Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo - Casa dos Nichos

A Casa dos Nichos, situada na Rua de Viana, é uma das mais antigas casas do centro histórico de Viana. É um edifício do século XV recuperado para instalar um núcleo dedicado à arqueologia de Viana do Castelo.
O espaço tem uma área expositiva onde pode ser visto parte do espólio arqueológico do concelho desde a pré-história à formação da nacionalidade (Século XII-XIII) e ainda o aparecimento da vila de Viana.
A nova valência, tem ainda uma área museológica virtual que permite aos visitantes, mediante a utilização de meios multimédia aceder ao conhecimento do património concelhio.
Os mais novos, podem ainda ter acesso a atractivos jogos didácticos e a diversa informação, apresentada em formato adequado aos diferentes níveis etários.
A Casa dos Nichos é assim chamada por ostentar na sua fachada duas esculturas em alto-relevo que representam cenas da Anunciação, datáveis do século XV.
Já fiz uma visita e aconselho a que o faça também.

(Texto recolhido e adaptado do site da Câmara de Viana)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam. Par de imagens para comparar desta zona da cidade de Viana do Castelo.

Já está disponível o programa final da Romaria d’Agonia 2026

A edição deste ano daquela que é considerada a maior Romaria de Portugal, decorre de 15 a 23 de agosto. Consulte o programa completo AQUI .

Sabia que?…

A ponte Eiffel sobre o Rio Lima, uma engenhosa realização da Casa Eiffel, inaugurada em 1878, foi a primeira ponte rodoferroviária construída em Portugal e também a mais comprida ponte metálica do mundo na altura? 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.