Avançar para o conteúdo principal

Câmara Municipal aprovou Plano e Orçamento para 2010

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião extraordinária, o Plano de Actividades e Orçamento para 2010 da Autarquia e dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico, que integra um conjunto de iniciativas e projectos que pretendem impulsionar o desenvolvimento do concelho, valorizar a educação, a cultura, o desporto, estimular o turismo e favorecer o acolhimento de novas empresas.

Tendo em conta as dificuldades financeiras do país e a situação económica do país, o documento reflecte a conjuntura mas apresenta projectos que traduzem as linhas estratégicas e apresenta propostas de planeamento urbano, pensando na sustentabilidade económica e na valorização do potencial humano. As dotações financeiras para 2010 rondam os 89 milhões de euros, 12,3 dos quais dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo, obrigando a Autarquia a um investimento superior a 44 milhões de euros.

Assim, o Plano e Orçamento pretendem consolidar o projecto de requalificação urbana e de excelência ambiental, com o planeamento urbano e projectos de qualificação dos arruamentos e do espaço público do centro histórico e da área urbana, promovendo a reabilitação das habitações do centro histórico, alargando a rede de ciclovias, promovendo a mobilidade e transportes públicos, valorizando os espaços naturais e as florestas e requalificando as frentes marítimas. Na frente litoral, serão impulsionados projectos de requalificação e valorização das frentes marítimas da Praia Norte/Coral, da envolvente do Forte de Santiago da Barra e da área do Cabedelo.

O executivo vai igualmente apostar na coesão do território através de parcerias com as freguesias, nomeadamente nas áreas da modernização administrativa, na disponibilização de serviços electrónicos aos cidadãos, na implementação de políticas sociais, de saúde e de solidariedade, no desenvolvimento das áreas culturais e desportivas, na requalificação de centros cívicos, na beneficiação da rede viária, na construção e requalificação de equipamentos colectivos, no apoio à educação, no acolhimento empresarial, na promoção dos produtos regionais e na protecção e valorização dos espaços naturais e patrimoniais.

Na educação, desporto, cultura e na criação cultural, 2010 integrará a ampliação das instalações da EB de Lanheses e os investimentos na construção e apetrechamento dos Centros Escolares de Santa Marta, Perre e Mujães, prevendo-se também as obras de requalificação da Escola Básica de Afife, ampliação e requalificação do Centro Escolar de Alvarães e da Escola Básica e Jardim de Infância de Subportela.

A Câmara Municipal vai desenvolver também o projecto de requalificação da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires e os projectos de requalificação e ampliação da EB da Areosa, ampliação da EB do Cálvário / Meadela e da EB e Jardim de Infância de Mazarefes.

No que toca à criação cultural, serão fortalecidas as redes de cooperação com outras instituições, como a Fundação de Serralves e a Casa da Música, que envolvam os agentes criativos, os agentes económicos e a comunidade artística vianense. De realce é ainda a aposta numa Incubadora Criativa, que permita a emergência de um espaço partilhado por criativos e empresários e a conclusão do Coliseu / Multiusos, a dinamização dos desportos náuticos com a construção das infra-estruturas desportivas náuticas do surf, vela, remo, canoagem e ainda a construção e requalificação do Estádio Manuela Machado e dos Parques Desportivos de Vila Nova de Anha, de Lanheses e de Vila de Punhe/ Mujães (Neves).

Na economia, será elaborado um plano de marketing territorial priorizando o projecto de promoção turística do concelho, com especial incidência nas áreas metropolitanas de Vigo/Pontevedra, Braga e Porto, e serão efectuados investimentos na consolidação do Parque Empresarial de Lanheses, na infra-estruturação da zona Industrial de Alvarães e na requalificação do Parque Empresarial da Meadela e Zona Industrial de Neiva, assim como os projectos de infra-estruturação das novas áreas de acolhimento empresarial de Cardielos, Barroselas e Vila Fria.

A consolidação e estruturação da rede social concelhia, a instalação de um Observatório Social, a elaboração do Plano de Desenvolvimento Social e a elaboração de uma Carta dos Equipamentos Sociais são objectivos para 2010 no plano da Acção Social, onde vai ser desenvolvido um Programa de Conservação e Valorização das Urbanizações Municipais e onde será implementado um projecto-piloto de intervenção social para Darque, que articule os diversos serviços da administração central e que potencie novas abordagens de intervenção social que sirvam de exemplo para outras acções a implementar no concelho.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

A Praça da República prepara-se para voltar a brilhar neste Natal!

A iniciativa “Viana Coração do Natal” volta a transformar a principal praça da cidade de Viana do Castelo num palco de luz, animação e espírito festivo, onde não vai faltar a Casa do Pai Natal, o Carrossel e o desejado Minicomboio de Natal, prometendo atrair famílias e crianças à “Praça Natal” entre 5 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026. PREÇO E HORÁRIOS DO CARROSSEL E MINICOMBOIO DE NATAL: Sexta e sábado das, 12h00 às 23h00 De domingo a quinta, das 15h00 às 20h00 Bilhetes à venda no Museu do Traje: 1€ (para cada equipamento) 📸 27 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

“Viana Coração do Natal”, de 5 de dezembro a 5 de janeiro de 2026 🎄🎅 🤶

Acaba de ser apresentado o programa “Viana Coração do Natal” que arranca a 5 de dezembro com dezenas de atividades entre Praça Natal, minicomboio, carrossel, Mercado de Natal, Largo do Chocolate, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições, cinema, teatro e passagem de ano. Até 05 de janeiro de 2026, “Viana do Castelo é Natal”. “Viana Coração do Natal” é uma proposta da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), em parceria com a Vianafestas. MOMENTOS IMPORTANTES DA PROGRAMAÇÃO: > A partir de 5 de dezembro, o MERCADO DE NATAL distribui-se entre a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e o Largo Maestro José Pedro, onde será instalada o Largo do Chocolate. Até 23 de dezembro, de domingo a quinta-feira, o mercado acontece das 15h00 às 20h00 e, nas sextas-feiras e sábados, o horário é alargado das 12h00 às 23h00. O Mercado de Natal continuará disponível até ao início do novo ano, funcionando tam...

Dispensário anti-tuberculoso Dr. Tiago de Almeida

Edifício do Dispensário anti-tuberculoso Dr. Tiago de Almeida (nome do seu primeiro Director), inaugurado no ano de 1905. A necessidade da criação deste Dispensário em Viana do Castelo deveu-se às circunstâncias de no princípio do século XX, a população de Viana do Castelo ter sido bastante fustigada pela Tuberculose, muito devido à falta de cumprimento das mais elementares regras de higiene. Actualmente, neste edifício funciona uma Extensão de Saúde do Centro de Saúde Viana do Castelo (Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE). S aiba mais sobre este dispensário aqui .