Avançar para o conteúdo principal

PSP: Agentes de Viana do Castelo de candeias ás avessas com a ASPP

Notícia da Radio Geice, Viana do Castelo, datada de 2009-09-25.

Um vasto número de elementos do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo admite desvincular-se da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, por se sentirem “indignados” com a postura assumida pelos seus dirigentes relativamente à polémica que envolve a recolha de impressões digitais de cerca de centena e meia de agentes, com vista a tentar apurar o autor das oito cartas anónimas dirigidas ao anterior comando liderado por Martins Cruz. A garantia foi avançada à Geice por uma dúzia de elementos da esquadra vianense (entre oficiais, chefes e agentes), que asseguram ainda que esta opinião “é partilhada por 90% dos elementos da esquadra”. Os agentes dizem-se “revoltados” com facto da associação pôr em causa a legalidade da decisão do Ministério Público de solicitar à PSP a recolha das impressões digitais e de “ter tentado, in loco, dissuadir o próprio Tribunal de o fazer”.

“Quem não deve, não teme”, afirmam unanimemente os agentes. Acrescentam que “a função da ASPP deveria ser cooperar com o comando para descobrir a verdade e não vir a público defender os culpados”.Um oficial classifica mesmo a posição da ASPP como “parcial e irresponsável". Um outro agente, que foi um dos visados pelas cartas anónimas, questiona-se sobre a legitimidade da ASPP para o defender, caso venha a ser constituído como Assistente no processo, enquanto que outro diz que a associação sindical “devia estar preocupada em descobrir quem foi o autor das cartas em vez de estar a tentar proteger um grupo de dois ou três elementos que tentaram desestabilizar os sucessivos comandos de Viana do Castelo”. Acrescentam que estas cartas foram tudo menos “uma brincadeira”, considerando-as mesmo “altamente lesivas da dignidade profissional e pessoal” dos visados. Recorde-se que termina hoje, o prazo dado pelo Ministério Público para que sejam recolhidas as impressões digitais dos elementos que prestaram serviço na Esquadra nos últimos três anos, e que serão depois enviadas para a Polícia Judiciária para comparação. “O cerco está a apertar-se e eles vão ser rapidamente descobertos”, remata um dos agentes.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Sabe o que vai acontecer de 4 a 14 de julho?

Os jardins Público e da Marina vão encher-se de atividades com o “MARGINAL - festa no jardim”. Esta 3ª edição inclui concertos, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids, o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (4 a 7 de julho), entre muito mais, sempre de acesso livre.  E porque já estamos em contagem decrescente para a Festa no Jardim, vamos recordar o programa da Festa?

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

“Marginal - Festa no Jardim” arranca a 14 de julho com experiências para toda a família

De 14 a 24 de julho, vai realizar-se no Jardim Público e no Jardim da Marina um evento cheio de experiências diurnas e noturnas para toda a família. Concertos, dança, jogos, showcookings, ateliers, conversas… vão animar a marginal de Viana do Castelo durante 11 dias. Clique na imagem e conheça a programação completa.

Ecrã gigante para ver o Europeu

De 10 de junho a 10 de julho, o Jardim da Marina, em Viana do Castelo, passa a chamar-se “Praça do Euro”, já que é ali que os vianenses vão poder ver em direto, ao ar livre, e gratuitamente, todos os jogos do Euro 2016 a disputar em França.  Se não pode ir a França e gosta de ver futebol rodeado de muitos adeptos, o ecrã gigante que vai estar instalado no Jardim da Marina é a melhor forma de seguir as emoções do campeonato.  O primeiro jogo de Portugal no Euro será contra a seleção da Islândia no próximo dia 14 de junho, às 20H00.  CONFIRA O CALENDÁRIO DOS JOGOS DE PORTUGAL (Fase de Grupos)  (hora de Portugal continental)
 14 de junho (20H00): PORTUGAL - ISLÂNDIA  18 de junho (20H00): PORTUGAL - ÁUSTRIA  22 de junho (17H00): PORTUGAL - HUNGRIA  CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO DOS JOGOS (Fase de Grupos)  (hora de Portugal continental)
 Sexta-feira, 10 de Junho, 20h00: França - Roménia – Grupo A Sábado, 11 de Junho, 14h00: Albânia - Suíça – Grupo A Sábado, 11 de Junho,