Avançar para o conteúdo principal

Demolição do prédio Coutinho é «irreversível»

O coordenador nacional do Programa Polis, José Pinto Leite, afirmou esta quinta-feira que a demolição do prédio Coutinho, em Viana do Castelo, «é irreversível», sublinhando que «o tempo» vai ajudar a resolver o problema.
«O tempo também resolve. Das cerca de 300 pessoas que inicialmente viviam no prédio, neste momento estarão lá 40 ou menos. O prédio vai sendo esvaziado e, portanto, acabará por estar completamente vazio e poderá ser demolido nessa altura», referiu Pinto Leite.
Com mais de 30 anos, o «prédio Coutinho» é um edifício de 13 andares, no Centro Histórico de Viana do Castelo, que a Câmara de Viana do Castelo, ao abrigo do Programa Polis, quer demolir, por questões estéticas.
Das 105 fracções do edifício, e segundo informou hoje à Lusa fonte da Câmara, 60 já estão na posse da VianaPolis, a sociedade gestora daquele programa de requalificação urbana. A mesma fonte acrescentou que neste momento morarão no prédio 20 pessoas.
A demolição está suspensa por ordem do tribunal, na sequência de providências cautelares interpostas por um grupo de moradores que se recusam a sair do edifício.
Ainda segundo a fonte camarária, por causa destas providências cautelares está suspenso o processo de expropriação de 43 fracções, 16 das quais pertencem ao mesmo proprietário, no caso o «pai» do prédio.
«Neste momento, mais de 50 por cento do prédio já é da Polis, já há poucas pessoas a morar lá, estamos serenamente à espera que se decida [em tribunal], mas penso que [a demolição] já é irreversível», sublinhou Pinto Leite.
«É difícil, mas terá a sua conclusão em breve, penso eu. Também há coisas que o tempo ajuda a resolver», reiterou.
A Lusa tentou ouvir o porta-voz dos moradores, Marçal Teixeira, mas não foi possível.

Fonte: Portugal Diário (notícia de 2009-11-19)

Prédio do Coutinho, Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

📢 Hoje é dia de São Martinho

Anualmente, a 11 de novembro, é dia de celebrar São Martinho. Uma das tradições mais emblemáticas do outono português, intimamente ligada às castanhas e ao vinho. “Quem quer quentes e boas, quentinhas? A estalarem cinzentas, na brasa. Quem quer quentes e boas, quentinhas? Quem compra leva mais calor p‘ra casa.”  (Ary dos Santos) 📸 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Já é Natal em Viana: cerca de 36 locais da cidade iluminaram-se hoje

A cidade já entrou na época natalícia com a inauguração das luzes de Natal, neste sábado, 8 de novembro. Viana do Castelo ficará iluminada até 12 de janeiro, nos seguintes horários: Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 📸 8 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 13 novembro 2025 | @olharvianadocastelo