Avançar para o conteúdo principal

Bustos que homenageiam figuras ilustres na cidade de Viana

Este busto, inaugurado em 1936, homenageia o vianense Manuel Afonso Espregueira. Erguido no Jardim Público Marginal, em Viana do Castelo, é uma obra do Mestre Henrique Moreira. 
Manuel Afonso de Espregueira nasceu em Viana do Castelo, a 5 de Junho de 1835, e veio a falecer na sua casa de Vila-Franca, Viana do Castelo, a 28 de Dezembro de 1917. 
Era filho de Mateus António Santos Barbosa, oficial do Exército, e de D. Teresa Carolina Afonso. 
Foi eleito deputado pelo Partido Progressista por Viana e Arcos-de-Valdevez, nas legislaturas de 1869 a 1870 e de 1878 a 1904. Foi vice-presidente da Câmara dos Deputados em 1885 e presidente de 1890 a 1897. Com a proclamação da República, foi forçado a exilar-se, passando perto de sete anos em França e na Bélgica. 
A vida política não impediu Manuel Afonso de Espregueira de fazer a sua carreira militar, atingindo, em 1901, o posto de general da divisão, no qual se reformou, em 1902, por ter atingindo o limite de idade.

 (clique nas imagens para ampliar e ver melhor)

Busto de Manuel Afonso Espregueira (setembro 2008), Viana do Castelo
Busto de Manuel Afonso Espregueira (março 2013), Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Hoje é dia mundial do beijo

Beijar é um ato comum em várias sociedades como forma de demonstração de amor, gratidão, carinho, amizade… sem precisar de palavras. Já beijou alguém hoje? Viana é Amor. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

O segundo espaço verde mais antigo da cidade

Criado em 1888, de forma triangular com 5.500m2 Jardim D. Fernando  Praça General Barbosa Monserrate, Viana do Castelo 📸 14 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.