Avançar para o conteúdo principal

Apresentado plano estratégico do porto de Viana do Castelo

O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, e o secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca, presidem, hoje, sexta-feira, em Viana do Castelo, à apresentação do plano estratégico do porto da cidade

O documento contempla os objectivos definidos pela administração portuária para a infra-estrutura até 2016.

Encomendado a um consultor externo, no caso, ao espanhol José Luís Estrada (que desempenhou já as funções de director-geral de portos do país vizinho), o documento consagra a promoção comercial do porto vianense, aliada a uma campanha plurianual de dragagens, requalificação do porto de pesca, concessão das marinas e criação do acesso rodoviário como os objectivos prioritários para os próximos três anos.

A administração do porto da cidade (APVC), que tomou posse há precisamente um ano - em cerimónia presidida pela então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino -, definiu, também, as linhas estratégicas a seguir com vista à evolução portuária, sendo a este propósito de destacar a auto-suficiência económica daquela infra-estrutura.

Aumento do investimento (com disponibilidade de ajudas nacionais e comunitárias) e do tráfego portuário, eficiência na manipulação de cargas e competitividade nos preços praticados são outras das metas onde a APVC pretende assentar a sua política de desenvolvimento.

Concessões

Segundo fonte do ministério tutelado por António Mendonça, pretende o porto vianense evoluir através da concessão de serviços portuários a empresas privadas. Nesse sentido, a administração do porto aguarda pelo relatório final do júri relativamente às propostas formuladas por duas empresas (uma espanhola e outra portuguesa), que se candidataram à gestão das marinas da cidade e criação da Marina Atlântica.

No que concerne aos acessos, foi já lançado o processo com vista à aquisição das parcelas necessárias à construção da via rodoviária que ligará o porto vianense à rotunda da Zona Industrial de Neiva, junto ao nó da A28. Em número de cerca de duas centenas, os imóveis terão um custo de aquisição de 2,5 milhões de euros.

Fonte: Jornal de Notícias

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Natal em Viana: horários dos espetáculos multimédia

 Já há horários para os espetáculos multimédia a ter lugar na avenida dos Combatentes da Grande Guerra e na Árvore de Natal 3D no jardim da Marina. AVENIDA Domingo a Quinta-Feira: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00 Sexta-Feira e Sábado: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00, 22h00, 23h00 e 00h00 ÁRVORE Domingo a Quinta-Feira: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 Sexta-Feira e Sábado: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30, 22h30 e 23h30 As iluminações natalícias em Viana do Castelo são ligadas já este sábado, 9 de novembro, às 18h00, a partir da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A magia das luzes de Natal já chegou a Viana

Manda a tradição que a cidade de Viana do Castelo se ilumine na época natalícia, com as luzes a encherem as ruas de brilho e cor.  📸 9 nov 2024 | Olhar Viana do Castelo

Natal em Viana. Este ano haverá mais ruas iluminadas pela cidade

Foi, na passada terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um reforço da Animação de Natal de 2024 com a iluminação de mais ruas e largos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 9 de novembro de 2024 e o dia 12 de janeiro de 2025, com reforço dos arruamentos da cidade abrangidos. Mais uma vez, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra apresentará uma iluminação rica e diferenciada, com “ornamentação de Natal com elementos específicos conectados entre si, criando um jogo de luzes sincronizado com música”, permitindo a criação de espetáculos multimédia que serão repetidos algumas vezes por dia, em horários a definir. A Árvore de Natal 3D, com cerca de 27 metros de altura, será novamente colocada no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração d...

Um complexo em ruínas chamado Luziamar

Recentemente foi colocada ao redor do que resta deste emblemático empreendimento, uma nova vedação e uma placa com o nome da empresa atual proprietária do espaço. Será que está para breve alguma intervenção no sentido de se recuperar este importante espaço degradado da cidade de Viana do Castelo? O complexo turístico do Luziamar abriu portas em 1974 e fechou em meados da década de 90 do século passado. Durante grande parte do tempo em que se manteve em atividade, foi umas das principais referências na noite da região Norte de Portugal e da Galiza, sobretudo devido à sua discoteca, marcando uma geração que ainda hoje o recorda com saudade. Nos últimos anos, a empresa proprietária do Luziamar já teve diferentes projetos no sentido de recuperar aquele espaço mas, até ao momento, ainda nenhum se concretizou. Em 2015, numa reunião da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi revelado que era vontade do atual proprietário: ..."recuperar a atual envolvência do Luziamar", acresce...

“Viana Coração do Natal” está a chegar!

Mais de uma centena de atividades integra a programação “Viana Coração do Natal”, a proposta preparada pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano em Viana do Castelo. Entre os dias 6 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, as propostas são para miúdos e graúdos, para todos os gostos e idades, dinamizando o centro histórico e estimulando o comércio tradicional da cidade. Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, Mercado de Natal, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições e Passagem de Ano integram uma programação diversificada.