Avançar para o conteúdo principal

Apresentado plano estratégico do porto de Viana do Castelo

O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, e o secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca, presidem, hoje, sexta-feira, em Viana do Castelo, à apresentação do plano estratégico do porto da cidade

O documento contempla os objectivos definidos pela administração portuária para a infra-estrutura até 2016.

Encomendado a um consultor externo, no caso, ao espanhol José Luís Estrada (que desempenhou já as funções de director-geral de portos do país vizinho), o documento consagra a promoção comercial do porto vianense, aliada a uma campanha plurianual de dragagens, requalificação do porto de pesca, concessão das marinas e criação do acesso rodoviário como os objectivos prioritários para os próximos três anos.

A administração do porto da cidade (APVC), que tomou posse há precisamente um ano - em cerimónia presidida pela então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino -, definiu, também, as linhas estratégicas a seguir com vista à evolução portuária, sendo a este propósito de destacar a auto-suficiência económica daquela infra-estrutura.

Aumento do investimento (com disponibilidade de ajudas nacionais e comunitárias) e do tráfego portuário, eficiência na manipulação de cargas e competitividade nos preços praticados são outras das metas onde a APVC pretende assentar a sua política de desenvolvimento.

Concessões

Segundo fonte do ministério tutelado por António Mendonça, pretende o porto vianense evoluir através da concessão de serviços portuários a empresas privadas. Nesse sentido, a administração do porto aguarda pelo relatório final do júri relativamente às propostas formuladas por duas empresas (uma espanhola e outra portuguesa), que se candidataram à gestão das marinas da cidade e criação da Marina Atlântica.

No que concerne aos acessos, foi já lançado o processo com vista à aquisição das parcelas necessárias à construção da via rodoviária que ligará o porto vianense à rotunda da Zona Industrial de Neiva, junto ao nó da A28. Em número de cerca de duas centenas, os imóveis terão um custo de aquisição de 2,5 milhões de euros.

Fonte: Jornal de Notícias

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

As senhas da Revolução

Hoje celebramos os 50 anos do 25 de Abril, a Revolução dos Cravos. Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade e Democracia! Viva Portugal! As senhas da Revolução Foram duas as canções utilizadas como senhas do 25 de Abril. A primeira divulgada pela rádio como sinal para o início da Revolução foi a música “E depois do adeus”, de José Niza, interpretada por Paulo de Carvalho, transmitida (22h55 do dia 24 de abril 1974) pelos Emissores Associados de Lisboa. A segunda foi a música “Grândola, vila morena” de José Afonso, que a Rádio Renascença tocou (00h20 do dia 25 de Abril de 1974). O primeiro sinal destinava-se a preparar as tropas para a saída, e o segundo servia para confirmar o arranque das operações. Na imagem seguinte é apresentada a letra da 1ª estrofe de “E depois do adeus”, canção que serviu como primeira senha da Revolução.

A tradição das “Maias”

Hoje, dia 1 de maio, cumpriu-se uma tradição que ainda se mantém bem viva na cidade de Viana do Castelo, é as varandas dos edifícios da Praça da República aparecerem enfeitadas com as tradicionais “Maias”, ou coroas de flores. A exposição é promovida pela Câmara Municipal e hoje, como em todos os anos, lá estão as “Maias” a embelezar aquela que é considerada a “sala de visitas” de Viana do Castelo. Transcrevo um texto retirado do site da RTAM, que explica o porquê desta tradição das "Maias".  A Maia, chamada, também, "Rainha do Maio", ou "Rosa do Maio", era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia descantes toda a noite (1.º de Maio); outras vezes, uma menina coroada com flores, que se enfeitava com o vestido branco, jóias, etc., sendo colocada num trono florido, e venerada todo o dia com danças e cantares.  Esta festa, sem dúvida com reminiscências pagãs (celtas-romanas), foi proibida várias vezes (caso de Lisboa onde em 1402, p...

Coroas de maio

Exposição das coroas de maio nas varandas dos edifícios da Praça da República de Viana do Castelo. Tradição das Maias e do ritual de enfeite de varandas de edifícios elaboradas pelas freguesias do concelho.

"Ler em Viana - Festa do Livro e das Artes” com livros e programação para todos os gostos

Esta iniciativa, criada há quatro anos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, programada e realizada pela Biblioteca Municipal, está de volta ao Centro Cultural de Viana do Castelo de 26 de abril a 4 de maio. Para os 9 dias de duração, o "Ler em Viana - Festa do Livro e das Artes” disponibiliza uma diversificada e apelativa agenda, com dezenas de eventos como: apresentações de livros (sala Couto Viana- Biblioteca Municipal - ver programa específico), música, dança, teatro, recitais de poesia, conversas, iniciativas para crianças e outras celebrações centradas no Livro.  O evento, na sua programação conta com a participação de nomes como Mário Augusto, Ana Zanatti, Sérgio Godinho, Nuno Artur Silva, Manuel Sobrinho Simões, Luís Osório, Samuel Úria, Rodrigo Leão, entre outros. Registe-se ainda a presença de 32 pavilhões destinados à venda de livros e um espaço próprio para sessão de autógrafos. Pode ver toda a programação detalhada AQUI .

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)