Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Falta de manutenção e descuido no início da época balnear

Já abriu oficialmente a época balnear para as oito praias galardoadas com Bandeira Azul (Afife, Amorosa, Arda/Bico, Cabedelo, Carreço, Castelo de Neiva, Norte e Paçô/Carreço) do concelho de Viana do Castelo.
Por mais incrível que possa parecer, as fotografias tiradas hoje, mostram o estado de desleixo em que se encontra a área de estacionamento da praia Afife, que foi alvo de requalificação há cerca de 4 anos. Há muitos meses que aquele espaço não é alvo de operações de limpeza com efeitos minimamente visíveis.
Nestas fotografias é fácil identificar o estado em que se encontra aquele espaço, que se traduz numa degradação da qualidade ambiental da envolvente de uma das praias mais frequentadas do concelho de Viana do Castelo.
Quem tem a obrigação de garantir a limpeza e manutenção adequadas deste espaço e que lhe atribua a dignidade mínima que se exige? Câmara Municipal? Junta de Freguesia? Exige-se um maior empenho por parte dos órgãos autárquicos.

Desde o início da requalificação deste parque de estacionamento, que os utilizadores da praia de Afife estão descontentes com a obra realizada, mais parece um labirinto, nada prático, com centenas de “pauzinhos” espetados no chão, mais de 25 sinais de trânsito… uma confusão.

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)






MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Alunos de Viana andam em terra e água sem sair do mesmo veículo

Estão a decorrer em Viana do Castelo, desde ontem, prolongando-se por todo o dia de hoje, as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas” que pretendem dar a conhecer as Forças Armadas e ajudar a cativar as gerações mais novas para a vida militar. Ao todo, cerca de 300 alunos de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo participaram em diversas atividades, nomeadamente numa viagem bem fora do comum, diferente e divertida, que mistura terra e água sem sair do mesmo veículo. Um passeio num veículo anfíbio dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa que entusiasmou todos os participantes.

O “Viana Amor & Folia” está a chegar

Já se começa a preparar o “Viana Amor & Folia”. 📸 11 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana volta a celebrar o Carnaval no domingo

O Carnaval está a chegar. Este ano, a terça-feira de Carnaval acontece a 5 de março. Devido ao facto deste dia não ser considerado feriado obrigatório, o Município de Viana do Castelo vai realizar, no domingo, 3 de março, o tradicional Corso de Carnaval. As principais ruas da cidade de Viana do Castelo vão ser palco de muita folia e brincadeira a partir das 16h00. O cortejo da festa onde reina a fantasia, irá contar com 8 carros, 26 grupos e 800 figurantes e tem início na Alameda João Alves Cerqueira (em frente ao Largo Maestro José Pedro), segue pela Av. dos Combatentes da Grande Guerra, Av. Conde da Carreira, Passeio das Mordomas da Romaria, Rua Nova de Santana e termina na Praça 1.º de Maio.

Viana do Castelo festejou o Carnaval

Com o bom tempo a ajudar, Viana do Castelo cumpriu, uma vez mais, a tradição: o Corso de Carnaval saiu hoje à rua com centenas de participantes, trazendo as brincadeiras próprias da época, muita música, cor e animação às milhares de pessoas que se deslocaram à cidade para assistir a esta iniciativa.