Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Antigo Edifício da Quimigal vai conhecer um novo destino


No seu lugar vão ser construídos 22 apartamentos de luxo, num edifício composto por cave, rés do chão e dois andares.
Ainda no passado dia 21 de fevereiro tinha referido (ver AQUI) a situação em que se encontrava este antigo armazém, em pleno coração da cidade.

 “Edifício em Viana do Castelo devoluto há 30 anos vai ser habitação de luxo 
O antigo armazém da Quimigal Adubos, um edifício devoluto e abandonado há mais de três décadas na frente ribeirinha de Viana do Castelo, vai ser demolido e transformado em habitação de luxo, divulgou hoje o promotor da obra. 
"A reabilitação desta zona nobre da cidade vai ser o maior investimento da última década, no setor imobiliário, em Viana do Castelo", afirmou hoje à agência Lusa, Fernando Peixoto. 
O imóvel, antigo armazém da Quimigal Adubos, em avançado estado de degradação, está situado junto à antiga doca comercial onde está atracado o navio museu Gil Eannes. Para aquela zona está ainda prevista a construção de uma marina atlântica que sirva navios de cruzeiro. 
"No futuro, será uma grande valorização para o empreendimento porque, nessa altura, esta zona da cidade será uma das portas de entrada mais importantes da cidade, com a chegada dos grandes veleiros vindos de toda a Europa", afirmou o empresário. 
Mais do que o investimento na aquisição do imóvel e no projeto de transformação em habitação, Fernando Peixoto, de 50 anos, um dos dois sócios do projeto Reabilitar Viana, "prefere" destacar "a paixão pela cidade e pela valorizarão do património da cidade". 
"O valor final global deste projeto envolve alguns milhões de euros. É um empreendimento virado para as famílias, para fixar famílias no centro da cidade", destacou. 
O edifício foi adquirido "há cerca de duas semanas, sendo que as obras deverão começar ainda este ano". 
"O projeto está em fase de conclusão. Está a ser feito com todo o cuidado. Dentro de duas semanas deverá dar entrada na câmara o pedido de licenciamento e esperamos, ainda este ano, iniciar a demolição, para iniciar a empreitada". 
Construído de raiz, o empreendimento vai ocupar uma área de 5.550 metros quadrados, com cave, rés do chão e dois andares, num total de 22 apartamentos. 
"Em forma de 'U' o edifício vai nascer totalmente virado para o mar e terá, a meio, uma praça verde, aberta à comunidade. 
O projeto do arquiteto Fernando Jorge vai ser apresentado à cidade, em breve", adiantou. 
Criado, em 2016, o projeto Reabilitar Viana "começou com um apartamento e tem, atualmente, quer em fase de projeto ou já em reabilitação, cerca de 100 apartamentos situados em prédios antigos de várias ruas do centro histórico da cidade". 
"Reabilitamos o passado, mas garantimos condições de habitabilidade e conforto do século XXI. É o conceito de chave na mão, com muita qualidade. A empresa aposta sobretudo no produto "chave na mão" que envolve todo o processo, do projeto à obra final, incluindo decoração e mobiliário de projeto ou construção", referiu o empresário. 
Fernando Peixoto sublinhou ainda que além da reabilitação a marca "aposta na dinamização da economia local, envolvendo na reabilitação as empresas do concelho e da região”.”

Artigo da Agência LUSA de 2018.03.19

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

VIANA BATE FORTE: Todos os horários, todas as atuações, todos os palcos e o estado do tempo

Começa hoje o Festival VIANA BATE FORTE. De entrada gratuita, vai decorrer nas praças da República, Liberdade e Erva, no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. São apenas dois dias, 13 e 14 de setembro, mas há muitas opções, com 16 concertos para ver, ouvir e sentir, que prometem animar todos os públicos com diferentes sonoridades e ritmos. Cria o teu roteiro e prepara-te para “navegar” pelos três palcos e 16 concertos: DIA 13, SEXTA-FEIRA 21h00 > Picas > PALCO DA ERVA 21h30 > Ala dos Namorados > PALCO DA LIBERDADE 22h15 > Ricardo Ribeiro > PALCO DA REPÚBLICA 22h45 > Khiaro > PALCO DA ERVA 23h15 > Quinta do Bill > PALCO DA LIBERDADE 00h15 > Blind Zero > PALCO DA REPÚBLICA 01h00 > Linda Martini > PALCO DA LIBERDADE 01h00 > Klin Klop > PALCO DA ERVA DIA 14, SÁBADO  21h00 > Malva > PALCO DA ERVA 21h30 > Ana Bacalhau > PALCO DA LIBERDADE 22h15 > Cláudia Pascoal > PALCO DA REPÚBLICA 22h45 > João Gil > PALCO DA

Um complexo em ruínas chamado Luziamar

Recentemente foi colocada ao redor do que resta deste emblemático empreendimento, uma nova vedação e uma placa com o nome da empresa atual proprietária do espaço. Será que está para breve alguma intervenção no sentido de se recuperar este importante espaço degradado da cidade de Viana do Castelo? O complexo turístico do Luziamar abriu portas em 1974 e fechou em meados da década de 90 do século passado. Durante grande parte do tempo em que se manteve em atividade, foi umas das principais referências na noite da região Norte de Portugal e da Galiza, sobretudo devido à sua discoteca, marcando uma geração que ainda hoje o recorda com saudade. Nos últimos anos, a empresa proprietária do Luziamar já teve diferentes projetos no sentido de recuperar aquele espaço mas, até ao momento, ainda nenhum se concretizou. Em 2015, numa reunião da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi revelado que era vontade do atual proprietário: ..."recuperar a atual envolvência do Luziamar", acresce

Da fama à decadência

Há alguns anos atrás, a zona do Cabedelo, em Viana do Castelo, tinha dois equipamentos que atraiam e cativavam muitos dos que lá se deslocavam. Eram eles o complexo turístico “Luziamar” e o Bar “Raio Verde”. O brilho de outrora desses dois espaços foram progressivamente desaparecendo apresentando, presentemente, o aspecto desolador que as imagens em baixo mostram. O complexo Turístico do Luziamar abriu ao público no ano de 1974. Entre os vários serviços, contava com bar, restaurante, discoteca, piscinas e campos de ténis. O que mais distinguiu este empreendimento foi a sua discoteca, que chegou a constituir-se como uma das principais referências na região norte. Mas, na década de 90, a discoteca fechou portas e a partir daí todo o empreendimento caiu no abandono. As instalações foram progressivamente vandalizadas apresentando hoje um estado de completa degradação, que dão um péssimo aspecto àquela zona. A sociedade que detém o Luziamar tem anunciado nos últimos anos, po

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Viana de Outros Tempos

O Azeiteiro, uma antiga profissão do século passado, já extinta. Era uma autêntica mercearia ambulante. Para além de azeite, também vendiam vinho, arroz, açúcar e outros produtos de mercearia. Quem se lembra?