Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo - Falta de civismo e ausência de autoridade

Numa curta caminhada pela nossa cidade, no passado dia 19 de Maio e em apenas 30 minutos, detectei dezenas de estacionamentos de viaturas em cima dos passeios (a maioria deles construídos recentemente).
Este cenário, infelizmente, acontece todos os dias e cada vez com mais frequência.
Neste pequeno espaço de tempo, percorri várias ruas de Viana e encontrei muitos estacionamentos indevidos mas nem um único agente de autoridade. Onde pára a nossa polícia, será que todos os agentes desta cidade andam à civil? Pois consegue-se a proeza de percorrer as principais ruas da cidade sem que se ponha a vista em cima de um único polícia que seja.
O que é mais revoltante em todas estas situações é que os infractores, em quase todas as situações, tinham estacionamento gratuito a curtas distâncias dos locais onde se encontravam mal estacionados.
De seguida, mostro algumas fotografias de situações que comprovam o que atrás referi.

Em plena Praça da Liberdade


Junto à nova Biblioteca Municipal


Largo de S. Domingos


Zona nas traseiras do Castelo de Santiago da Barra. A cerca de 100m (Junto à antiga lota do peixe e ao edifício do Salva-Vidas) existe espaço para estacionamento gratuito para dezenas de viaturas e que se encontra todos os dias sem um único veículo. Os proprietários destas viaturas, coitados, podem-se cansar se andarem a pé 100m, para irem trabalhar nos Estaleiros Navais.


Este passeio, construído recentemente, com estacionamento diário nos dois lados do mesmo, é junto à Igreja da Senhora D'Agonia.
Os senhores condutores destas viaturas têm igualmente a cerca de 100m estacionamento gratuito, todos os dias (no espaço onde se realiza a feira semanal, no campo D'Agonia).

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

Igreja da Ordem Terceira e Igreja de Santo António

Frontarias da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, construída no século XVIII e da Igreja de Santo António, construída no século XVII, situadas junto à Av. 25 de Abril, em Viana do Castelo.

Mercado de Natal vai animar o centro histórico de Viana

Já começaram os trabalhos de montagem do Mercado de Natal da cidade de Viana do Castelo, uma área muito apreciada e visitada na quadra natalícia.   De 5 a 23 de dezembro, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra (entre a Cruz Vermelha e o restaurante Viana Mar) e o Largo Maestro José Pedro (área temática ligada ao chocolate), acolhem em simultâneo o Mercado de Natal, o local perfeito para comprar presentes para o Natal, saborear iguarias regionais e sentir o espírito da época no coração da cidade. Este evento é realizado no âmbito do programa “Viana Coração do Natal”, que enche a cidade de magia, música e tradição. Horário de funcionamento do Mercado de Natal: De 05 a 23 de dezembro de 2025 05 de dezembro – dia de abertura: 12H00 – 23H00 De domingo a quinta: 15H00 – 20H00 Sexta e sábado: 12H00 – 23H00 📸 20 novembro 2025 | @olharvianadocastelo