Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo - Meca da Arquitectura

Na edição de Março da revista inglesa de design, arquitectura, moda e estilos de vida Wallpaper, foi publicado um artigo referindo-se a Viana do Castelo como "Uma cidade marítima portuguesa está a ser transformada numa Meca da Arquitectura", destacando, entre outros, os edifícios construídos na Praça da Liberdade.
Como em tudo o que se faz em Viana, também no que diz respeito ao conjunto de edifícios elogiados na referida revista, as opiniões dos Vianenses dividem-se, há uns que gostam e outros nem por isso.
Mas, independentemente das opiniões divergentes dos Vianenses, concordemos que é sempre bom receber elogios de uma prestigiada revista estrangeira.

"Viana: Cidade classificada como "Meca da Arquitectura" por revista britânica da especialidade 
A revista londrina Wallpaper classificou a cidade de Viana do Castelo como uma "Meca da Arquitectura", pela sua "colecção de edifícios", de que se destaca a nova Biblioteca Municipal, assinada por Siza Vieira, informou hoje fonte camarária. 
Segundo a fonte, daquela "colecção" faz ainda parte a Praça da Liberdade, desenhada por Fernando Távora, o "inovador" Hotel Axis e o futuro Coliseu de Souto Moura. "Uma cidade marítima portuguesa está a ser transformada numa Meca da Arquitectura, com uma colecção de edifícios ao gosto de Fernando Távora, e agora a chegada de um hotel inovador em pilha", escreve a Wallpaper.
Acrescenta que os edifícios são "fonte de orgulho municipal", com destaque para a nova Biblioteca Municipal, desenhada em betão branco por Álvaro Siza. "A Biblioteca domina uma praça planeada por Fernando Távora - mentor de Siza Vieira e fundador da Escola do Porto", refere ainda a revista, fazendo também referência aos "dois edifícios ambiciosos" situados na Praça da Liberdade. 
Num texto ilustrado com imagens de Dan Holdsworth, a revista fala da praça de arquitectura "cinco estrelas", que ficará completa com o Coliseu, um pavilhão multiusos com risco de Eduardo Souto Moura. "Este terá como característica uma caixa de alumínio em cima de uma estrutura leve, o que enfatiza a natureza etérea da visão de Távora sobre esta parte da cidade", lê-se na revista. 
A fonte camarária sublinha que a Wallpaper é "uma referência incontornável" do design, arquitectura, moda e estilos de vida. Além das obras destacadas na revista, a fonte lembra que a cidade de Viana do Castelo possui vários outros edifícios de grandes arquitectos, como a Pousada da Juventude de Carrilho da Graça (recentemente galardoado com o Prémio Pessoa), e a Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e o auditório Lima de Carvalho, ambos de Fernando Távora. 
Há também o edifício de entrada da Citânia de Santa Luzia e o conjunto habitacional da Rua João Alves Cerqueira, da arquitecta Paula Santos. Da "Meca da Arquitectura", acrescenta a fonte municipal, constam ainda o conjunto habitacional do antigo mercado (Alves Costa e Sérgio Fernandez) a Praça da República (Viana de Lima), o Hospital (Chorão Ramalho), a Casa Grande da Rua Mateus Barbosa (Nazoni) e o templo de Santa Luzia (Ventura Terra). 
Lusa: 02.03.2009"

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Adjudicada empreitada para construção da “CASA MORTUÁRIA MUNICIPAL”

Segundo informação publicada no Portal Base (Contratos Públicos Online), a Câmara Municipal de Viana do Castelo adjudicou, em 30 setembro de 2020, pelo montante de € 781.505,16, a que acresce o I.V.A. à taxa legal, a empreitada da "CASA MORTUÁRIA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO”, com o prazo de execução de 210 dias. A nova Casa Mortuária irá situar-se na Avenida Capitão Gaspar de Castro, nos terrenos do Horto Municipal, aproveitando a proximidade ao Cemitério existente. A construção, com uma área bruta de 561,70 m2 integra, nomeadamente, quatro salas mortuárias, áreas sanitárias, salas de família e sala de apoio.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo prepara-se para receber o Festival de Folclore Internacional Alto Minho

Entre os dias 13 e 19 de julho, Viana do Castelo irá receber grupos oriundos da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Países Baixos e Portugal, que durante vários dias encherão as ruas e palcos de música, dança, cor e alegria. O programa do XXVIII Festival de Folclore Internacional Alto Minho, contempla grandes galas na Praça da República e no Casino Afifense, atuações em instituições de solidariedade social, desfile pelas ruas da cidade, tasquinhas e momentos de convívio. Amanhã, 10 de Julho, sexta-feira, a partir das 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), terá lugar a Abertura da Exposição "Cartazes com História". As Galas da Praça da República de Viana do Castelo : 14 de Julho | Terça-feira 21h30 - Gala de Boas-Vindas 17 de Julho | Sexta-feira 21h30 - Gala do Encontro de Culturas 18 de Julho | Sábado 21h30 - Gala da Despedida 📸 9 julho | @olharvianadocastelo  Consulte o programa completo👇

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Monumento a Viana do Castelo

Monumento a Viana do Castelo dá as boas vindas aos visitantes que chegam à cidade vindos do mar. A estátua, feita em bronze, folheada a ouro, tem 5 metros de altura e está assente sobre um pedestal de granito de igual medida. É da autoria do escultor vianense Manuel Rocha, que imaginou uma figura de mulher voltada para o mar, na pose de quem oferece com uma mão uma flor e com a outra segura um barco típico da Ribeira de Viana do Castelo. Implantado junto ao Castelo de Santiago da Barra, o Monumento a Viana do Castelo foi inaugurado no dia 5 de outubro de 1999, faz hoje 21 anos.