Avançar para o conteúdo principal

Centro de Mar, Centro de Desportos Náuticos e Centro Empresarial em Viana do Castelo

O Programa Operacional dos Factores de Competitividade – COMPETE do QREN aprovou a candidatura apresentada pela Valimar e pelo IDCEM – Instituto para o Desenvolvimento do Conhecimento e Economia do Mar que permitirá a Viana do Castelo avançar com importantes projectos, no âmbito do Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar. Em causa estão cerca de 25 milhões de euros, que serão aplicados na criação de um Centro de Mar e de um Centro de Desportos Náuticos e um Centro Empresarial Náutico, cujo edifício farol será o Centro de Mar.

O projecto de promoção e desenvolvimento do turismo náutico e dos desportos náuticos integra entidades públicas e privadas que, em conjunto, pretendem criar um verdadeiro Cluster do Mar na região. Uma das principais acções a desenvolver e que contribuem significativamente para o reforço do turismo náutico e dos desportos náuticos é o Centro de Mar a instalar em Viana do Castelo até 2012.

Este Centro de Mar tem como missão contribuir para o desenvolvimento económico e social da região, que se irá constituir como uma verdadeira região atlântica de qualidade, e possibilitar a criação de uma marca distintiva ligada à costa atlântica. Esta estrutura vai apostar na náutica de recreio e dos desportos náuticos através da articulação em rede de um conjunto de actividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de elementos patrimoniais e ambientais.

Em Viana do Castelo, vai nascer também um Centro de Desportos Náuticos que irá facilitar a construção de uma rede de articulação com os clubes e as associações náuticas e que constituirá um veículo de promoção e dinamização das actividades náuticas. Será ainda responsável pela dinamização do pólo de apoio às tripulações que venham a utilizar a marina atlântica, entre outros. Este centro implica também a reconversão e adaptação dos clubes náuticos e clubes/centros de desporto náutico.

O Centro Empresarial Náutico é um espaço de acolhimento a empresas de serviços náuticos e turísticos, bem como entidade de formação e certificação, com a criação de um auditório/espaço polivalente para 150 lugares, sala de reuniões e formação e simuladores.

Também em Viana do Castelo vai nascer uma marina atlântica, com dimensão internacional com mil a dois mil postos de amarração e que prevê a atracação de frotas visitantes de grandes dimensões, áreas de hibernação a seco e flutuantes, serviços e equipamentos de apoio, serviços de manutenção e reparação, serviços administrativos e oficiais e áreas de venda de material náutico. A sua construção implicará também a construção e requalificação das marinas, a construção de edifícios de apoio e a expansão da margem sul do Rio Lima.

Para este projectos, estão previstos investimentos de cerca de 25 milhões de euros, que em conjunto, irão fomentar Viana do Castelo como Cidade Náutica do Atlântico já que os objectivos prioritários da Autarquia para os próximos anos passam pelo aproveitamento das potencialidades ligadas ao mar, à náutica e ao litoral, diversificando a actividade económica e a oferta turística da região.

Fonte: Câmara Municipal de Viana

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.