Avançar para o conteúdo principal

Jazz na Praça da Erva

Jazz na Praça da Erva (música)
(29 de Julho a 01 de Agosto)
Este ano com concertos no Teatro Sá de Miranda e Praça da Erva, conta com as presenças de António Pinho Vargas, Mário Santos, Not So Standard e Maceo Parker.
Local: dias 29, 30 e 31, na Praça da Erva, às 22H00 (entrada livre). Dia 01/08, no Teatro Sá de Miranda, às 22H00.

Programa FESTIVAL JAZZ NA PRAÇA DA ERVA 2009:
Dia 29/07 - António Pinho Vargas (Solo)
António Pinho Vargas esteve presente na edição de 1999 do Jazz na Praça da Erva, em duo com o saxofonista José Nogueira (um regresso, após 10 anos)
Após o concerto do António Pinho Vargas, haverá uma sessão de autógrafos/apresentação do seu CD no Café do Teatro e do livro de partituras do mesmo.

Dia 30/07 - Mário Santos - Bloco A4 (Porto)
Um dos mais importantes saxofonistas de Jazz portugueses. Já esteve no nosso festival por diversas vezes, integrado em alguns dos mais importantes projectos do Jazz Nacional tais como: Os Rapazes do Jazz (1999) ou o Sexteto de Mário Barreiros (em 2007).
Bloco A4 é o nome do seu mais recente projecto que agora se estreia entre nós.

Dia 31/07 - Not So Standard (LIsboa)
Projecto lisboeta irreverente. Os standards de jazz reinventados de forma genial.

Dia 01/08 - Maceo Parker (USA)
É muito mais do que o ex-saxofonista de James Brown (“I Feel Good”). Com uma meteórica carreira interncional, tocou com os maiores vultos do jazz mundial. Gravou mais de 15 discos sob a sua direcção e participou na gravação de mais de 50 discos que foram hits mundiais. Esteve em Portugal connosco em 2001 e, um dia depois no Porto Capital Europeia da Cultura.
Gravou ou actuou com Ray Charles, Ani Difranco, James Taylor, De La Soul, Dave Matthews Band, Red Hot Chilli Peppers, entre outros.
Agora volta a Portugal, para um concerto único, o do Teatro Municipal Sá de Miranda a 1 de Agosto.
Reservas de bilhetes para este último concerto (dia 1 de Agosto): tel 258809382.
Todos os dias, após os concertos, haverão JAM SESSIONS no Café do Teatro.


MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Romaria d’Agonia já tem vencedora do concurso “Mordoma do Cartaz”

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo foi escolhida por um júri entre 20 finalistas. O concurso registou 53 candidaturas. Qualquer mulher com idade entre os 18 e os 35 anos pôde concorrer. A escolha da Mordoma do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2024 teve lugar nesta sexta-feira, dia 17 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda. Gabriela Sampaio com o traje de Carreço vermelho é a mordoma do Cartaz da Romaria de 2024. Agora que está escolhida a Mordoma do Cartaz, a VianaFestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vão convidar três designers/artistas, que apresentarão, cada um, uma proposta, na qual figura a jovem mordoma selecionada neste concurso, com a apresentação do cartaz oficial prevista para 21 de junho.  A Romaria d'Agonia 2024, realiza-se de 14 a 22 de agosto.

Arte urbana dá cor às caixas de distribuição de energia em Viana

Algumas ruas da cidade de Viana do Castelo estão diferentes. O cinzento caraterístico das caixas de distribuição de energia elétrica deu lugar a um conjunto de desenhos e pinturas que embelezam este equipamento que se encontra no espaço público. Nesta iniciativa, promovida pela AISCA - Associação de Intervenção Social, Cultural e Artística e E-REDES, foram intervencionadas pela mão de diversos artistas, cerca de 20 caixas de distribuição de energia elétrica. As fotografias seguintes ilustram e dão conta da enorme criatividade que os artistas materializaram nas caixas.

Arte ou vandalismo?

Este comboio tinha acabado de chegar à estação ferroviária de Viana do Castelo todo grafitado. É deprimente ver o estado de degradação em que se encontra, consequência do vandalismo que nada poupa. Os custos para remover estas pinturas dos comboios são enormes para a CP, ou seja, para todos nós contribuintes. Foto: maio de 2024