Avançar para o conteúdo principal

Boa notícia para a comunidade piscatória de Viana do Castelo

O Município de Viana do Castelo, juntamente com Caminha, Esposende e também Vila Nova de Cerveira, viu aprovada a candidatura ao PROMAR - Programa Operacional das Pescas 2007-2013. Trata-se da aprovação de um projecto que visa o reforço da competitividade das zonas de pesca, a reestruturação das actividades económicas pesqueiras, a promoção e valorização das actividades económicas onde existem comunidades piscatórias relevantes que, em Viana do Castelo, vai incidir nas comunidades de Darque, Monserrate, Amorosa e Castelo de Neiva.

Assim, do projecto constam acções como a criação de infra-estruturas e de logística para facilitar as actividades económicas das comunidades piscatórias, a valorização de produtos chave da economia da região ligadas ao mar, a qualificação dos pontos de venda de produtos e criação de canais de comercialização de pescado, a reabilitação dos apoios de pesca e aprestos dos pescadores, o fomento de acções de formação para a aquisição de novas competências para as comunidades dependentes da pesca ou criar roteiros turísticos qualificando os núcleos piscatórios em ligação com o património natural, arquitectónico e cultural da região.

Com o PROMAR, vão ser investidos cerca de quatro milhões de euros, a distribuir por uma área territorial ribeirinha. Em Viana do Castelo, a intenção é apostar no desenvolvimento sustentado onde a actividade piscatória é ainda uma referência: Viana do Castelo cidade, Darque, Amorosa e Castelo de Neiva.

Para levar a cabo este projecto que visa apoiar as comunidades piscatórias da região, foi mobilizado um conjunto alargado de entidades para formar uma parceria, com destaque para o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e as associações de pescadores locais que, juntamente com a Valimar, formam a administração do Grupo de Acção Costeira Litoral Norte, liderada por José Maria Costa e que porá no terreno este projecto.

Em Viana do Castelo, estão identificados 501 pessoas dependentes da pesca embora estejam matriculados 771 pescadores de "pesca polivalente", que utilizam dois portos: o portinho de Pedra Alta e o posto de pesca de Viana do Castelo.

Estão registadas, em Viana do Castelo, 244 embarcações de pesca local e costeira e 1208 embarcações de recreio.

(Texto retirado do site da Câmara de Viana do Castelo)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.