Avançar para o conteúdo principal

Energia do vento é maior empregador do distrito

Notícia publicada no Jornal Diário de Notícias, de 2009-09-22.

O consórcio das eólicas liderado pela multinacional alemã Enercon prepara-se para suplantar os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e o Centro Hospitalar do Alto Minho no título de maior empregador do distrito e para isso muito vai contribuir a sexta unidade do grupo, que até final do ano vai começar a nascer em Lanheses.

Trata-se de mais 500 postos de trabalho para a fábrica de pás de rotor, a sexta unidade a instalar pela multinacional em Viana do Castelo no âmbito do cluster apelidado de "AutoEuropa do Vento". Actualmente estão em funcionamento no concelho cinco unidades da Enercon, distribuídas pelo Parque Empresarial da Praia Norte e Parque Empresarial de Lanheses. São já cerca de mil postos de trabalho distribuídos pelas fábricas de pás de rotor, que já produz dez unidades por semana, e as de torres de betão, com 83 metros de altura, para instalação dos aerogeradores. Há ainda a somar as fábricas de Mecatrónica e de Geradores, para além de uma unidade de formação e gestão dos parques eólicos do grupo, cujo "nível salarial médio" varia entre 500 e 900 euros.

A instalação da Enercon em Viana do Castelo é vista como um dos marcos mais importantes na história do concelho, que, baseando-se na tecnologia alemã, passou a desenvolver e produzir no Minho o aerogerador mais moderno do mundo. A instalação deste cluster, ao abrigo da vitória do consórcio Eólicas de Portugal na concessão de 1000 MW de potência eólica a distribuir pelo Pais, resultou de contrapartidas instituídas pelo Ministério da Economia e representa um investimento global de 200 milhões de euros. Entre fábricas directa e indirectamente ligadas ao cluster estima-se em cerca de 2500 os postos de trabalho que serão criados em Viana no ramo das eólicas.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.