Avançar para o conteúdo principal

Romaria d’Agonia 2023, de 14 a 22 de agosto


A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo.

“A festa já se tornou tão grande que justifica mais dias, para podermos dedicar mais atenção aos quadros principais e evitar dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição. Espaçando esses quadros será possível dar-lhes mais visibilidade e ao mesmo tempo permitir a quem nos visita poder também usufruir de Viana do Castelo”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia.

O arranque da festa em 2023 será dado a 05 de agosto, sábado, pelas 16h00, com a abertura da XXI edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia. O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, segunda-feira, com a Praça da Música, na Praça da Liberdade, pelas 22h00.

Nos dias 15 e 16 de agosto os destaques vão, respetivamente para o Festival Folclórico, na Praça da Liberdade, e para a Festa do Traje, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

“A festa já antes se vivia, nos dias anteriores e prolongava-se além do calendário oficial. Ao alargamos os dias, estamos criar mais condições de segurança e de comodidade, que são também ajustadas à grandeza que a Romaria alcançou em cerca de 250 anos de história”, justifica António Cruz.

No dia 17 de agosto, quinta-feira, pelas 08h30, acontece a primeira Alvorada na Praça da República, seguindo- se concertos musicais na cidade. Às 11h00 terá lugar a apresentação de cumprimentos ao Executivo Municipal e, pelas 12h00, a primeira revista de gigantones e cabeçudos.

Ainda no mesmo dia, o destaque principal vai para o Desfile da Mordomia pelas ruas de Viana do Castelo, com saída prevista as 16h00 do Palácio dos Cunhas; e à noite, o espetáculo musical com “Sons do Minho”, na Praça da Liberdade, pelas 22h00, e a primeira sessão de fogo-de-artifício, pelas 24h00, no Campo d’Agonia.

No dia 18 de agosto, sexta-feira, estão previstas as habituais alvoradas e revistas de gigantones e cabeçudos, além de concertos musicais na cidade. Da parte da tarde realiza-se a tradicional Procissão Solene com saída do Santuário de Nossa Senhora d’Agonia, pelas 16h00, do Desfile “Vamos para o Festival”, pelas 21h00, seguido do Festival Folclórico no Palco da Praça da Liberdade e à meia-noite nova sessão de fogo-de-artifício no Jardim Marginal.

O dia 19 de agosto, sábado, é marcado, por um dos momentos emblemáticos da Romaria, o Cortejo Histórico- Etnográfico, com saída às 16h00. À noite teremos o desfile de grupos de bombos e cabeçudos na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, e o espetáculo musical com “Augusto Canário e Amigos”, no Campo da Senhora d’Agonia, às 22h00. Durante a noite inicia-se a confeção dos “Tapetes Floridos” nas ruas da Ribeira, e terá lugar nova sessão de fogo-de-artifício, pelas 24h00, designado por Fogo do Meio ou da Santa, a partir do Campo d’Agonia.
 
O dia 20 de agosto, domingo, dia da padroeira, a manhã é dedicado à visita às ruas da Ribeira para admirar os “Tapetes Floridos”, cuidadosamente preparados durante toda a noite e que serão percorridos durante a tarde no regresso dos andores a terra após a Procissão ao Mar. O dia termina com mais um Festival Folclórico na Praça da Liberdade seguido da tradicional “Serenata” no rio Lima.

A extensão do programa oficial prevê ainda mais atividades no dia 21 de agosto, segunda-feira, e o encerramento oficial da XXI “Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia” no dia 22 de agosto, terça- feira, pelas 22h00 com um concerto musical.

A devoção à Senhora d'Agonia iniciou-se em 1751, com a entrada da imagem na Capela do Bom Jesus. Em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para todos os anos se celebrar nesta capela, no dia 20 de agosto, uma Missa Solene, data que a cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal e que se comemora desde então.

Consulte o programa completo, AQUI.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sabe o que vai acontecer de 3 a 13 de julho?

Em contagem decrescente para o MARGINAL - FESTA NO JARDIM . De 3 a 13 de julho! No Jardim Público e no Jardim Marginal de Viana do Castelo. Animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (3 a 6 de julho, no Anfiteatro da Marina) e Viana STARTS integram a programação. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo Toda a programação em 👇  

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

A mais recente atração de Monção

É uma pintura mural em 3D tão realista que parece real. Trata-se de um trabalho feito à escala quase real de uma réplica do último comboio que circulou naquela vila do Alto Minho (linha encerrou em janeiro de 1990). Da autoria do artista Vile, esta obra, com uma extensão de 76 metros, é composta por uma locomotiva e quatro carruagens de passageiros. Situada nas proximidades da antiga estação ferroviária, esta pintura hiper-realista, inaugurada no passado mês de abril, deslumbra quem por ali passa. O seu tamanho e os detalhes são impressionantes. Até parece que o comboio voltou a Monção passados 35 anos. 📸 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo

O Filme promocional da Romaria D’Agonia 2025 estreia quinta-feira (26)

A atriz Custódia Gallego, uma das vozes mais reconhecidas da ficção portuguesa e do cinema de animação, dá voz ao vídeo promocional da Romaria D’Agonia 2025, intitulado “O Legado em Cada Gesto – Romaria D’Agonia”, que se realiza de 12 a 20 de agosto, em Viana do Castelo. “O Legado em Cada Gesto – Romaria D’Agonia” é o título do novo filme, que nos transporta para o interior de uma antiga casa vianense, onde uma jovem descobre um baú. Lá dentro, encontra um traje tradicional, uma carta da avó e a herança de uma Romaria que se transmite de geração em geração. Guiada pelas palavras da avó, a jovem percorre uma viagem sensorial, onde o sal nas ruas, os colares de contas, os bombos e os cabeçudos são memória viva e afetiva. Na noite desta quinta-feira, 26 de junho, estreia o Filme promocional da Romaria D’Agonia 2025, nas plataformas oficiais online. Com produção da VianaFestas e realização de Flávio Cruz, conta com a participação especial de cerca de duzentas pessoas de Viana do Castelo, c...

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)