Avançar para o conteúdo principal

Jazz na Praça da Erva

Jazz na Praça da Erva (música)
(29 de Julho a 01 de Agosto)
Este ano com concertos no Teatro Sá de Miranda e Praça da Erva, conta com as presenças de António Pinho Vargas, Mário Santos, Not So Standard e Maceo Parker.
Local: dias 29, 30 e 31, na Praça da Erva, às 22H00 (entrada livre). Dia 01/08, no Teatro Sá de Miranda, às 22H00.

Programa FESTIVAL JAZZ NA PRAÇA DA ERVA 2009:
Dia 29/07 - António Pinho Vargas (Solo)
António Pinho Vargas esteve presente na edição de 1999 do Jazz na Praça da Erva, em duo com o saxofonista José Nogueira (um regresso, após 10 anos)
Após o concerto do António Pinho Vargas, haverá uma sessão de autógrafos/apresentação do seu CD no Café do Teatro e do livro de partituras do mesmo.

Dia 30/07 - Mário Santos - Bloco A4 (Porto)
Um dos mais importantes saxofonistas de Jazz portugueses. Já esteve no nosso festival por diversas vezes, integrado em alguns dos mais importantes projectos do Jazz Nacional tais como: Os Rapazes do Jazz (1999) ou o Sexteto de Mário Barreiros (em 2007).
Bloco A4 é o nome do seu mais recente projecto que agora se estreia entre nós.

Dia 31/07 - Not So Standard (LIsboa)
Projecto lisboeta irreverente. Os standards de jazz reinventados de forma genial.

Dia 01/08 - Maceo Parker (USA)
É muito mais do que o ex-saxofonista de James Brown (“I Feel Good”). Com uma meteórica carreira interncional, tocou com os maiores vultos do jazz mundial. Gravou mais de 15 discos sob a sua direcção e participou na gravação de mais de 50 discos que foram hits mundiais. Esteve em Portugal connosco em 2001 e, um dia depois no Porto Capital Europeia da Cultura.
Gravou ou actuou com Ray Charles, Ani Difranco, James Taylor, De La Soul, Dave Matthews Band, Red Hot Chilli Peppers, entre outros.
Agora volta a Portugal, para um concerto único, o do Teatro Municipal Sá de Miranda a 1 de Agosto.
Reservas de bilhetes para este último concerto (dia 1 de Agosto): tel 258809382.
Todos os dias, após os concertos, haverão JAM SESSIONS no Café do Teatro.


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Gil Eannes recebe recorde de visitas em 2025

O Navio-Museu Gil Eannes, aberto ao público desde 1998 na antiga doca comercial de Viana do Castelo registou, em 2025, o maior número de visitantes da sua história. Ao todo, cerca de 99 mil pessoas visitaram este museu flutuante ao longo do ano. Foram mais 9% do que em 2018, o anterior melhor ano, que teve cerca de 91 mil visitas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.