Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo - Rostos de Monumentos da cidade

Este monumento encontra-se no Largo Amadeu Costa, em Viana do Castelo.
Dedicado a Amadeu Costa, de seu nome completo Amadeu Alberto Lima da Costa, nasceu no Bairro da Ribeira, mais propriamente na Rua do Loureiro (no troço hoje denominado Rua Monsenhor Daniel Machado), a 23 de Outubro de 1920, filho de Manuel José Costa, piloto-mor da Barra do Porto de Viana do Castelo.
O seu espírito aberto, a sua inata simpatia, a sua admirável comunicabilidade, a bonomia, tolerância e humildade de que sempre deu provas, fizeram dele uma pessoa muito considerada e respeitada.
Amadeu Costa dedicou-se à investigação e a interpretar, nos mais íntimos pormenores, os usos e costumes e as tradições tanto da cidade (principalmente da Ribeira) como de todo o concelho.
Todo esse imenso saber que adquiriu, aliado à sua fina sensibilidade para as artes e bom gosto de decorador, revelaram Amadeu Costa em diversificados eventos e dotaram-no de um aureado estatuto de artista no campo da decoração, etnografia, caligrafia, etc. Em reforço de tudo isto, deve dizer-se que, além da família, ou juntamente com ela, a Princesa do Lima era a sua grande paixão. Na realidade, foram inúmeras as actividades desenvolvidas e promovidas por Amadeu Costa em prol da manutenção dos costumes, das tradições e da cultura regional.
O texto foi recolhido em http://www.falcaodominho.pt


Este monumento dedicado a Pero do Campo Tourinho, encontra-se ao fundo da Av. dos Combatentes da Grande Guerra, em Viana do Castelo.
É da autoria do escultor Luís Ramos de Abreu. Foi inaugurado no dia 26 de Setembro de 1992.
Assinale-se que um exemplar do busto de Tourinho realizado por Ramos Abreu foi oferecido pela Câmara de Viana do Castelo ao município brasileiro de Porto Seguro, dadas as afinidades entre estas duas cidades que advêm do facto de ter sido Pero do Campo Tourinho o capitão-donatário de Porto Seguro, quando D. João III em 1534 resolveu dividir o Brasil em capitanias. Pero do Campo Tourinho, como o próprio nome indica morava em 1517 - segundo um documento antigo -, perto do Campo do Forno (hoje Praça da República).
O texto foi recolhido em http://biblioteca.cm-viana-castelo.pt


Este monumento dedicado a Manuel Afonso Espregueira encontra-se no Jardim Público, em Viana do Castelo.
Manuel Afonso de Espregueira nasceu em Viana do Castelo, a 5 de Junho de 1835, e veio a falecer a 28 de Dezembro de 1917.
Era filho de Mateus António Santos Barbosa, oficial do Exército, e de D. Teresa Carolina Afonso.
Formou-se em Matemática pela Universidade de Coimbra e concluiu, na Escola do Exército, os cursos de Infantaria e de Estado-Maior.
Frequentou, também, a École Imperiale des Ponts et Chaussées, de Paris, onde foi um dos alunos melhor classificados e colega de figuras proeminentes, como Sadi Carnot, mais tarde, Presidente da República Francesa.
Destinado à vida militar, assentou praça em Infantaria em 1850, havendo atingido o posto de general-de-divisão em 1901, um ano antes de se reformar, por limite de idade. Todavia, deixou o serviço activo do Exército nos finais da década de 1880, por fazer parte do quadro dos engenheiros de obras públicas.
Na sua carreira de engenheiro, começou por se destacar como chefe de secção para as obras da barra de Viana de Castelo.
O texto foi recolhido em http://pt.wikipedia.org

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo de Outros Tempos

Assim era a cidade em modo postal ilustrado.

Castelo de Santiago da Barra: esquecido, a precisar de intervenção

Classificado como imóvel de interesse público desde 1967, o Castelo ou Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, está há muito a precisar de uma intervenção. É lamentável que a um sítio tão importante na história da cidade não seja dada mais atenção. Independentemente da necessidade de uma reabilitação mais profunda, que tarda em acontecer, merece uma intervenção mais imediata, nomeadamente a remoção de vegetação das muralhas e limpeza do fosso (ver fotografias). 📸 12 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Pela praia do Cabedelo…

Num simples passeio matinal pela praia do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, cruzei-me, além de imensas gaivotas (o que é normal), com maçaricos-galegos e borrelhos-de-coleira-interrompida (que nidificam por ali). O borrelho-de-coleira-interrompida é uma ave de pequenas dimensões, cuja coloração é acastanhada por cima e branca por baixo, apresentando uma coleira incompleta. O seu ninho é uma pequena cova, nas dunas ou em pleno areal, e a cor dos ovos confunde-se com a cor da areia. Neste momento, estamos em plena época de nidificação do borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus). A estrutura que se vê na fotografia está a proteger um ninho: permite aos progenitores aceder ao seu Interior e evita a destruição dos ovos (por pisoteio, predadores ou limpezas mecânicas). 📸 13 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Arte ou vandalismo?

Grafitar sem autorização não é arte, é vandalismo. Este comboio passou pela estação ferroviária de Viana do Castelo neste deprimente estado de degradação consequência do vandalismo que nada poupa. Para além de danificar o património coletivo, gera altos custos de limpeza. 📸 11 maio 2026 | @olharvianadocastelo