Avançar para o conteúdo principal

Romaria d’Agonia 2023, de 14 a 22 de agosto


A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo.

“A festa já se tornou tão grande que justifica mais dias, para podermos dedicar mais atenção aos quadros principais e evitar dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição. Espaçando esses quadros será possível dar-lhes mais visibilidade e ao mesmo tempo permitir a quem nos visita poder também usufruir de Viana do Castelo”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia.

O arranque da festa em 2023 será dado a 05 de agosto, sábado, pelas 16h00, com a abertura da XXI edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia. O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, segunda-feira, com a Praça da Música, na Praça da Liberdade, pelas 22h00.

Nos dias 15 e 16 de agosto os destaques vão, respetivamente para o Festival Folclórico, na Praça da Liberdade, e para a Festa do Traje, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

“A festa já antes se vivia, nos dias anteriores e prolongava-se além do calendário oficial. Ao alargamos os dias, estamos criar mais condições de segurança e de comodidade, que são também ajustadas à grandeza que a Romaria alcançou em cerca de 250 anos de história”, justifica António Cruz.

No dia 17 de agosto, quinta-feira, pelas 08h30, acontece a primeira Alvorada na Praça da República, seguindo- se concertos musicais na cidade. Às 11h00 terá lugar a apresentação de cumprimentos ao Executivo Municipal e, pelas 12h00, a primeira revista de gigantones e cabeçudos.

Ainda no mesmo dia, o destaque principal vai para o Desfile da Mordomia pelas ruas de Viana do Castelo, com saída prevista as 16h00 do Palácio dos Cunhas; e à noite, o espetáculo musical com “Sons do Minho”, na Praça da Liberdade, pelas 22h00, e a primeira sessão de fogo-de-artifício, pelas 24h00, no Campo d’Agonia.

No dia 18 de agosto, sexta-feira, estão previstas as habituais alvoradas e revistas de gigantones e cabeçudos, além de concertos musicais na cidade. Da parte da tarde realiza-se a tradicional Procissão Solene com saída do Santuário de Nossa Senhora d’Agonia, pelas 16h00, do Desfile “Vamos para o Festival”, pelas 21h00, seguido do Festival Folclórico no Palco da Praça da Liberdade e à meia-noite nova sessão de fogo-de-artifício no Jardim Marginal.

O dia 19 de agosto, sábado, é marcado, por um dos momentos emblemáticos da Romaria, o Cortejo Histórico- Etnográfico, com saída às 16h00. À noite teremos o desfile de grupos de bombos e cabeçudos na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, e o espetáculo musical com “Augusto Canário e Amigos”, no Campo da Senhora d’Agonia, às 22h00. Durante a noite inicia-se a confeção dos “Tapetes Floridos” nas ruas da Ribeira, e terá lugar nova sessão de fogo-de-artifício, pelas 24h00, designado por Fogo do Meio ou da Santa, a partir do Campo d’Agonia.
 
O dia 20 de agosto, domingo, dia da padroeira, a manhã é dedicado à visita às ruas da Ribeira para admirar os “Tapetes Floridos”, cuidadosamente preparados durante toda a noite e que serão percorridos durante a tarde no regresso dos andores a terra após a Procissão ao Mar. O dia termina com mais um Festival Folclórico na Praça da Liberdade seguido da tradicional “Serenata” no rio Lima.

A extensão do programa oficial prevê ainda mais atividades no dia 21 de agosto, segunda-feira, e o encerramento oficial da XXI “Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia” no dia 22 de agosto, terça- feira, pelas 22h00 com um concerto musical.

A devoção à Senhora d'Agonia iniciou-se em 1751, com a entrada da imagem na Capela do Bom Jesus. Em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para todos os anos se celebrar nesta capela, no dia 20 de agosto, uma Missa Solene, data que a cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal e que se comemora desde então.

Consulte o programa completo, AQUI.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.