Avançar para o conteúdo principal

PSP: Agentes de Viana do Castelo de candeias ás avessas com a ASPP

Notícia da Radio Geice, Viana do Castelo, datada de 2009-09-25.

Um vasto número de elementos do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo admite desvincular-se da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, por se sentirem “indignados” com a postura assumida pelos seus dirigentes relativamente à polémica que envolve a recolha de impressões digitais de cerca de centena e meia de agentes, com vista a tentar apurar o autor das oito cartas anónimas dirigidas ao anterior comando liderado por Martins Cruz. A garantia foi avançada à Geice por uma dúzia de elementos da esquadra vianense (entre oficiais, chefes e agentes), que asseguram ainda que esta opinião “é partilhada por 90% dos elementos da esquadra”. Os agentes dizem-se “revoltados” com facto da associação pôr em causa a legalidade da decisão do Ministério Público de solicitar à PSP a recolha das impressões digitais e de “ter tentado, in loco, dissuadir o próprio Tribunal de o fazer”.

“Quem não deve, não teme”, afirmam unanimemente os agentes. Acrescentam que “a função da ASPP deveria ser cooperar com o comando para descobrir a verdade e não vir a público defender os culpados”.Um oficial classifica mesmo a posição da ASPP como “parcial e irresponsável". Um outro agente, que foi um dos visados pelas cartas anónimas, questiona-se sobre a legitimidade da ASPP para o defender, caso venha a ser constituído como Assistente no processo, enquanto que outro diz que a associação sindical “devia estar preocupada em descobrir quem foi o autor das cartas em vez de estar a tentar proteger um grupo de dois ou três elementos que tentaram desestabilizar os sucessivos comandos de Viana do Castelo”. Acrescentam que estas cartas foram tudo menos “uma brincadeira”, considerando-as mesmo “altamente lesivas da dignidade profissional e pessoal” dos visados. Recorde-se que termina hoje, o prazo dado pelo Ministério Público para que sejam recolhidas as impressões digitais dos elementos que prestaram serviço na Esquadra nos últimos três anos, e que serão depois enviadas para a Polícia Judiciária para comparação. “O cerco está a apertar-se e eles vão ser rapidamente descobertos”, remata um dos agentes.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Em contagem decrescente para o Natal

Viana do Castelo continua a engalanar-se para receber o Natal. 📸 20 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Uma paisagem em despedida

Em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo ainda persistem “nódoas” na paisagem que contrastam com a envolvência.  É o caso do antigo edifício da Empresa de Pesca de Viana (ver foto), que se encontra degradado e devoluto há décadas, no largo Maestro José Pedro. Muito recentemente (julho 2025), a construtora vianense Baltor - Engenharia e Construção, apresentou um projeto que prevê uma intervenção neste edifício que vai mudar o seu aspeto decadente e degradado. O edifício, que durante muitos anos esteve ligado à indústria da pesca e da transformação do bacalhau, será o "Edifício das Pescas" que, depois de reabilitado, vai dar lugar a cerca de 55 frações habitacionais. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

A mais recente construção dos estaleiros navais WestSea

Ao início da tarde desta quinta-feira (23), o Star Seeker, o quinto navio da série Explorer, a sair para provas de mar dos estaleiros navais WestSea, em Viana do Castelo, onde está a ser construído. Está quase pronto, cerca de mais um mês e partirá de vez. 📸 23 outubro 2025 | @olharvianadocastelo 

Cerca de 140 barcos no Meeting Internacional de Optimist

Tudo a postos para mais de 140 jovens velejadores competirem em mais uma edição da SEMANA DO ATLÂNTICO / XI TROFÉU CIDADE DE VIANA DO CASTELO / Meeting Internacional de Optimist, que acontece de 24 a 26 de outubro de 2025, nas águas de Viana do Castelo. Esta prova é organizada pela Federação Portuguesa de Vela e o Clube de Vela de Viana do Castelo. 📸 24 outubro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)