Avançar para o conteúdo principal

VIANA | A festa #saiprarua foi adiada e a culpa é do mau tempo


O #saiprarua, um projeto conjunto da Global Media Group e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, arrancou ontem e ia terminar a 24 de junho no Jardim da Marina de Viana do Castelo. Estavam previstos 17 dias de festa seguida, mas a programação sofre uma interrupção e a culpa é do mau tempo previsto para os próximos dias. Novas datas serão anunciadas em breve.

Pelo palco instalado no Jardim da Marina está previsto passar artistas como Blind Zero, Sandy Kilpatrick, Paulo Sousa, The Oafs, Pequeno David e os Sem Soninho e Diana Martinez. Além de espaços de comida de rua e zona infantil, está também montada uma roda gigante, com 32 metros de altura e 34 cabines.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.