Avançar para o conteúdo principal

Requalificação da Frente Ribeirinha da Praia Norte - Praia do Coral

O concurso público para a elaboração do projecto requalificação da Frente Ribeirinha da Praia Norte – Praia do Coral acaba de ser publicado em Diário da República, naquele que é mais um passo para a qualificação dos 24 quilómetros de frente de mar de Viana do Castelo até 2013. Integrado no Programa de Requalificação e Valorização da Orla Costeira – Polis Litoral Norte, que agrega os Municípios de Viana do Castelo, Caminha e Esposende, o concurso público tem prevista a abertura de propostas a 09 de Novembro próximo.
Em causa está a elaboração do projecto de requalificação da Frente Ribeirinha da Praia Norte – Praia do Coral com vista à valorização paisagística e ambiental da zona adjacente à área da praia e que integra também a qualificação do espaço público (pontão e mobiliário urbano) e ainda o ordenamento do estacionamento e construção de estruturas de apoio turístico.
Recorde-se que este é o terceiro concurso público em decurso, depois de ter sido também publicado o concurso relativo à qualificação do núcleo da frente marítima da Amorosa (Chafé) e Pedra Alta (Castelo de Neiva). Para breve, está previsto o concurso público de Cabedelo (Darque) e decorrem já os concursos públicos nos Planos de Praia de Ínsua, Afife e Paçô.
O Polis Litoral Norte, que prevê requalificar a frente marítima até 2013, integra em Viana do Castelo a valorização dos aglomerados populacionais da orla costeira, a beneficiação das vias de acesso e reordenamento das áreas de estacionamento, a criação de espaços verdes, a protecção costeira, a beneficiação das vias de circulação interna, a execução de estacionamento de retaguarda, a requalificação do espaço público e paisagístico do aglomerado e a criação de passadiços, para além de uma ciclovia, da criação de apoios de prática balnear e de apoio à prática desportiva náutica.
Assim, está prevista a valorização das frentes marítimas da praia Norte/Coral, Cabedelo, Chafé/Amorosa, Castelo Neiva/Pedra Alta com o reordenamento e qualificação mediante a valorização dos aglomerados populacionais, a beneficiação da via de acesso e reordenamento da área de estacionamento, a criação de espaços verdes, a protecção costeira, a beneficiação das vias de circulação interna, a requalificação do espaço público e a criação de passadiços, para além da ciclovia que atravessa toda a faixa litoral dos três concelhos e ainda a requalificação dos armazéns de aprestos dos pescadores (na freguesia de Castelo de Neiva).
Estão também previstas estruturas de apoio balnear (Planos de Praia) na praia da Ínsua, Afife, Arda /Bico, Paçô/Carreço, Amorosa/Chafé e Pedra Alta/Castelo de Neiva. Este eixo define a qualificação das infra-estruturas de apoio ao uso balnear com a criação de infra-estruturas de apoio aos acessos viários, estacionamento, acessos pedonais, apoios de praia de qualidade, criando uma imagem de referência associada ao valor ambiental do Litoral Norte.

A notícia é da Rádio Alto Minho, de Viana do Castelo, datada de 2009.09.24.
As fotos são minhas.


Praia Norte


Praia do Coral

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo