Avançar para o conteúdo principal

ENVC: Administração ''optimista'' quanto à possibilidade de venda do Atlântida a privados

Notícia da Rádio Geice, Viana do Castelo, de 2009.08.28
O destino do ferry “Atlântida”, que o Governo Regional dos Açores continua a rejeitar aceitar, deverá passar inevitavelmente pela sua venda a privados. Numa altura em que se sabe que, mesmo com “desconto”, o Governo açoriano não está interessado e ficar com esta embarcação “de luxo”, vários privados posicionam-se agora na corrida para a aquisição da embarcação. Fonte próxima deste processo disse à Geice que, depois de algumas primeiras propostas “pouco consistentes”, a Administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo está agora “bastante optimista” em relação à venda do Altlântida.
Isto porque há actualmente um conjunto de “propostas consistentes e credíveis” para aquisição do navio, provenientes de “organizações com credibilidade no sector e credibilidade financeira”. Todas estas propostas são provenientes do estrangeiros mas a Geice sabe que duas delas estão a ser acompanhadas pela Administração dos estaleiros vianenses com particular interesse. Recorde-se que a Atlântida está avaliado em cerca de 49,5 milhões de euros.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo