Avançar para o conteúdo principal

Abandonados, mas cheios de histórias

Nesta sequência de imagens dou a conhecer 5 edifícios, de diferentes épocas, que já foram importantes na vida dos vianenses mas estão, presentemente, votados ao abandono e à degradação. Locais abandonados, sem uso, mas que têm a sua história para contar e fizeram parte da história de muita gente.

CONVENTO DE S. FRANCISCO 
Convento do século XIV, isolado no meio da encosta do Monte de Santa Luzia, no Lugar de Abelheira, Viana do Castelo, há anos que está votado ao abandono. 
Com a extinção das Ordens Religiosas em 1834, foi comprado pelo visconde de Carreira. A partir da década de 60 do século passado, o espaço entrou em progressivo estado de degradação e, em 1987, o último proprietário, Rui Feijó, doou-o à Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, que o vendeu em 2001, ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o seu atual proprietário.


COMPLEXO TURÍSTICO DO LUZIAMAR 
O complexo Turístico do Luziamar abriu ao público no ano de 1974. Foi durante muitos anos um espaço de referência na Região Norte e Galiza.
Este equipamento oferecia serviço de restaurante, bar, piscina, campos de ténis… mas a sua discoteca era o espaço de animação mais afamado e procurado.
Na década de 90 do século XX, a discoteca fechou portas e a partir daí todo o empreendimento caiu no abandono. As instalações foram progressivamente vandalizadas apresentando hoje um estado de completa degradação.


MATADOURO MUNICIPAL
Situado na entrada norte da cidade, junto à Estrada Nacional 13 o edifício, que se encontra num estado avançado de degradação, foi inaugurado em 1926.
Desativado há cerca duas décadas, já em 2004 a autarquia teve intenções de recuperar e transformar o edifício do antigo Matadouro em Arquivo Municipal.


SECA DO BACALHAU 
Pertencente à Empresa de Pesca de Viana, a antiga e bem conhecida Seca do Bacalhau de Darque – Viana do Castelo, que se destinava a receber o fiel amigo proveniente das capturas dos navios vindos dos mares da Terra Nova e Gronelândia, foi construída no ano de 1914.
O bacalhau da seca de Viana tinha fama em todo o país, graças, entre outras coisas, à sua secagem natural (em estendais de arame onde se dispunham as folhas de bacalhau a secar ao sol).
Está desativada há décadas.


PRAÇA DE TOUROS 
Situada no Parque da Cidade, a antiga praça de touros, inaugurada em 1948, foi adquirida pela Câmara de Viana do Castelo em 2008. Desde então, está abandonada e a degradar-se. 
Já foi pensado transformá-la em Museu de Ciência Viva e em Centro de Mar. Presentemente, está sem destino.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A tradição das “Maias”

Hoje, dia 1 de maio, cumpriu-se uma tradição que ainda se mantém bem viva na cidade de Viana do Castelo, é as varandas dos edifícios da Praça da República aparecerem enfeitadas com as tradicionais “Maias”, ou coroas de flores. A exposição é promovida pela Câmara Municipal e hoje, como em todos os anos, lá estão as “Maias” a embelezar aquela que é considerada a “sala de visitas” de Viana do Castelo. Transcrevo um texto retirado do site da RTAM, que explica o porquê desta tradição das "Maias".  A Maia, chamada, também, "Rainha do Maio", ou "Rosa do Maio", era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia descantes toda a noite (1.º de Maio); outras vezes, uma menina coroada com flores, que se enfeitava com o vestido branco, jóias, etc., sendo colocada num trono florido, e venerada todo o dia com danças e cantares.  Esta festa, sem dúvida com reminiscências pagãs (celtas-romanas), foi proibida várias vezes (caso de Lisboa onde em 1402, p...

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Coroas de maio

Exposição das coroas de maio nas varandas dos edifícios da Praça da República de Viana do Castelo. Tradição das Maias e do ritual de enfeite de varandas de edifícios elaboradas pelas freguesias do concelho.

VIANA | Tradição das Maias voltou a florir a Praça

Na noite de 30 de abril para 1 de maio, na Praça da República, em Viana do Castelo, cumpriu-se com o ritual de se enfeitarem as varandas dos edifícios da “sala de visitas” da cidade, com Maias (coroas com flores e giestas amarelas). Esta tradição, cujas origens se perdem no tempo, de colocar ramos de giestas ou Maias (coroas) nas portas, janelas ou varandas das casas, revela aspetos diferentes nas várias regiões do país. Para uns, esta tradição encontra-se ligada a ritos de fertilidade, do início da Primavera e do novo ano agrícola ou que afasta o mau-olhado e as bruxas de casa. No Alto Minho, a lenda que se conta, e a mais habitual, é a seguinte: Herodes soube que a Sagrada Família na fuga para o Egipto pernoitaria numa certa aldeia. E estava já disposto a mandar matar todas as crianças do sexo masculino. Perante tal morticínio, um outro Judas, informa-o de que tal não valeria a pena. Também, não lhe dizia onde estava o Menino Jesus, mas colocaria um ramo de giesta florida na cas...

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.