Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo - Espaços de Cultura

Com o aproximar das férias e consequentemente mais disponibilidade dos Vianenses e visitantes, é a altura de se pensar em programas de enriquecimento cultural, pelo que uma boa sugestão (ou melhor, várias) é a de conhecer a variedade dos espaços culturais que a cidade de Viana do Castelo proporciona. Há lugar para todos os gostos.


Biblioteca Municipal (Séc. XXI)
A nova Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, da autoria do arquitecto Siza Vieira, está localizada entre o Rio Lima e o Centro Histórico da cidade.
O edifício ocupa uma área total de 3.130 m2 e desenvolve-se em dois pisos, tendo nos rés-do-chão instalação de serviços técnicos, gabinetes de trabalho e de consulta de reservados, área de depósito, sala polivalente, bar, balcão de atendimento, arrumos e instalações sanitárias. O piso superior tem uma grande sala de leitura e uma secção infantil, salas de trabalho e de multimédia, zonas mais restritas para leitura e ateliês de expressão artística. Este piso tem, também, átrio de recepção, balcão de atendimento e reprografia.
A luz natural inunda os vários espaços, sobretudo os de leitura.


Museu do Traje (Séc. XX)
Situado em pleno centro histórico da cidade, o edifício do antigo Banco de Portugal, alberga, desde 2004, o Museu do Traje que dá a conhecer, a riqueza etnográfica dos tradicionais trajes vianenses. O espólio exposto compreende, igualmente, os utensílios utilizados para a confecção artesanal de peças de vestuário. Além da exposição permanente "A lã e o linho no traje do Alto Minho", o Museu do Traje realiza inúmeras exposições temporárias.


Teatro Municipal Sá de Miranda (Séc. XIX)
Teatro "italiano" dos finais do século XIX, segundo plano do arquitecto João Marques Sardinha. É um edifício sóbrio, com alguns elementos neoclássicos, onde se destaca o tecto abobadado com uma belíssima pintura a fresco da autoria de João Baptista Rio. Possui ainda o pano de boca original, idealizado pelo cenógrafo Italiano Manini e executado por Hercole Lambertini. O Teatro Municipal Sá de Miranda, recentemente restaurado, é sem dúvida o principal espaço cultural da cidade.


O Navio Gil Eannes
O navio-hospital Gil Eannes, construído em Viana do Castelo, em 1955, apoiou, durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que actuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. O projecto de reconversão transformou-o em Núcleo Museológico e Pousada da Juventude, proporcionando aos seus visitantes uma experiência inesquecível. Hoje, assume-se como pólo de atractividade para Viana do Castelo, tendo recebido, desde a abertura ao público em 1998, cerca de 400.000 visitantes.


Museu de Arte e Arqueologia / Palacete dos Barbosa Maciel (Séc. XVIII)
Instalado numa distinta mansão senhorial do século XVIII, o Museu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo possui uma das mais importantes e valiosas colecções de faiança antiga portuguesa dos séculos XVII a XIX, que inclui diversas peças da famosa Fábrica de Louça de Viana. Para além de um importante acervo de pintura, desenho e peças de arte sacra, destaca-se a bela colecção de mobiliário indo-português do século XVIII. Neste espaço, é possível ainda descobrir um espólio de azulejaria portuguesa e Hispano-árabe, único na sua variedade e riqueza.

Os textos informativos sobre cada espaço cultural apresentado, foram retirados do site da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia 2025 arranca esta sexta-feira com demonstrações ao vivo

Meia centena de artesãos da região do Alto-Minho participa, este ano, na Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia, que abre já esta sexta-feira, 08 de agosto, no Jardim Público de Viana do Castelo. A grande novidade da edição de 2025 é a iniciativa “Ver através das mãos”, que mostrará ao vivo as várias técnicas artesanais. No mesmo dia, será também inaugurado o Posto de Informação da Romaria, nos Antigos Paços do Concelho, e a exposição de rua “O Legado em Cada Gesto – Romaria d’Agonia”, no Jardim Público. Organizada pela VianaFestas, a Feira de Artesanato antecede o início oficial da Romaria da Senhora d’Agonia, que se realiza de 12 a 20 de agosto. Além dos expositores de artesanato tradicional e contemporâneo, o Jardim Público terá a Praça “Sabores da Festa”, com diversas propostas gastronómicas. Durante os dias da feira, o stand da VianaFestas acolhe a iniciativa “Ver através das mãos”, com cerca de 20 artesãos de diferentes áreas – da filigrana certificada ao figurado, do...

Beleza, cor e ouro no Desfile da Mordomia

Amanhã, sexta-feira (16), primeiro dia da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia, em Viana do Castelo, mais de 600 mulheres vão desfilar pelas ruas da cidade com os seus trajes e a sua “chieira”, envolta em peças únicas de ouro tradicional. E assim, Viana do Castelo torna-se na maior montra de ouro e palco de tradições. O Desfile da Mordomia é um momento de grande destaque naquela que é considerada a Rainha das Romarias de Portugal. Percurso do Desfile da Mordomia:  Jardins do Antigo Governo Civil, Rua de Aveiro, Rua Nova de Santana, Passeio das Mordomas da Romaria, Avenida Conde da Carreira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Alameda João Alves Cerqueira, Largo Vasco da Gama, Largo Amadeu Costa, Rua da Altamira e Largo de S. Domingos.

Cartaz da Romaria d'Agonia 2025 conhecido a 31 de maio

A apresentação do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia do corrente ano, terá lugar na Praça 1.° de Maio, em Viana do Castelo, no próximo dia 31 de maio, sábado, pelas 10h00. A Mordoma do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2025, foi escolhida num evento que teve lugar no dia 07 de março, no Teatro Municipal Sá de Miranda. Trata-se de Bruna Torre, de 17 anos de idade, natural de Viana do Castelo. A mordoma do cartaz foi escolhida por um júri, entre 20 finalistas selecionadas (Contudo, devido a imprevistos de última hora, duas das jovens tiveram que desistir). Escolhido o rosto do cartaz da Romaria de 2025, a VianaFestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia convidou 3 fotógrafos, que apresentaram cada um, uma proposta, na qual figura a jovem mordoma. A Romaria d'Agonia vai decorrer este ano, durante nove dias, de 12 a 20 de agosto. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo