Avançar para o conteúdo principal

Que destino para o edifício do antigo Matadouro Municipal?

O edifício do antigo Matadouro, património do Município de Viana do Castelo, está votado ao abandono há décadas, à espera de ser recuperado e de ganhar nova vida.

Esta infraestrutura começou a funcionar em outubro de 1926, sendo desativada na década de 90.

Daí para cá houve várias tentativas de reabilitação do espaço, nomeadamente a sua remodelação e ampliação para acolher o Arquivo Municipal de Viana do Castelo (o projeto chegou a ser aprovado em reunião do executivo em janeiro de 2010). Também foi avançada a sua requalificação para dar lugar a um espaço coletivo de Memória, Tradição e Imagem. No entanto, estas decisões nunca passaram à prática. 

Entretanto, com todas as indecisões relativamente ao destino a dar ao edifício do antigo Matadouro Municipal de Viana do Castelo, vai-se assistindo à sua degradação diária.

O Matadouro Municipal é um património afetivo que faz parte da história da cidade e dos seus habitantes, que não devemos ignorar.


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Alunos de Viana andam em terra e água sem sair do mesmo veículo

Estão a decorrer em Viana do Castelo, desde ontem, prolongando-se por todo o dia de hoje, as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas” que pretendem dar a conhecer as Forças Armadas e ajudar a cativar as gerações mais novas para a vida militar. Ao todo, cerca de 300 alunos de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo participaram em diversas atividades, nomeadamente numa viagem bem fora do comum, diferente e divertida, que mistura terra e água sem sair do mesmo veículo. Um passeio num veículo anfíbio dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa que entusiasmou todos os participantes.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

O “Viana Amor & Folia” está a chegar

Já se começa a preparar o “Viana Amor & Folia”. 📸 11 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo