Avançar para o conteúdo principal

Bustos que homenageiam figuras ilustres na cidade de Viana

Este busto, inaugurado em 1936, homenageia o vianense Manuel Afonso Espregueira. Erguido no Jardim Público Marginal, em Viana do Castelo, é uma obra do Mestre Henrique Moreira. 
Manuel Afonso de Espregueira nasceu em Viana do Castelo, a 5 de Junho de 1835, e veio a falecer na sua casa de Vila-Franca, Viana do Castelo, a 28 de Dezembro de 1917. 
Era filho de Mateus António Santos Barbosa, oficial do Exército, e de D. Teresa Carolina Afonso. 
Foi eleito deputado pelo Partido Progressista por Viana e Arcos-de-Valdevez, nas legislaturas de 1869 a 1870 e de 1878 a 1904. Foi vice-presidente da Câmara dos Deputados em 1885 e presidente de 1890 a 1897. Com a proclamação da República, foi forçado a exilar-se, passando perto de sete anos em França e na Bélgica. 
A vida política não impediu Manuel Afonso de Espregueira de fazer a sua carreira militar, atingindo, em 1901, o posto de general da divisão, no qual se reformou, em 1902, por ter atingindo o limite de idade.

 (clique nas imagens para ampliar e ver melhor)

Busto de Manuel Afonso Espregueira (setembro 2008), Viana do Castelo
Busto de Manuel Afonso Espregueira (março 2013), Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.