Avançar para o conteúdo principal

A minha terra é Viana, são estas ruas estreitas…

Viana do Castelo e as suas ruas estreitas convidam a um vaguear pela cidade e a estar atento aos muitos pormenores que se vão encontrando.



Pedro Homem de Mello (1904-1984) um nome intimamente ligado a Viana do Castelo, especialmente à localidade vianense de Afife, onde tinha residência no Convento de Cabanas, que era o seu refúgio e lugar de inspiração para a escrita, mostrou a sua enorme paixão pelo Alto-Minho e à cidade de Viana do Castelo, dedicando-lhes poemas muito bonitos. Entre os mais famosos consta o “Havemos de ir a Viana” e “A Minha Terra é Viana”, ambos imortalizados pela voz de Amália Rodrigues.

Ouça Amália Rodrigues a cantar “A Minha Terra é Viana”, um dos poemas mais bonitos sobre Viana, escrito por Pedro Homem de Mello.


A minha terra é Viana
Sou do monte e sou do mar
Só dou o nome de terra
Onde o da minha chegar.
Ó minha terra vestida
Da cor da folha da rosa
Ó brancos saios de Perre
Vermelhinhos de Areosa

Virei costas à Galiza
Voltei-me antes para o mar
Santa Marta saias negras
Tem vidrilhos de luar.

Dancei a Gota em Carreço
O Verde Gaio em Afife
Dancei-o devagarinho
Como a lei manda bailar
Como a lei manda bailar
Dancei em fila a Tirana
E dancei em todo o Minho
E quem diz Minho diz Viana.

Virei costas à Galiza
Voltei-me então para o Sul
Santa Marta saias verdes
Deram-lhe o nome de azul.

A minha terra é Viana
São estas ruas estreitas
São os navios que partem
E são as pedras que ficam.
É este sol que me abrasa
Este amor que não engana
Estas sombras que me assustam
A minha terra é Viana.

Virei costas à Galiza
Pus-me a remar contra o vento
Santa Marta saias rubras
Da cor do meu pensamento.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Vila Praia em Flor arranca amanhã!

A partir de amanhã, quarta-feira (30 de abril) e até ao próximo dia 11 de maio, Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai transformar-se num autêntico jardim, para mais uma edição do Vila Praia em Flor. 📸 29 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

O Navio-Escola Sagres já está em Viana do Castelo

No âmbito das comemorações do Dia da Marinha 2025, que este ano se realiza em Viana do Castelo de 14 a 20 de maio, o Navio-Escola Sagres atracou ontem, 9 de maio, junto à Praça da Liberdade. Este grande veleiro da Marinha Portuguesa irá abrir visitas a partir do dia 14 até 18 de maio, nos seguintes períodos: 10h00 às 12h00 | 14h00 às 18h00 | 20h00 às 22h00. A entrada é gratuita. O NRP Sagres foi construído, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de "Albert Leo Schlageter". Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã. Em 1962, foi incorporado na Marinha Portuguesa como navio-escola e com o nome Sagres. 📸 9 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Bem vindo a Viana do Castelo NRP Sagres

Este grande veleiro da Marinha Portuguesa irá abrir visitas a partir do dia 14 até 18 de maio, nos seguintes períodos: 10h00 às 12h00 | 14h00 às 18h00 | 20h00 às 22h00. A entrada é gratuita. 📸 10 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.