Avançar para o conteúdo principal

Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, ganha Prémio

Promovido pelo jornal "Arquitecturas", o Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista 2009, foi ganho pelo Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo.
Construído ao abrigo do Programa Polis, o Parque tem uma extensão de 23 hectares e abriu ao público em Março de 2008.
O Parque está dividido por três zonas:
1 - Conservação: espaço para educação ambiental, com observatórios, zonas de estadia, etc.;
2 - Recreio e Lazer: espaço informativo e de descoberta do parque com espaços polivalentes equipados, parque de merendas, espaço de leitura, parque infantil e parque juvenil;
3 - Memória Rural: espaço destinado a hortas e exploração agrícola, bem como de apoio à manutenção do parque.
O acesso ao Parque ainda se encontra condicionado, para protecção das plantações que foram lá efectuadas e para o regresso progressivo da avifauna, recebendo apenas visitas guiadas.
Prevê-se que até ao fim do ano as visitas sejam abertas ao público em geral.






MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Esta é a futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima “vencedora” de concurso internacional

A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora. Neste concurso internacional, foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, entregues em anonimato, tendo sido selecionadas quatro. A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prolongando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. Esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via.

Viagem no Tempo

Seis postais de Viana do Castelo de Outros Tempos.

Queres ser a Mordoma do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026?

As candidaturas decorrem entre o dia 20 de fevereiro às 10:00 e o dia 02 de março às 17:00. Mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos (18 anos feitos até à data da Romaria d’Agonia) podem concorrer individualmente para serem a mordoma do cartaz.  Consulta as normas do concurso AQUI .

E outro jardim vianense...

Jardim das Tílias Proximidades da Basílica do Sagrado Coração de Jesus Monte de Santa Luzia Bom domingo! 📸  fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Este é o novo hotel que está a nascer em Viana do Castelo

A unidade hoteleira de quatro estrelas, está a ser construída junto ao Parque da Cidade, e vai custar 18 milhões de euros.   Inspirado nas formas da construção naval (Estaleiros Navais de Viana do Castelo), o novo hotel Meliá Viana é um projeto de Cristiano Costa, do gabinete de arquitetura C & C ARCHITECTS - Arquitectura e Serviços, que partilhou recentemente estas imagens. Algumas imagens do projeto Hotel Meliá Viana👇