"Limpeza" do degradado Porto de Pesca de Viana já começou

Por diversas vezes, o blogue Olhar Viana do Castelo alertou para o lixo e degradação que imperam há anos no Porto de Pesca de Viana do Castelo. 


É com agrado que se constata que a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A., iniciou ontem a empreitada de melhoramento e beneficiação do cais junto à Doca de Marés do Porto de Viana do Castelo.


Que esta empreitada seja o início de outras, pois há mais espaços do Porto de Pesca de Viana do Castelo a precisarem de intervenções semelhantes. É urgente devolver a dignidade a esta infraestrutura tão importante para a cidade de Viana do Castelo.







Comentários

  1. Cátia Ferreira23 março, 2021 11:56

    Quero agradecer ao autor do Olhar Viana do Castelo, pela excelente peça de fotojornalismo de hoje! Pela sua insistência de nos últimos anos ter repetidamente publicado sobre as lixeiras no porto de pesca, é que finalmente estão a levar este trabalho de limpeza.
    Sou uma fã assídua do seu blog.

    ResponderEliminar
  2. Protege-se uma margem , mas a outra margem continua repleta de lixo , resto de obras , e telhas partidas.
    A Cátia vá dar uma volta ao outro lado ( margem esquerda) e marque na agenda o momento que presenciou o lixo e resto de obras.
    A outra margem também é candidáta a Património Mundial .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O blogue Olhar Viana do Castelo já em 18.09.2019 alertou para a lixeira que o Capitão relata (ver em: https://www.olharvianadocastelo.pt/2019/09/lixeira-com-vista-para-o-rio-lima.html ).
      Infelizmente até hoje continua tudo na mesma.
      Esta publicação originou uma notícia da Agência de Notícias LUSA:

      “Detetada lixeira ilegal nas margens do rio Lima

      O comandante da capitania de Viana do Castelo disse hoje ter sido identificada uma lixeira ilegal, em zona portuária, na margem esquerda do rio Lima, em Darque, cuja existência vai ser comunicada à APDL, autoridade administrante do espaço.

      Foi localizada uma grande quantidade de entulho, desde tijolos, pedaços de cimento, e sanitários. Vai ser levantado o auto de notícia e remetido à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), entidade administrante daquela área integrada na zona portuária", adiantou Sameiro Matias.

      O comandante da capitania de Viana do Castelo acrescentou que, "paralelamente, estão a ser desenvolvidas diligências para tentar apurar o responsável pela descarga de entulho".

      O caso foi hoje denunciado, através de redes sociais por um 'blog' local (Olhar Viana do Castelo) que divulgou fotografias do depósito de entulho naquela zona situada junto ao porto de mar e, nas proximidades da praia do Cabedelo, na freguesia de Darque.”

      Eliminar
    2. Cátia Ferreira24 março, 2021 15:14

      Pode ser Capitão mas não faça de mim incompetente! Conheço bem a cidade onde nasci e por 500 anos onde todos os meus antepassados nasceram, e os arrabaldes.
      O meu comentário foi focado jus com o autor do blogue pela excelente peça de fotojornalismo, todas as imagens que publicou contam uma história sobre e somente o que é visível nas fotos. Sei bem que muito mais há por fazer em relação à limpeza em vários pontos nas duas margens.

      Eliminar
  3. Viana nāo é só a cidade .
    Há um vasto território a descobrir. . Aquele que não conhece.
    Passeie a pé , entre no interior de Darque , passeie no Caminho do Esteiro caminho mais longo de Darque , caminhe junto a zona ribeirinha, vá pela antiga Estrada Real, vá ver as Salinas
    Tem muito para , ver , e descrever, e até fotografar .
    Darque nāo é só a estrada N13. . .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Os terrenos da antiga SOMARTIS vão voltar a ganhar vida

Viana vai ter uma nova ponte sobre o rio Lima

Sondagem: Socialistas lideram em Viana do Castelo

Da antiga SOMARTIS nem a chaminé escapou à demolição

Dia Internacional de Limpeza Costeira