Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo - Falta de civismo e ausência de autoridade

Numa curta caminhada pela nossa cidade, no passado dia 19 de Maio e em apenas 30 minutos, detectei dezenas de estacionamentos de viaturas em cima dos passeios (a maioria deles construídos recentemente).
Este cenário, infelizmente, acontece todos os dias e cada vez com mais frequência.
Neste pequeno espaço de tempo, percorri várias ruas de Viana e encontrei muitos estacionamentos indevidos mas nem um único agente de autoridade. Onde pára a nossa polícia, será que todos os agentes desta cidade andam à civil? Pois consegue-se a proeza de percorrer as principais ruas da cidade sem que se ponha a vista em cima de um único polícia que seja.
O que é mais revoltante em todas estas situações é que os infractores, em quase todas as situações, tinham estacionamento gratuito a curtas distâncias dos locais onde se encontravam mal estacionados.
De seguida, mostro algumas fotografias de situações que comprovam o que atrás referi.

Em plena Praça da Liberdade


Junto à nova Biblioteca Municipal


Largo de S. Domingos


Zona nas traseiras do Castelo de Santiago da Barra. A cerca de 100m (Junto à antiga lota do peixe e ao edifício do Salva-Vidas) existe espaço para estacionamento gratuito para dezenas de viaturas e que se encontra todos os dias sem um único veículo. Os proprietários destas viaturas, coitados, podem-se cansar se andarem a pé 100m, para irem trabalhar nos Estaleiros Navais.


Este passeio, construído recentemente, com estacionamento diário nos dois lados do mesmo, é junto à Igreja da Senhora D'Agonia.
Os senhores condutores destas viaturas têm igualmente a cerca de 100m estacionamento gratuito, todos os dias (no espaço onde se realiza a feira semanal, no campo D'Agonia).

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Gil Eannes recebe recorde de visitas em 2025

O Navio-Museu Gil Eannes, aberto ao público desde 1998 na antiga doca comercial de Viana do Castelo registou, em 2025, o maior número de visitantes da sua história. Ao todo, cerca de 99 mil pessoas visitaram este museu flutuante ao longo do ano. Foram mais 9% do que em 2018, o anterior melhor ano, que teve cerca de 91 mil visitas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.