Avançar para o conteúdo principal

Governo e Estaleiros de Viana do Castelo chegam a acordo sobre Atlântida e Anticiclone.

Notícia de 2009-12-23, retirada do site da Rádio Alto Minho, Viana do Castelo.

O Governo Regional dos Açores e os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) chegaram hoje a um acordo relativo aos navios Atlântida e Anticiclone, revelou à Lusa fonte oficial.
O acordo, cujos detalhes deverão ser conhecidos ainda hoje, culmina um processo que teve início quando o Governo Regional dos Açores encomendou aos ENVC a construção do Atlântida e do Anticiclone, que seriam utilizados na operação de transporte marítimo de passageiros entre as ilhas do arquipélago.
Na sequência dessa encomenda, o Executivo açoriano já tinha pago 37,3 milhões de euros quando, em Abril, decidiu rejeitar o primeiro navio que ficou concluído – Atlântida - por não cumprir os requisitos contratuais.
A decisão surgiu depois de terem sido conhecidos os resultados do teste de mar realizado pelo navio.
Desde Junho que o Governo Regional dos Açores e os ENVC estão em negociações para encontrar uma solução, que agora foi alcançada com o acordo hoje divulgado.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

A Praça da República prepara-se para voltar a brilhar neste Natal!

A iniciativa “Viana Coração do Natal” volta a transformar a principal praça da cidade de Viana do Castelo num palco de luz, animação e espírito festivo, onde não vai faltar a Casa do Pai Natal, o Carrossel e o desejado Minicomboio de Natal, prometendo atrair famílias e crianças à “Praça Natal” entre 5 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026. PREÇO E HORÁRIOS DO CARROSSEL E MINICOMBOIO DE NATAL: Sexta e sábado das, 12h00 às 23h00 De domingo a quinta, das 15h00 às 20h00 Bilhetes à venda no Museu do Traje: 1€ (para cada equipamento) 📸 27 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

“Viana Coração do Natal”, de 5 de dezembro a 5 de janeiro de 2026 🎄🎅 🤶

Acaba de ser apresentado o programa “Viana Coração do Natal” que arranca a 5 de dezembro com dezenas de atividades entre Praça Natal, minicomboio, carrossel, Mercado de Natal, Largo do Chocolate, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições, cinema, teatro e passagem de ano. Até 05 de janeiro de 2026, “Viana do Castelo é Natal”. “Viana Coração do Natal” é uma proposta da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), em parceria com a Vianafestas. MOMENTOS IMPORTANTES DA PROGRAMAÇÃO: > A partir de 5 de dezembro, o MERCADO DE NATAL distribui-se entre a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e o Largo Maestro José Pedro, onde será instalada o Largo do Chocolate. Até 23 de dezembro, de domingo a quinta-feira, o mercado acontece das 15h00 às 20h00 e, nas sextas-feiras e sábados, o horário é alargado das 12h00 às 23h00. O Mercado de Natal continuará disponível até ao início do novo ano, funcionando tam...

Dispensário anti-tuberculoso Dr. Tiago de Almeida

Edifício do Dispensário anti-tuberculoso Dr. Tiago de Almeida (nome do seu primeiro Director), inaugurado no ano de 1905. A necessidade da criação deste Dispensário em Viana do Castelo deveu-se às circunstâncias de no princípio do século XX, a população de Viana do Castelo ter sido bastante fustigada pela Tuberculose, muito devido à falta de cumprimento das mais elementares regras de higiene. Actualmente, neste edifício funciona uma Extensão de Saúde do Centro de Saúde Viana do Castelo (Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE). S aiba mais sobre este dispensário aqui .