Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

Num artigo publicado no passado dia 2 de setembro, o jornal britânico “The Guardian” destaca na sua edição online, as dez melhores praias secretas de Portugal.
A Praia de Paçô, situada na freguesia de Carreço (Viana do Castelo), está no top 10 das praias secretas de Portugal segundo os especialistas deste conceituado jornal britânico.

Veja AQUI o artigo em inglês publicado no "The Guardian"

Características da Praia de Paçô: 
  • Praia semi-natural, inserida no trilho ambiental de Paçô/Carreço.  
  • Bandeira Azul, desde 1996.  
  • Extensão, comprimento 350m e largura média 80m, areia fina a média, com forte componente de quartzo.  
  • Velocidade média do vento, 7-8 Km/h, predominando ventos de N/NW e W/SW.  
  • Temperatura média durante o ano: 12º C. 
  • Temperatura média no Verão: 19º C.  
  • Temperatura média da água de banho: 15º C.



MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.