Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo - Meca da Arquitectura

Na edição de Março da revista inglesa de design, arquitectura, moda e estilos de vida Wallpaper, foi publicado um artigo referindo-se a Viana do Castelo como "Uma cidade marítima portuguesa está a ser transformada numa Meca da Arquitectura", destacando, entre outros, os edifícios construídos na Praça da Liberdade.
Como em tudo o que se faz em Viana, também no que diz respeito ao conjunto de edifícios elogiados na referida revista, as opiniões dos Vianenses dividem-se, há uns que gostam e outros nem por isso.
Mas, independentemente das opiniões divergentes dos Vianenses, concordemos que é sempre bom receber elogios de uma prestigiada revista estrangeira.

"Viana: Cidade classificada como "Meca da Arquitectura" por revista britânica da especialidade 
A revista londrina Wallpaper classificou a cidade de Viana do Castelo como uma "Meca da Arquitectura", pela sua "colecção de edifícios", de que se destaca a nova Biblioteca Municipal, assinada por Siza Vieira, informou hoje fonte camarária. 
Segundo a fonte, daquela "colecção" faz ainda parte a Praça da Liberdade, desenhada por Fernando Távora, o "inovador" Hotel Axis e o futuro Coliseu de Souto Moura. "Uma cidade marítima portuguesa está a ser transformada numa Meca da Arquitectura, com uma colecção de edifícios ao gosto de Fernando Távora, e agora a chegada de um hotel inovador em pilha", escreve a Wallpaper.
Acrescenta que os edifícios são "fonte de orgulho municipal", com destaque para a nova Biblioteca Municipal, desenhada em betão branco por Álvaro Siza. "A Biblioteca domina uma praça planeada por Fernando Távora - mentor de Siza Vieira e fundador da Escola do Porto", refere ainda a revista, fazendo também referência aos "dois edifícios ambiciosos" situados na Praça da Liberdade. 
Num texto ilustrado com imagens de Dan Holdsworth, a revista fala da praça de arquitectura "cinco estrelas", que ficará completa com o Coliseu, um pavilhão multiusos com risco de Eduardo Souto Moura. "Este terá como característica uma caixa de alumínio em cima de uma estrutura leve, o que enfatiza a natureza etérea da visão de Távora sobre esta parte da cidade", lê-se na revista. 
A fonte camarária sublinha que a Wallpaper é "uma referência incontornável" do design, arquitectura, moda e estilos de vida. Além das obras destacadas na revista, a fonte lembra que a cidade de Viana do Castelo possui vários outros edifícios de grandes arquitectos, como a Pousada da Juventude de Carrilho da Graça (recentemente galardoado com o Prémio Pessoa), e a Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e o auditório Lima de Carvalho, ambos de Fernando Távora. 
Há também o edifício de entrada da Citânia de Santa Luzia e o conjunto habitacional da Rua João Alves Cerqueira, da arquitecta Paula Santos. Da "Meca da Arquitectura", acrescenta a fonte municipal, constam ainda o conjunto habitacional do antigo mercado (Alves Costa e Sérgio Fernandez) a Praça da República (Viana de Lima), o Hospital (Chorão Ramalho), a Casa Grande da Rua Mateus Barbosa (Nazoni) e o templo de Santa Luzia (Ventura Terra). 
Lusa: 02.03.2009"

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Mercado de Natal vai animar o centro histórico de Viana

Já começaram os trabalhos de montagem do Mercado de Natal da cidade de Viana do Castelo, uma área muito apreciada e visitada na quadra natalícia.   De 5 a 23 de dezembro, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra (entre a Cruz Vermelha e o restaurante Viana Mar) e o Largo Maestro José Pedro (área temática ligada ao chocolate), acolhem em simultâneo o Mercado de Natal, o local perfeito para comprar presentes para o Natal, saborear iguarias regionais e sentir o espírito da época no coração da cidade. Este evento é realizado no âmbito do programa “Viana Coração do Natal”, que enche a cidade de magia, música e tradição. Horário de funcionamento do Mercado de Natal: De 05 a 23 de dezembro de 2025 05 de dezembro – dia de abertura: 12H00 – 23H00 De domingo a quinta: 15H00 – 20H00 Sexta e sábado: 12H00 – 23H00 📸 20 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

Farol de Montedor, um local privilegiado para contemplar o pôr do sol mais tardio de Portugal continental

É hoje, dia 18 de novembro, às 16h30, que é inaugurada a placa que distingue o Farol de Montedor, em Carreço, Viana do Castelo, como um local privilegiado para contemplar o pôr do sol mais tardio de Portugal continental, no período compreendido entre 27 de março e 15 de setembro. O Farol de Montedor integra a rede “Atlantic Sunset”, que reúne locais privilegiados para desfrutar os últimos pores do Sol da Europa Continental. “Montedor é um lugar situado na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo, onde foi construído um farol, em 1910, num morro que atinge os 75 metros de altitude. Daqui pode ter-se uma bela perspetiva sobre o litoral e, devido à altitude e à pequena península, apreciar aquele que é o pôr do sol mais tardio de Portugal continental ao longo de toda a Primavera e Verão. Ainda que o Caminho Ocidental para Santiago de Compostela passe junto à igreja matriz, alguns peregrinos - como outros apreciadores destas paisagens marcadas pelo mar, o granito e a ruralidade - ...

No alto do monte…

Pelo monte de Santa Luzia, neste sábado de muito frio na cidade de Viana do Castelo. 📸 22 novembro 2025 | olharvianadocastelo