Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo - Falta de civismo e ausência de autoridade

Numa curta caminhada pela nossa cidade, no passado dia 19 de Maio e em apenas 30 minutos, detectei dezenas de estacionamentos de viaturas em cima dos passeios (a maioria deles construídos recentemente).
Este cenário, infelizmente, acontece todos os dias e cada vez com mais frequência.
Neste pequeno espaço de tempo, percorri várias ruas de Viana e encontrei muitos estacionamentos indevidos mas nem um único agente de autoridade. Onde pára a nossa polícia, será que todos os agentes desta cidade andam à civil? Pois consegue-se a proeza de percorrer as principais ruas da cidade sem que se ponha a vista em cima de um único polícia que seja.
O que é mais revoltante em todas estas situações é que os infractores, em quase todas as situações, tinham estacionamento gratuito a curtas distâncias dos locais onde se encontravam mal estacionados.
De seguida, mostro algumas fotografias de situações que comprovam o que atrás referi.

Em plena Praça da Liberdade


Junto à nova Biblioteca Municipal


Largo de S. Domingos


Zona nas traseiras do Castelo de Santiago da Barra. A cerca de 100m (Junto à antiga lota do peixe e ao edifício do Salva-Vidas) existe espaço para estacionamento gratuito para dezenas de viaturas e que se encontra todos os dias sem um único veículo. Os proprietários destas viaturas, coitados, podem-se cansar se andarem a pé 100m, para irem trabalhar nos Estaleiros Navais.


Este passeio, construído recentemente, com estacionamento diário nos dois lados do mesmo, é junto à Igreja da Senhora D'Agonia.
Os senhores condutores destas viaturas têm igualmente a cerca de 100m estacionamento gratuito, todos os dias (no espaço onde se realiza a feira semanal, no campo D'Agonia).

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

O palco está montado. Amanhã há Gala na Praça

Do XXVII FESTIVAL DE FOLCLORE INTERNACIONAL ALTO MINHO , que se realiza este ano de 14 a 20 de julho, em Viana do Castelo, constam três Galas que se vão realizar na Praça da República: Terça-feira | 15 de julho 21h30 | GALA DE BOAS-VINDAS Sexta-feira | 18 de julho 21h30 | GALA ABRAÇO DE CULTURAS Sábado | 19 de julho 21h30 | GALA DA DESPEDIDA Países participantes : ESLOVÉNIA, FRANÇA, LITUÂNIA, MÉXICO, POLÓNIA, PORTUGAL, VENEZUELA Para além destas Galas na Praça da República, há muito mais para ver e participar. Consulte o programa completo aqui 👇 📸 14 julho 2025 | Olhar Viana do Castelo

A Arte do Crochet na Vila das Artes

O Crochet já saiu à Rua… em Vila Nova de Cerveira. Este ano sob o tema “Explosão de Cores / Yarn Colour”. Pode ser visto entre julho e setembro de 2025. 📸 5 julho 2025 | Olhar Viana do Castelo

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Sabe o que vai acontecer de 3 a 13 de julho?

Em contagem decrescente para o MARGINAL - FESTA NO JARDIM . De 3 a 13 de julho! No Jardim Público e no Jardim Marginal de Viana do Castelo. Animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (3 a 6 de julho, no Anfiteatro da Marina) e Viana STARTS integram a programação. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo Toda a programação em 👇