Avançar para o conteúdo principal

Romaria da Senhora da Agonia 2015, já tem programa


Acaba de ser divulgado o programa da Romaria d'Agonia de 2015, ainda que provisório. A festa realiza-se nos dias 20, 21, 22 e 23 de agosto. Considerada por muitos a maior e mais característica romaria de Portugal, atrai todos os anos à cidade de Viana do Castelo muitos milhares de forasteiros.
Logo no primeiro dia das Festas, 20 de agosto - quinta-feira, os “Tapetes Floridos” nas ruas da Ribeira e a procissão de Nossa Senhora ao rio Lima e ao Mar marcam, este ano, o início das tradicionais festas de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo. 
Os pontos altos da Romaria sucedem-se ao longo dos quatro dias, com destaque para Procissão ao Mar que terá lugar no dia 20 de Agosto, dia da Senhora d’Agonia, padroeira dos pescadores locais, o Desfile da Mordomia (dia 21), o Cortejo Etnográfico (dia 22) e ainda a Procissão Solene da Senhora da Agonia (dia 23)... são razões para uma visita a Viana. 

Veja AQUI o Programa Definitivo
Veja AQUI o Programa Provisório Completo 
 Saiba mais sobre a Romaria da Agonia AQUI

Romaria d'Agonia



Procissão ao Mar



Noite dos Tapetes da Ribeira



Revista de Gigantones



Cortejo Etnográfico



Desfile da Mordomia

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados arqueológicos”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

20 de janeiro. Neste dia, em…

1848 - A vila de Viana do Minho era elevada a cidade com o nome de Viana do Castelo. Foi há 178 anos por carta régia de D. Maria II. 2008 - Era inaugurada a nova Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Está localizada junto ao rio Lima. 2016 - Uma nova rua nasce no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Construída de raiz, a nova artéria liga a rua Pedro Homem de Mello à rua da Bandeira, em frente ao edifício do antigo Governo Civil. O novo arruamento recebe o nome do arquiteto José Fernandes Martins, autor de diversos edifícios da cidade como a Fábrica de Chocolate Avianense ou a Vila Rosa. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.