Avançar para o conteúdo principal

Viana quer produzir maior aerogerador do mundo

Notícia publicada no Diário de Notícias, datada de 2009-11-14.

A fábrica da Enercon de Viana do Castelo está na corrida para receber a produção do novo aerogerador desenvolvido pela multinacional alemã, que vai aumentar em 50% a capacidade do actual modelo, de 2 MegaWatts (MW) de energia produzida por cada torre. "É um modelo de 3 MW, que aumenta a capacidade em 50%, com padrões de tecnologia avançados. Será muito bem-vindo para o mercado", disse Francisco Laranjeira, administrador da Enercon/Viana. 
Este novo modelo resulta da "evolução" do actual, de 2MW, tido como o aerogerador "mais moderno do mundo" e que já é produzido em Viana do Castelo. "Estamos a falar de uma tecnologia muito avançada e um protótipo a lançar em todo o mundo", acrescentou o responsável português, admitindo a possibilidade de exportação do modelo que representará a evolução do que é produzido em Viana. 
O anúncio foi feito após a realização, em Viana do Castelo, do Fórum da Enercon. "É a primeira vez que o fórum se realiza fora da Alemanha. É um sinal de reconhecimento da importância do projecto em Portugal e da sua visibilidade para a comunidade internacional", sublinhou Francisco Laranjeira. Há mais de 25 anos no mercado, o grupo Enercon, com sede na Alemanha, é líder em termos de geradores eólicos, instalados em mais de 30 países. Conta com unidades de produção em Portugal, Alemanha, Brasil, Turquia e Suécia. Em Viana do Castelo, o grupo tem em funcionamento cinco unidades, distribuídas pelo Parque Empresarial da Praia Norte e Parque Empresarial de Lanheses. São já de cerca de mil postos de trabalho distribuídos pelas fábricas de pás de rotor e as de torres de betão, para instalação dos aerogeradores e as fábricas de Mecatrónica e de Geradores. Até ao final do ano avançará uma sexta unidade, de aerogeradores, que vai gerar mais 500 postos de trabalho.

Sobre a fábrica da ENERCON, instalada em Viana do Castelo, veja a reportagem que passou recentemente na SIC.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.