcionar no seu lugar um estabelecimento comercial dedicado a outro ramo de atividade. A expectativa foi criada quando a FIGS, Arquitectos Associados Lda., em 2022, apresentou na sua página do Facebook o projeto de reabilitação do icónico Café Moderno (ver AQUI ). Mais um café de referência da cidade de Viana do Castelo que se perde. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Uma paisagem em despedida

Em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo ainda persistem “nódoas” na paisagem que contrastam com a envolvência.  É o caso do antigo edifício da Empresa de Pesca de Viana (ver foto), que se encontra degradado e devoluto há décadas, no largo Maestro José Pedro. Muito recentemente (julho 2025), a construtora vianense Baltor - Engenharia e Construção, apresentou um projeto que prevê uma intervenção neste edifício que vai mudar o seu aspeto decadente e degradado. O edifício, que durante muitos anos esteve ligado à indústria da pesca e da transformação do bacalhau, será o "Edifício das Pescas" que, depois de reabilitado, vai dar lugar a cerca de 55 frações habitacionais. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Em contagem decrescente para o Natal

Viana do Castelo continua a engalanar-se para receber o Natal. 📸 20 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Bom dia, Viana do Castelo!

Fiquem com um cheirinho a outono no parque da cidade. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Em Viana já se montam as iluminações de Natal

Na cidade de Viana do Castelo já teve início a montagem das luzes de Natal, que começam a brilhar no dia 8 de novembro, e vão permanecer até ao dia 12 de janeiro de 2026. As ornamentações/iluminações deste ano vão decorar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Vão ser investidos cerca de 200.000€. A iluminação de Natal de 2024 foi inaugurada em 9 de novembro. 📸 14 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo