Avançar para o conteúdo principal

Abandonados, mas cheios de histórias

Nesta sequência de imagens dou a conhecer 5 edifícios, de diferentes épocas, que já foram importantes na vida dos vianenses mas estão, presentemente, votados ao abandono e à degradação. Locais abandonados, sem uso, mas que têm a sua história para contar e fizeram parte da história de muita gente.

CONVENTO DE S. FRANCISCO 
Convento do século XIV, isolado no meio da encosta do Monte de Santa Luzia, no Lugar de Abelheira, Viana do Castelo, há anos que está votado ao abandono. 
Com a extinção das Ordens Religiosas em 1834, foi comprado pelo visconde de Carreira. A partir da década de 60 do século passado, o espaço entrou em progressivo estado de degradação e, em 1987, o último proprietário, Rui Feijó, doou-o à Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, que o vendeu em 2001, ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o seu atual proprietário.


COMPLEXO TURÍSTICO DO LUZIAMAR 
O complexo Turístico do Luziamar abriu ao público no ano de 1974. Foi durante muitos anos um espaço de referência na Região Norte e Galiza.
Este equipamento oferecia serviço de restaurante, bar, piscina, campos de ténis… mas a sua discoteca era o espaço de animação mais afamado e procurado.
Na década de 90 do século XX, a discoteca fechou portas e a partir daí todo o empreendimento caiu no abandono. As instalações foram progressivamente vandalizadas apresentando hoje um estado de completa degradação.


MATADOURO MUNICIPAL
Situado na entrada norte da cidade, junto à Estrada Nacional 13 o edifício, que se encontra num estado avançado de degradação, foi inaugurado em 1926.
Desativado há cerca duas décadas, já em 2004 a autarquia teve intenções de recuperar e transformar o edifício do antigo Matadouro em Arquivo Municipal.


SECA DO BACALHAU 
Pertencente à Empresa de Pesca de Viana, a antiga e bem conhecida Seca do Bacalhau de Darque – Viana do Castelo, que se destinava a receber o fiel amigo proveniente das capturas dos navios vindos dos mares da Terra Nova e Gronelândia, foi construída no ano de 1914.
O bacalhau da seca de Viana tinha fama em todo o país, graças, entre outras coisas, à sua secagem natural (em estendais de arame onde se dispunham as folhas de bacalhau a secar ao sol).
Está desativada há décadas.


PRAÇA DE TOUROS 
Situada no Parque da Cidade, a antiga praça de touros, inaugurada em 1948, foi adquirida pela Câmara de Viana do Castelo em 2008. Desde então, está abandonada e a degradar-se. 
Já foi pensado transformá-la em Museu de Ciência Viva e em Centro de Mar. Presentemente, está sem destino.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Pista de Gelo em Viana do Castelo

Neste período festivo, entre outras iniciativas levadas a cabo pelo Município de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, funcionará de 5/12 a 6/01, das 10H00 às 20H00 e nos fins-de-semana e vésperas de feriados das 10H00 às 24H00, uma Pista de Gelo que está a ser instalada na Av. da Liberdade. Esta e outras actividades têm a finalidade de animar a cidade de Viana do Castelo e promover a sua atractividade.

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Passagem de ano de Viana do Castelo com música e fogo de artifício

A festa de Passagem de Ano 2024/2025, em Viana do Castelo, está marcada para o dia 31 de dezembro, no Centro Cultural da cidade. A partir das 23h00, a garantir a animação estarão os Dj’s SIMANBEATZ, BLUAY, AVATAR, FÁBIO GONÇALVES, PETTE e PEDRO PEREIRA, que irão assegurar a música até às 06h00. No último dia do ano, quando soarem as 12 badaladas, vão poder assistir ao habitual Fogo de Artifício sobre o Rio Lima. Reúna a família e os amigos e venham a Viana do Castelo para se despedirem de 2024 e entrarem em 2025 com o pé direito. Saiba mais pormenores, AQUI .

A tradição está de volta!

Interrompida devido à pandemia, a tradição do Moscatel com Banana vai ser retomada este ano (sábado, 24), como habitualmente na véspera de Natal. A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, integra o programa “Viana, Coração do Natal”. Trata-se de um costume que prevaleceu durante décadas no estabelecimento comercial de Viana do Castelo “Casa Riolanda”,  mais conhecida como “Bananeiro”, mas que foi interrompido no ano de 2016, por encerramento do estabelecimento.   Graças ao clube vianense de futsal feminino Santa Luzia Futebol Clube, esta tradição teve continuidade mas, desde 2016, na Praça da República, a poucos metros da antiga Casa Riolanda. No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, entre as 10h00 e as 20h00, na Praça da República, cerca 400 litros de moscatel e 200 quilos de banana vão estar disponíveis para serem servidos às centenas de pessoas que são esperadas no local para conviverem e cumprirem a tradição. Conheça um pouco da história do “Bananeiro” e da tradição...