Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade / distrito de Viana do Castelo, Portugal.
Pesquisar neste blogue
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
Viana do Castelo associa-se, de 21 a 29 de Novembro, à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2009, com exposições temáticas, acções de sensibilização, workshops, projectos e ateliês, que visam alertar para o problema da produção excessiva de resíduos e as implicações para o ambiente.
Aceda ao programa da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, em Viana do Castelo.
Para saber mais sobre esta Semana Europeia, clique aqui.
Segundo informação publicada no Portal Base (Contratos Públicos Online), a Câmara Municipal de Viana do Castelo adjudicou, em 30 setembro de 2020, pelo montante de € 781.505,16, a que acresce o I.V.A. à taxa legal, a empreitada da "CASA MORTUÁRIA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO”, com o prazo de execução de 210 dias. A nova Casa Mortuária irá situar-se na Avenida Capitão Gaspar de Castro, nos terrenos do Horto Municipal, aproveitando a proximidade ao Cemitério existente. A construção, com uma área bruta de 561,70 m2 integra, nomeadamente, quatro salas mortuárias, áreas sanitárias, salas de família e sala de apoio.
Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.
Entre os dias 13 e 19 de julho, Viana do Castelo irá receber grupos oriundos da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Países Baixos e Portugal, que durante vários dias encherão as ruas e palcos de música, dança, cor e alegria. O programa do XXVIII Festival de Folclore Internacional Alto Minho, contempla grandes galas na Praça da República e no Casino Afifense, atuações em instituições de solidariedade social, desfile pelas ruas da cidade, tasquinhas e momentos de convívio. Amanhã, 10 de Julho, sexta-feira, a partir das 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), terá lugar a Abertura da Exposição "Cartazes com História". As Galas da Praça da República de Viana do Castelo : 14 de Julho | Terça-feira 21h30 - Gala de Boas-Vindas 17 de Julho | Sexta-feira 21h30 - Gala do Encontro de Culturas 18 de Julho | Sábado 21h30 - Gala da Despedida 📸 9 julho | @olharvianadocastelo Consulte o programa completo👇
Monumento a Viana do Castelo dá as boas vindas aos visitantes que chegam à cidade vindos do mar. A estátua, feita em bronze, folheada a ouro, tem 5 metros de altura e está assente sobre um pedestal de granito de igual medida. É da autoria do escultor vianense Manuel Rocha, que imaginou uma figura de mulher voltada para o mar, na pose de quem oferece com uma mão uma flor e com a outra segura um barco típico da Ribeira de Viana do Castelo. Implantado junto ao Castelo de Santiago da Barra, o Monumento a Viana do Castelo foi inaugurado no dia 5 de outubro de 1999, faz hoje 21 anos.
A estátua do Sagrado Coração de Jesus, feita em bronze, é da autoria do escultor Aleixo Queirós Ribeiro. Inicialmente, no ano de 1898, foi erigida mesmo em frente da capela de Santa Luzia, demolida em 1926, para dar lugar à construção do Templo-Monumento do Sagrado Coração de Jesus (Templo de Santa Luzia). Depois de concluído o Templo do Sagrado Coração de Jesus (Templo de Santa Luzia), que veio substituir a antiga capela, foi esta estátua colocada num nicho aberto na fachada do novo Templo.