Avançar para o conteúdo principal

Polis vai requalificar orla marítima e estruturas de apoio às praias de Viana até 2013

As praias de Viana do Castelo e a sua envolvente vão ser alvo de obras de requalificação até 2013, no âmbito do programa Polis Litoral Norte, que corresponde a um investimento de 24 milhões de euros.

Segundo informou a autarquia, o programa de Requalificação e Valorização da Orla Costeira começa a ser posto em prática este ano, tendo já sido lançados concursos públicos no valor de 10 milhões de euros.
Estão previstas intervenções ao nível da valorização dos aglomerados populacionais da orla costeira, da beneficiação das vias de acesso e do reordenamento das áreas de estacionamento, para além da criação de espaços verdes e de passadiços.
O programa prevê ainda a execução de uma ciclovia que atravesse os concelhos de Esposende, Viana e Caminha, a criação de apoios de prática balnear e de apoio à prática desportiva náutica.
Estas melhorias terão lugar nas frentes marítimas da Praia Norte/Coral, do Cabedelo, Chafé/Amorosa e Castelo de Neiva/Pedra Alta.
De acordo com a autarquia, está ainda agendada a requalificação dos armazéns de aprestos dos pescadores (na freguesia de Castelo de Neiva).
A isto, soma-se a qualificação das infraestruturas de apoio balnear nas praia da Ínsua, Afife, Arda/Bico, Paçô/Carreço, Amorosa - Chafé e Pedra Alta - Castelo de Neiva.

Notícia do Diário de Notícias, de 2009-09-04.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Intervenção na ponte móvel da marina de Viana, entrou na fase final

A ponte móvel pedonal localizada na margem direita do rio Lima, na entrada da marina de Viana do Castelo está inoperacional há mais de 2 anos. Presentemente, está em fase final a intervenção na ponte (e respetivos acessos) que teve início há cerca de seis meses. Inaugurada em 2007, esta travessia tem sofrido avarias constantes ao longo da sua existência. Espera-se que esta intervenção garanta a operacionalidade da infraestrutura a longo prazo.  A ponte está dotada da possibilidade de rotação de forma a permitir não só a passagem de peões (em posição fechada) mas também das embarcações (em posição aberta).  📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Edifícios religiosos de Viana fazem parte da história da cidade

Viana do Castelo possui um vasto património religioso. É visível a marca de fé e devoção dos seus habitantes, com as dezenas de igrejas e capelas que se erguem em diversos locais da cidade. Umas mais imponentes outras mais modestas, todas dão um encanto diferente à cidade e são dignas de referência e de uma visita. Um dos exemplos é a igreja de S. Bento, situada na Praça Frei Gonçalo Velho. Esta igreja é o que ainda hoje resta do antigo convento de freiras beneditinas fundado no século XVI. 📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Construção do novo mercado municipal prossegue em paralelo com os trabalhos arqueológicos

A empreitada de construção do novo mercado municipal de Viana do Castelo e a requalificação da sua envolvente, começou em setembro de 2025. O início da obra pôs a descoberto vestígios arqueológicos do antigo convento de São Bento (século XVI). Após uma curta paragem, agora a obra prossegue normalmente, em paralelo com os trabalhos arqueológicos. 📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo