Avançar para o conteúdo principal

Câmara Municipal aprovou Plano e Orçamento para 2010

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião extraordinária, o Plano de Actividades e Orçamento para 2010 da Autarquia e dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico, que integra um conjunto de iniciativas e projectos que pretendem impulsionar o desenvolvimento do concelho, valorizar a educação, a cultura, o desporto, estimular o turismo e favorecer o acolhimento de novas empresas.

Tendo em conta as dificuldades financeiras do país e a situação económica do país, o documento reflecte a conjuntura mas apresenta projectos que traduzem as linhas estratégicas e apresenta propostas de planeamento urbano, pensando na sustentabilidade económica e na valorização do potencial humano. As dotações financeiras para 2010 rondam os 89 milhões de euros, 12,3 dos quais dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo, obrigando a Autarquia a um investimento superior a 44 milhões de euros.

Assim, o Plano e Orçamento pretendem consolidar o projecto de requalificação urbana e de excelência ambiental, com o planeamento urbano e projectos de qualificação dos arruamentos e do espaço público do centro histórico e da área urbana, promovendo a reabilitação das habitações do centro histórico, alargando a rede de ciclovias, promovendo a mobilidade e transportes públicos, valorizando os espaços naturais e as florestas e requalificando as frentes marítimas. Na frente litoral, serão impulsionados projectos de requalificação e valorização das frentes marítimas da Praia Norte/Coral, da envolvente do Forte de Santiago da Barra e da área do Cabedelo.

O executivo vai igualmente apostar na coesão do território através de parcerias com as freguesias, nomeadamente nas áreas da modernização administrativa, na disponibilização de serviços electrónicos aos cidadãos, na implementação de políticas sociais, de saúde e de solidariedade, no desenvolvimento das áreas culturais e desportivas, na requalificação de centros cívicos, na beneficiação da rede viária, na construção e requalificação de equipamentos colectivos, no apoio à educação, no acolhimento empresarial, na promoção dos produtos regionais e na protecção e valorização dos espaços naturais e patrimoniais.

Na educação, desporto, cultura e na criação cultural, 2010 integrará a ampliação das instalações da EB de Lanheses e os investimentos na construção e apetrechamento dos Centros Escolares de Santa Marta, Perre e Mujães, prevendo-se também as obras de requalificação da Escola Básica de Afife, ampliação e requalificação do Centro Escolar de Alvarães e da Escola Básica e Jardim de Infância de Subportela.

A Câmara Municipal vai desenvolver também o projecto de requalificação da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires e os projectos de requalificação e ampliação da EB da Areosa, ampliação da EB do Cálvário / Meadela e da EB e Jardim de Infância de Mazarefes.

No que toca à criação cultural, serão fortalecidas as redes de cooperação com outras instituições, como a Fundação de Serralves e a Casa da Música, que envolvam os agentes criativos, os agentes económicos e a comunidade artística vianense. De realce é ainda a aposta numa Incubadora Criativa, que permita a emergência de um espaço partilhado por criativos e empresários e a conclusão do Coliseu / Multiusos, a dinamização dos desportos náuticos com a construção das infra-estruturas desportivas náuticas do surf, vela, remo, canoagem e ainda a construção e requalificação do Estádio Manuela Machado e dos Parques Desportivos de Vila Nova de Anha, de Lanheses e de Vila de Punhe/ Mujães (Neves).

Na economia, será elaborado um plano de marketing territorial priorizando o projecto de promoção turística do concelho, com especial incidência nas áreas metropolitanas de Vigo/Pontevedra, Braga e Porto, e serão efectuados investimentos na consolidação do Parque Empresarial de Lanheses, na infra-estruturação da zona Industrial de Alvarães e na requalificação do Parque Empresarial da Meadela e Zona Industrial de Neiva, assim como os projectos de infra-estruturação das novas áreas de acolhimento empresarial de Cardielos, Barroselas e Vila Fria.

A consolidação e estruturação da rede social concelhia, a instalação de um Observatório Social, a elaboração do Plano de Desenvolvimento Social e a elaboração de uma Carta dos Equipamentos Sociais são objectivos para 2010 no plano da Acção Social, onde vai ser desenvolvido um Programa de Conservação e Valorização das Urbanizações Municipais e onde será implementado um projecto-piloto de intervenção social para Darque, que articule os diversos serviços da administração central e que potencie novas abordagens de intervenção social que sirvam de exemplo para outras acções a implementar no concelho.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Mercado dos Descobrimentos, o novo formato da Feira Medieval, vai realizar-se em junho

A cidade de Viana do Castelo vai recuar 500 anos de 15 a 18 de junho, até ao período dos descobrimentos portugueses, o novo formato da Feira Medieval para aproximar ainda mais a população e os visitantes da história de “Vianna da Foz do Lima”. O primeiro Mercado dos Descobrimentos a realizar-se em Viana do Castelo, pretende ser um espaço de animação e convívio, criado com o objetivo de dar a conhecer ao público residente e visitante, hábitos e costumes característicos da Época dos Descobrimentos. Deste modo, é intenção da VianaFestas recriar um ambiente que nos irá transportar para a Vianna da Foz do Lima, numa época em que o porto desta villa assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica. Num novo cenário, e continuando-se a fazer uma ligação com o centro histórico desta cidade, o Mercado dos Descobrimentos será realizado no Forte S. Tiago da Barra e na área envolvente. Pretende-se assim, com este evento atingir objetivos lúd

Romaria d’Agonia 2023, de 14 a 22 de agosto

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo. “A festa já se tornou tão grande que justifica mais dias, para podermos dedicar mais atenção aos quadros principais e evitar dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição. Espaçando esses quadros será possível dar-lhes mais visibilidade e ao mesmo tempo permitir a quem nos visita poder também usufruir de Viana do Castelo”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia. O arranque da festa em 2023 será dado a 05 de agosto, sábado, pelas 16h00, com a abertura da XXI edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia. O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, segunda-feira, com a Praça da Música, na Praça da Liberdade, pelas 22h00. Nos dias 15 e 16 de agosto os

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Os nomes e a história das ruas de Viana do Castelo

Prosseguindo com a descrição e origem de alguns nomes atribuídos a arruamentos da cidade de Viana do Castelo, desta vez vou proporcionar a oportunidade para você conhecer quem são as pessoas que dão o nome a duas ruas de Viana e que fizeram eles para merecem tal honra. RUA MANUEL ESPREGUEIRA Rua da zona histórica, desde a Praça da República até ao Largo de S. Domingos, já na freguesia de Monserrate. Esta antiga artéria chamava-se Rua de S. Sebastião, sendo mudada em 1922, para Rua Manuel Espregueira. QUEM FOI MANUEL ESPREGUEIRA? Engenheiro, bacharel em Matemática, militar e político Manuel Afonso Espregueira, nascido em Viana do Castelo em 1885 e falecido em Vila Franca, Viana do Castelo em 1917. Personalidade marcada por forte carácter  empreendedor foi devido a iniciativas suas, junto a entidades competentes, que Viana do Castelo viu serem concretizados diversos melhoramentos de grande importância para o progresso da cidade (Estrada para a estância de Santa Luzia, doc

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam, umas vezes para pior, outras para melhor. Par de imagens para comparar deste panorama de Viana do Castelo.