Avançar para o conteúdo principal

E depois do ''Adeus''?

Os trabalhadores e muitos Vianenses disseram hoje, segunda-feira, por volta das 14H00, adeus ao último navio construído pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que partiu a caminho da Base Naval de Lisboa, no Alfeite.
Em virtude da intenção do Governo encerrar a empresa e entregar a subconcessão, no início do próximo ano, ao grupo Martifer, o NRP (Navio da República Portuguesa) "Figueira da Foz" terá sido o último dos mais de 220 navios construídos durante os 69 anos de atividade dos ENVC.
A partir de agora o destino é incerto para o estaleiro e para os 609 postos de trabalho.

O NRP Figueira da Foz a caminho da Base Naval do Alfeite

Trabalhadores dos ENVC dizem adeus ao NRP Figueira da Foz

E depois do "adeus" a incerteza dos trabalhadores

Alguns vianenses a registarem a partida da última construção dos ENVC

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo