Avançar para o conteúdo principal

Requalificação da Frente Ribeirinha da Praia Norte - Praia do Coral

O concurso público para a elaboração do projecto requalificação da Frente Ribeirinha da Praia Norte – Praia do Coral acaba de ser publicado em Diário da República, naquele que é mais um passo para a qualificação dos 24 quilómetros de frente de mar de Viana do Castelo até 2013. Integrado no Programa de Requalificação e Valorização da Orla Costeira – Polis Litoral Norte, que agrega os Municípios de Viana do Castelo, Caminha e Esposende, o concurso público tem prevista a abertura de propostas a 09 de Novembro próximo.
Em causa está a elaboração do projecto de requalificação da Frente Ribeirinha da Praia Norte – Praia do Coral com vista à valorização paisagística e ambiental da zona adjacente à área da praia e que integra também a qualificação do espaço público (pontão e mobiliário urbano) e ainda o ordenamento do estacionamento e construção de estruturas de apoio turístico.
Recorde-se que este é o terceiro concurso público em decurso, depois de ter sido também publicado o concurso relativo à qualificação do núcleo da frente marítima da Amorosa (Chafé) e Pedra Alta (Castelo de Neiva). Para breve, está previsto o concurso público de Cabedelo (Darque) e decorrem já os concursos públicos nos Planos de Praia de Ínsua, Afife e Paçô.
O Polis Litoral Norte, que prevê requalificar a frente marítima até 2013, integra em Viana do Castelo a valorização dos aglomerados populacionais da orla costeira, a beneficiação das vias de acesso e reordenamento das áreas de estacionamento, a criação de espaços verdes, a protecção costeira, a beneficiação das vias de circulação interna, a execução de estacionamento de retaguarda, a requalificação do espaço público e paisagístico do aglomerado e a criação de passadiços, para além de uma ciclovia, da criação de apoios de prática balnear e de apoio à prática desportiva náutica.
Assim, está prevista a valorização das frentes marítimas da praia Norte/Coral, Cabedelo, Chafé/Amorosa, Castelo Neiva/Pedra Alta com o reordenamento e qualificação mediante a valorização dos aglomerados populacionais, a beneficiação da via de acesso e reordenamento da área de estacionamento, a criação de espaços verdes, a protecção costeira, a beneficiação das vias de circulação interna, a requalificação do espaço público e a criação de passadiços, para além da ciclovia que atravessa toda a faixa litoral dos três concelhos e ainda a requalificação dos armazéns de aprestos dos pescadores (na freguesia de Castelo de Neiva).
Estão também previstas estruturas de apoio balnear (Planos de Praia) na praia da Ínsua, Afife, Arda /Bico, Paçô/Carreço, Amorosa/Chafé e Pedra Alta/Castelo de Neiva. Este eixo define a qualificação das infra-estruturas de apoio ao uso balnear com a criação de infra-estruturas de apoio aos acessos viários, estacionamento, acessos pedonais, apoios de praia de qualidade, criando uma imagem de referência associada ao valor ambiental do Litoral Norte.

A notícia é da Rádio Alto Minho, de Viana do Castelo, datada de 2009.09.24.
As fotos são minhas.


Praia Norte


Praia do Coral

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

As senhas da Revolução

Hoje celebramos os 50 anos do 25 de Abril, a Revolução dos Cravos. Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade e Democracia! Viva Portugal! As senhas da Revolução Foram duas as canções utilizadas como senhas do 25 de Abril. A primeira divulgada pela rádio como sinal para o início da Revolução foi a música “E depois do adeus”, de José Niza, interpretada por Paulo de Carvalho, transmitida (22h55 do dia 24 de abril 1974) pelos Emissores Associados de Lisboa. A segunda foi a música “Grândola, vila morena” de José Afonso, que a Rádio Renascença tocou (00h20 do dia 25 de Abril de 1974). O primeiro sinal destinava-se a preparar as tropas para a saída, e o segundo servia para confirmar o arranque das operações. Na imagem seguinte é apresentada a letra da 1ª estrofe de “E depois do adeus”, canção que serviu como primeira senha da Revolução.

Construção do novo mercado municipal prossegue em paralelo com os trabalhos arqueológicos

A empreitada de construção do novo mercado municipal de Viana do Castelo e a requalificação da sua envolvente, começou em setembro de 2025. O início da obra pôs a descoberto vestígios arqueológicos do antigo convento de São Bento (século XVI). Após uma curta paragem, agora a obra prossegue normalmente, em paralelo com os trabalhos arqueológicos. 📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo

A tradição das “Maias”

Hoje, dia 1 de maio, cumpriu-se uma tradição que ainda se mantém bem viva na cidade de Viana do Castelo, é as varandas dos edifícios da Praça da República aparecerem enfeitadas com as tradicionais “Maias”, ou coroas de flores. A exposição é promovida pela Câmara Municipal e hoje, como em todos os anos, lá estão as “Maias” a embelezar aquela que é considerada a “sala de visitas” de Viana do Castelo. Transcrevo um texto retirado do site da RTAM, que explica o porquê desta tradição das "Maias".  A Maia, chamada, também, "Rainha do Maio", ou "Rosa do Maio", era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia descantes toda a noite (1.º de Maio); outras vezes, uma menina coroada com flores, que se enfeitava com o vestido branco, jóias, etc., sendo colocada num trono florido, e venerada todo o dia com danças e cantares.  Esta festa, sem dúvida com reminiscências pagãs (celtas-romanas), foi proibida várias vezes (caso de Lisboa onde em 1402, p...

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.