Avançar para o conteúdo principal

Já começaram filmagens da longa-metragem sobre Aristides de Sousa Mendes

Um tempo cinzento, com chuva e frio, marcou esta terça-feira o início das filmagens, na Serra de Santa Luzia, em Viana do Castelo, da longa-metragem «O Cônsul de Bordéus», sobre o diplomata Aristides de Sousa Mendes, noticia a Lusa.
«É um tempo que até acaba por nos ser favorável, porque resulta numa luminosidade dramática, adequada ao dramatismo do filme», referiu à Lusa Francisco Manso, um dos realizadores.
«O Cônsul de Bordéus» é protagonizado por Vítor Norte, no papel de Aristides de Sousa Mendes, o diplomata português que, à revelia de Oliveira Salazar, atribuiu cerca de 30 mil vistos a refugiados perseguidos pelo regime nazi em 1940.
Neste primeiro dia de filmagens, foi gravada a cena em que o «cônsul» Vítor Norte comanda uma coluna de carros em que seguem os refugiados, numa tentativa de fuga desde França até Portugal.
«Como não foi possível passar fronteira de Irun [entre França e Espanha], uma vez que já lá tinha chegado a comunicação de que o cônsul tinha sido destituído e, como tal, os vistos que passara para os refugiados já não eram válidos, Aristides de Sousa Mendes teve de optar por outra fronteira, onde não havia telefones e onde, como tal, aquela comunicação ainda não tinha chegado», explicou Francisco Manso.
As filmagens vão decorrer em Viana do Castelo até 29 de Novembro, envolvendo, no total, mais de 1200 figurantes. A escolha daquela cidade ficou a dever-se ao facto de, actualmente, Viana do Castelo «estar muito parecida» com Bordéus de 1940.
Vítor Norte admitiu que «vestir a pele» de uma personagem real «é uma responsabilidade acrescida», mas garantiu que já fez o trabalho de casa, falando com alguns familiares de Aristides de Sousa Mendes, para se inteirar dos traços mais marcantes da sua personalidade.
O filme cruza a história real de Aristides de Sousa Mendes com a ficção de um refugiado, que no futuro se tornará um reputado maestro.
A produção de «O Cônsul de Bordéus» está orçada em três milhões de euros, e do elenco fazem parte ainda nomes como Carlos Paulo, no papel do rabino Chaim Kruger, que dirigia uma sinagoga em Bordéus, Leonor Seixas, São José Correia, Laura Roveral e Pedro Cunha.
O argumento é assinado pelo escritor António Torrado e por João Nunes e co-realizado por Francisco Manso e João Correa. A estreia acontecerá «seguramente» antes de Junho de 2010, a tempo de assinalar o 70º aniversário do histórico episódio.
Segundo José Mazeda, o filme entrará nos circuitos comerciais dos países de língua espanhola e francesa, admitindo-se ainda a hipótese de vir a ser feita uma versão em língua inglesa.

Clique aqui e veja fotos das filmagens.

Fonte: IOL Portugal Diário

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Jogos do Mundial? Veja-os no “mini-estádio” instalado na Praça da Liberdade

No coração da cidade de Viana do Castelo, uma tenda com um ecrã gigante converte a praça da Liberdade numa “fan zone” de acesso gratuito, ideal para assistir às fortes emoções do Mundial de Futebol 2022, cuja fase final realiza-se no Qatar, de 20 de novembro a 18 de dezembro. Portugal integra o Grupo H, defrontando sucessivamente o Gana, Uruguai e Coreia do Sul.  Junte os amigos e a família e torça pela seleção. Com a tenda, o frio e a chuva não serão problema, e o ecrã gigante garante que ninguém perca uma só jogada.b Serão transmitidos todos os jogos da Seleção Portuguesa e jogos das fases eliminatórias. Veja as datas e os horários dos jogos da seleção portuguesa na fase de grupos do Campeonato do Mundo: QUINTA-FEIRA  24 DE NOVEMBRO - 16H PORTUGAL / GANA SEGUNDA-FEIRA  28 DE NOVEMBRO - 19H PORTUGAL / URUGUAI SEXTA-FEIRA 02 DE DEZEMBRO - 15H COREIA DO SUL / PORTUGAL Os jogos que vão ser exibidos (abertura 1 hora antes dos jogos e fecho 1 hora depois): 20 DE NOVEMBRO - 16h00 QATAR / EQ

Sinais novos, hábitos velhos

Esta sinalização foi colocada há algumas semanas neste local da Rua dos Manjovos, no centro histórico da cidade de Viana do Castelo, de forma a ser mais visível (anteriormente estava colocada junto ao prédio que se encontra no lado direito da foto). Apesar da nova localização tornar os sinais bem mais visíveis, as infrações continuam a acontecer todos os dias. A referida sinalização rodoviária mostra o que é permitido e o que é proibido fazer. Por que é tão difícil respeitar as regras de trânsito?