Avançar para o conteúdo principal

Centro de Mar, Centro de Desportos Náuticos e Centro Empresarial em Viana do Castelo

O Programa Operacional dos Factores de Competitividade – COMPETE do QREN aprovou a candidatura apresentada pela Valimar e pelo IDCEM – Instituto para o Desenvolvimento do Conhecimento e Economia do Mar que permitirá a Viana do Castelo avançar com importantes projectos, no âmbito do Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar. Em causa estão cerca de 25 milhões de euros, que serão aplicados na criação de um Centro de Mar e de um Centro de Desportos Náuticos e um Centro Empresarial Náutico, cujo edifício farol será o Centro de Mar.

O projecto de promoção e desenvolvimento do turismo náutico e dos desportos náuticos integra entidades públicas e privadas que, em conjunto, pretendem criar um verdadeiro Cluster do Mar na região. Uma das principais acções a desenvolver e que contribuem significativamente para o reforço do turismo náutico e dos desportos náuticos é o Centro de Mar a instalar em Viana do Castelo até 2012.

Este Centro de Mar tem como missão contribuir para o desenvolvimento económico e social da região, que se irá constituir como uma verdadeira região atlântica de qualidade, e possibilitar a criação de uma marca distintiva ligada à costa atlântica. Esta estrutura vai apostar na náutica de recreio e dos desportos náuticos através da articulação em rede de um conjunto de actividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de elementos patrimoniais e ambientais.

Em Viana do Castelo, vai nascer também um Centro de Desportos Náuticos que irá facilitar a construção de uma rede de articulação com os clubes e as associações náuticas e que constituirá um veículo de promoção e dinamização das actividades náuticas. Será ainda responsável pela dinamização do pólo de apoio às tripulações que venham a utilizar a marina atlântica, entre outros. Este centro implica também a reconversão e adaptação dos clubes náuticos e clubes/centros de desporto náutico.

O Centro Empresarial Náutico é um espaço de acolhimento a empresas de serviços náuticos e turísticos, bem como entidade de formação e certificação, com a criação de um auditório/espaço polivalente para 150 lugares, sala de reuniões e formação e simuladores.

Também em Viana do Castelo vai nascer uma marina atlântica, com dimensão internacional com mil a dois mil postos de amarração e que prevê a atracação de frotas visitantes de grandes dimensões, áreas de hibernação a seco e flutuantes, serviços e equipamentos de apoio, serviços de manutenção e reparação, serviços administrativos e oficiais e áreas de venda de material náutico. A sua construção implicará também a construção e requalificação das marinas, a construção de edifícios de apoio e a expansão da margem sul do Rio Lima.

Para este projectos, estão previstos investimentos de cerca de 25 milhões de euros, que em conjunto, irão fomentar Viana do Castelo como Cidade Náutica do Atlântico já que os objectivos prioritários da Autarquia para os próximos anos passam pelo aproveitamento das potencialidades ligadas ao mar, à náutica e ao litoral, diversificando a actividade económica e a oferta turística da região.

Fonte: Câmara Municipal de Viana

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Feira Medieval de Viana do Castelo

Às ruas do centro histórico de Viana do Castelo, onde decorre desde a passada quinta-feira a Feira Medieval , tem acorrido muita gente para apreciar e usufruir dum ambiente medieval, com a recriação de festas, sons, cheiros e sabores de tempos bem longínquos. Se ainda não visitou esta Feira, tem até domingo dia 13, a oportunidade de se deliciar com este ambiente de sabor medieval enquadrado no cenário do centro histórico de Viana do Castelo.

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Tapetes de flores dão beleza à Vila de Caminha

A Vila de Caminha, amanheceu hoje, quinta-feira, o dia em que se celebra a Festa do Corpo de Deus, com as ruas cobertas de tapetes de flores. Esta tradição muito característica desta Vila do Alto Minho, atrai todos os anos milhares de pessoas, motivadas pela beleza dos tapetes floridos e enfeitados com serrim pintado, verdes e sal. Este ano, o Município de Ponta Delgada deu também o seu contributo na elaboração dos tapetes. Depois de em anos anteriores terem sido convidados os municípios de Arraiolos e Viana do Castelo. (clique em cima da imagem para ampliá-la)

Cinco milhões de peças LEGO® dão vida a mais uma exposição BRInCKa, em Viana

O evento onde as peças LEGO® e a paixão pelo imaginário se juntam está de volta! De 19 a 22 de junho, BRInCKa, LEGO® Fan Event invade o Centro Cultural de Viana do Castelo com exposições e atividades para toda a família. Com uma área com cerca de 1.500 m2 e mais de 5 milhões de peças, o BRInCKa, LEGO® Fan Event regressa para mais uma edição, em que dá a conhecer aos visitantes os mais incríveis modelos de construção com peças LEGO®.   Organizado pela PLUG (Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO), em parceria com a TICTAR (Associação para a Promoção das Tecnologias de Informação e Comunicação), contará com construções incríveis com recurso a peças LEGO® de cidades com edifícios em grande escala, comboios em movimento, portos marítimos, zonas rurais limítrofes e muito mais. Horários : 19 de junho (quinta-feira): 10:00 às 21:00 20 de junho (sexta-feira): 10:00 às 21:00 21 de junho (sábado): 10:00 às 21:00 22 de junho (domingo): 10:00 às 18:30   Entradas : Crianças (4-10 an...

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.