Avançar para o conteúdo principal

Avianense investe 1 milhão em novas instalações e admite regresso a Viana do Castelo

A fábrica de chocolates Avianense, que funciona desde 2005 em Durrães, Barcelos, poderá voltar a Viana do Castelo em 2010, ano em que investirá 1 milhão de euros em novas instalações, avançou hoje à agência Lusa o seu proprietário.
Segundo Luciano Costa, o local das novas instalações ainda não está definido, mas "está de pé" a hipótese de a quase centenária fábrica regressar a Viana do Castelo.
"Tenho mantido alguns contactos mais ou menos informais nesse sentido com responsáveis da Câmara e a hipótese de a fábrica regressar a esse concelho está de pé. Até finais de Janeiro, no máximo, a decisão será tomada, porque quero ter as novas instalações operacionais ainda no próximo ano", acrescentou o responsável.
Fundada em 1914, a fábrica de chocolates Avianense foi declarada falida pelo Tribunal Judicial de Viana do Castelo a 24 de Setembro de 2004, lançando para o desemprego 48 trabalhadores.
Em causa estavam dívidas avaliadas em 2,155 milhões de euros.
O Estado era o maior credor da fábrica, reclamando uma dívida de 1,142 milhões de euros, respeitantes a IRS, IVA e Segurança Social.
A marca Avianense, bem como os equipamentos e a frota da empresa, foram arrematados, por cerca de 150 mil euros, por Luciano Costa, que em Agosto de 2005 retomou o fabrico dos chocolates em Durrães, Barcelos, aproveitando as instalações de uma fábrica de confecções, também sua propriedade.
"Desde pequeno que era fã incondicional dos chocolates Avianense, adorava aqueles pauzinhos de chocolate das pastas azuis no meio de um pão ou as tabletes de 10 gramas embrulhadas em papel de alumínio. Foi muito por causa disso que decidi pegar na fábrica", confessou o empresário.
A facturação tem registado um crescendo, ascendendo este ano a perto de 550 mil euros, respeitantes a 100 toneladas de chocolate.
"As actuais instalações não dão para mais", referiu Luciano Costa.
Na nova fábrica, o número de trabalhadores passará de 10 para 30, estando igualmente prevista a triplicação da produção anual, de 100 para 300 toneladas de chocolate.
A futura unidade reservará ainda um espaço para um museu, com livros, filmes, fotografias, máquinas e outras curiosidades, que contarão a história da Avianense e do fabrico do chocolate.
"Será um museu aberto a escolas e a todos quantos, de uma forma ou de outra, têm recordações ou memórias da Avianense", explicou Luciano Costa.
Uma dessas recordações é, seguramente, o "Imperador", um bombom feito com uma amêndoa torrada nacional e chocolate de leite.
"É o nosso ex-líbris e o produto que mais vendemos", assegurou o empresário.

Fonte: OJE/Lusa

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma...